The Conference of the Parties, at its sixth session, adopted a decision to further promote implementation of Article 5.3 and its Guidelines among the Parties, especially in relation to the industry efforts to undermine tobacco control efforts internationally. The decision also notes with concern that recent experience indicates that tobacco industry strategies and tactics go beyond national borders, and recognizes the role of international cooperation in preventing interference by the tobacco industry. With its operative paragraphs, decision FCTC/COP6(14) complements recommendations of Article 5.3 Guidelines, adopted at COP3 in 2008, that call upon Parties to apply a series of measures in their national settings. Both Article 5.3 Guidelines and the Decision FCTC/COP6(14) recognize the need to monitor implementation of Article 5.3, including the monitoring of the tobacco industry interference and the measures to counteract them.
FRAMEWORK CONVENTION ON TOBACCO CONTROL. Terms of reference for tobacco industry observatories. World Health Organization, [s.l.], 2008. 6p.
Revista de uma conferência em Las Vegas,
OUR World Comes Together.
Documento interno da indústria do tabaco British American Tobacco, com informações de eventos e notícias dos países.
SUPPLEMENTARY Press cuttings.British American Tobacco, Inglaterra, 6 fev. 1992.Disponível em: https://idl.ucsf.edu/tobacco/docs/#id=gfcx0207 Acesso em: 13 jan. 2016.
a Fundação para um Mundo Livre de Fumaça (FSFW), organização financiada pelo Philip Morris International (PMI) contratou a Euromonitor International para desenvolver um “Índice”. Isso é parte da estratégia de "transformação avançada da indústria", que, segundo eles, envolve a construção de um índice para acelerar a transformação necessária da indústria global do tabaco para o "benefício" da saúde pública. Ao monitorar e avaliar criticamente o comportamento das empresas de tabaco, incluindo ações que apoiam ou impedem a redução dos danos do tabaco, o Índice e incentiva as empresas a agirem de forma mais rápida e responsável.
FOUNDATION SMOKE FREE WORLD. The Tobacco Transformation Index. Estados Unidos, 18 set. 2020. Disponível em: Acesso em: 18 set. 2020.
Em março de 2020, Oxford Economics produziu um relatório sobre o comércio ilícito no Egito, Líbano e Jordânia que foi encomendado pela Philip Morris, Japan Tobacco International e British American Tobacco. O relatório estima o comércio ilícito em cada um dos países nos últimos 3 anos, alegando que tem aumentado a cada ano em cada país.
President Donald Trump signed legislation in December amending the Federal Food, Drug and Cosmetic Act, and raising the federal minimum age for sale of tobacco products from 18 to 21 years. This legislation, known as Tobacco 21 (T21), makes it unlawful for any retailer to sell tobacco products — including cigarettes, smokeless tobacco, hookah tobacco, cigars, pipe tobacco, electronic nicotine delivery systems including e-cigarettes and e-liquids to any person younger than 21 years of age. Effective Aug. 1, the DOD will no longer sell tobacco products to anyone under the age of 21, including service members.
Embora a maioria dos americanos esteja corretamente focada na ameaça atual à saúde representada pelo COVID-19, o uso do tabaco ainda é a causa número 1 de doenças evitáveis, incapacidade e morte nos EUA.
Em reconhecimento aos danos de longo prazo causados pelo uso precoce do tabaco, o presidente Donald Trump assinou uma legislação em dezembro que altera a Lei Federal de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos e aumenta a idade mínima federal para venda de produtos de tabaco de 18 para 21 anos. Esta legislação, conhecida como Tobacco 21 (T21), torna ilegal para qualquer varejista vender produtos de tabaco - incluindo cigarros, tabaco sem fumaça, tabaco para narguilé, charutos, tabaco para cachimbo, sistemas eletrônicos de entrega de nicotina, incluindo cigarros eletrônicos e líquidos eletrônicos para qualquer pessoa com menos de 21 anos de idade. A partir de 1º de agosto, o DOD não venderá mais produtos de tabaco para menores de 21 anos, incluindo membros do serviço.
O Gabinete do Subsecretário de Defesa publicou a política que torna ilegal para qualquer loja de varejo em instalações e instalações do DOD dentro dos EUA e seus territórios e possessões, e em embarcações navais dos EUA em um porto dos EUA, para vender produtos de tabaco
As evidências científicas sobre os danos causados pelo tabaco e pela sua fumaçasão tão fortes e abrangentes que a indústria precisa suavizá-los para contornarou enfraquecer a legislação de controle do tabaco. Um executivo do setor decigarros disse em certa ocasião:"A dúvida é o nosso produto, visto que é o melhor meio de competir com o 'corpode evidências' que existe na mente do público em geral. Também é o meio deestabelecer uma controvérsia".
SMOKING and health proposal.Brown & Williamson, EstadosUnidos, 26 mar. 1999. Disponível em: http://legacy.library.ucsf.edu/tid/nvs40f00/pdf Acesso em: 24 fev. 2015.
documento que mostra atuação das indústrias de tabaco no mundo, analisando notícias, produção e venda na Europa, Asia, Asia e Oceania e afins.
SEITA commeting on a french court's ruling tha the company was partially responsible for a smoker's death ...Tobacco Merchants Association, Estados Unidos, 9 dez. 1999. Disponível em: https://industrydocuments.library.ucsf.edu/tobacco/docs/#id=lypb0006 Acesso em: 18 jun. 2015.
Documento que demonstra o envolvimento da British American Tobacco em uma série de encontros de engajamento com stakeholders como parte de uma campanha orquestrada para se reposicionarem como empresas fumageiras responsáveis.
PHILIP Morris Calls for Constructive Dialogue - "It's Time to Talk". Philip Morris, Estados Unidos, 13 out. 1999. Disponível em: http://legacy.library.ucsf.edu/tid/dbh60a99/pdf Acesso em: 22 mai. 2015.
Index de controle dos documentos da Philip Morris no Brasil, apresentando as inúmeras propostas de lei e influências jurídicas da empresa.
PHILLIP Morris Brazil: document index.Phillip Morris, Inglaterra, 7 nov. 1997.