Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Biblioteca / Diversos

Diversos

17/09/2022

Na rodinha de amigos, na porta da balada, na saída da universidade, em festas e até mesmo dentro de casa. Os cigarros eletrônicos estão por toda parte e seu consumo é praticamente dominado por jovens. Segundo Relatório Covitel deste ano, um em cada cinco brasileiros entre 18 e 24 anos é usuário de DEF (Dispositivo Eletrônico para Fumar). O consumo é mais frequente entre homens, e nas regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil – apesar dos índices estarem bem equilibrados, o que mostra que a modinha é mesmo nacional. 

 

 

Referência

OTTO, Isabella. Cigarros eletrônicos: nova modinha entre jovens é lobo em pele de cordeiro. Capricho, São Paulo, 16 set. 2022. Disponível em: https://capricho.abril.com.br/comportamento/cigarros-eletronicos-nova-mo.... Acesso em: 3 out. 2022.

 

12/09/2022

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), autuou, nesta segunda-feira (12/09), as Lojas Americanas pelo comércio de cigarro eletrônico em seu site. É proibido desde 2009 no Brasil a comercialização ou importação dos “vapes”, como também são conhecidos os cigarros eletrônicos, bem como de suas essências e seus acessórios. A empresa tem até 20 dias para apresentar defesa junto ao órgão consumerista a contar da data em que for notificada. As Lojas Americanas poderão ser multadas em até R$ 15 milhões, dependendo, dentre outros fatores, do tamanho da empresa, infração cometida e riscos ao consumidor.  

Fonte: http://www.mpce.mp.br/2022/09/12/decon-autua-lojas-americanas-por-comercio-de-cigarro-eletronico-em-seu-site/

 

12/09/2022

Quando comparado o desempenho com a indústria de transformação nacional, as exportações brasileiras de janeiro a agosto cresceram 18,2%, manos do que as gaúchas, em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: https://www.gaz.com.br/setor-do-tabaco-teve-aumento-de-1051-nas-vendas-em-agosto/#

 

31/08/2022

Estudos mostram que em diversos juices onde, teoricamente, não deveriam conter nicotina, apresentavam substâncias não rotuladas incluindo a nicotina.

Todos os tipos de tabagismo são prejudiciais à saúde!

Referência
Fonte: https://www.instagram.com/reel/Ch5e2zcPfko/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

 

29/08/2022

"O Consumer Choice Center (CCC) é uma organização de lobby dos EUA com sede em Washington DC. Foi criado como sem fins lucrativos em fevereiro de 2017 e aprovado para isenção de impostos em 2019, com base no fato de ser um bem-estar social organização.1 Tem escritórios nos Estados Unidos, Canadá e União Europeia (UE).2 Em março de 2022, não havia apresentado nenhum retorno financeiro às autoridades dos EUA.1 A CCC declarou que faz lobby contra regulamentações governamentais "paternalistas" ,3 abrangendo "políticas alimentares e agrícolas, imposto sobre gordura/açúcar, imposto sobre refrigerantes, rotulagem de alimentos, assistência médica e redução de danos, iniciativas comerciais (TTIP/TTP), regulamentos de transporte e aviação".4 Ele se descreve como um "grupo de defesa do consumidor ” e um “movimento de base”5 que “representa consumidores em mais de 100 países”.6".

Referência

CONSUMER Choice Center. Tobacco Tactics, Reino Unido, 26 jul. 2022. Disponível em: https://tobaccotactics.org/wiki/consumer-choice-center/. Acesso em: 29 ago. 2022.

 

29/08/2022

Este documento trata da análise do parecer de Análise de Impacto Regulatório, visando agregar recomendações técnicas para o processo.

Referência

Análise técnica do Relatório Parcial de Análise de Impacto Regulatório Dispositivos Eletrônicos para Fumar 16 03 2022 (ANVISA) - Tomada Pública de Subsídios nº 6 de 11/04/2022. Direta, São Paulo, jun.2022. Disponível em: https://www.direta.org/wp-content/uploads/2022/06/DIRETA-Analise-tecnica.... Acesso em: 29 ago. 2022.

 

22/08/2022

"No dia 15 de agosto de 1987 dia do Aniversário da Diocese de Santa Maria, em celebração no Santuário da Medianeira houve uma Missa de Ação de Graças uma Benção e consagração do Projeto Esperança à Mãe Medianeira cuja celebração foi presidida por Dom Ivo Lorscheiter e vários padres celebrantes e um grande público presente. No final da Celebração foi apresentada a proposta deste Projeto Social integrado no Banco da Esperança que tinha como grande finalidade organizar o povo no Campo e na cidade, não dando o peixe mas ensinando a pescar e dividir o resultado da pesca pela partilha e solidariedade..."

Referência

DILL, Lourdes. 35 anos do Projeto Esperança Cooesperanca dia 15 de agosto de 2022 [carta]. [s.l.], 15 ago. 2022. 2p.

 

02/08/2022

Researchers from the University of Nottingham have published a paper titled “Should IQOS Emissions Be Considered as Smoke and Harmful to Health? A Review of the Chemical Evidence.” The researchers conducted a literature review of studies examining emissions from heated tobacco products (HTPs).

Fonte: https://exposetobacco.org/wp-content/uploads/IQOS-smoke-free-doubts.pdf

 

01/08/2022

Philip Morris International, Inc. (PMI) is committed to progressively eliminate child labor and other labor abuses where they are found and to achieve safe and fair working conditions on all farms from which PMI sources tobacco.

Fonte: https://www.pmi.com/resources/docs/default-source/pmi-sustainability/alp-code.pdf?sfvrsn=9303b0b5_0

 

01/08/2022

Philip Morris International, Inc. (PMI) is committed to the sustainable production of tobacco to enable a consistent supply of tobacco products that meet adult smokers’ expectations and PMI’s quality and regulatory requirements. PMI defines sustainable tobacco production as the efficient and competitive production of quality tobacco in conditions that limit as much as possible the impact on the natural environment, and that improves the socioeconomic conditions of the people and communities involved in its production. Sustainable tobacco production is the logical outcome if farmers consistently apply PMI’s Good Agricultural Practices (GAP) program.

Fonte: https://www.pmi.com/resources/docs/default-source/sustainability-reports-and-policies/good-agricultural-practices-gap.pdf?sfvrsn=2fc091b5_4

 

Páginas