Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Biblioteca / Diversos

Diversos

13/11/2025

Em 2018, todas as Partes da Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde para o Controle do Tabaco (CQCT da OMS) concordaram em buscar uma redução relativa de 30% na prevalência padronizada por idade do uso atual de tabaco em pessoas com 15 anos ou mais até 2025. Para atingir essa meta, é imprescindível superar as barreiras à implementação efetiva da CQCT da OMS. A principal barreira é a interferência da indústria do tabaco, e a solução fundamental é proteger as políticas de controle do tabaco dos interesses comerciais e particulares da indústria do tabaco (Artigo 5.3 da CQCT da OMS).

Referência

TOBACCO Industry Tactics. World Health Organization. Genebra, 2019. Disponível em: https://applications.emro.who.int/docs/FS-TFI-199-2019-EN.pdf. Acesso em: 13 nov. 2025.

 

13/11/2025

O vício em tabaco é uma epidemia global que assola países e regiões inteiras, causando maior devastação nos países mais vulneráveis ​​e gerando um enorme número de incapacidades, doenças, perda de produtividade e mortes. O uso do tabaco continua sendo a principal causa global de morte evitável. Mata quase 6 milhões de pessoas todos os anos por meio de câncer, doenças cardíacas, doenças respiratórias, doenças infantis e outras. Também causa centenas de bilhões de dólares em perdas econômicas em todo o mundo a cada ano. Se as tendências atuais continuarem, até 2030 o tabaco matará mais de 8 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano, com 80% dessas mortes prematuras ocorrendo entre pessoas em países de baixa e média renda. Ao longo do século XXI, o uso do tabaco poderá matar até um bilhão de pessoas, a menos que medidas urgentes sejam tomadas.

Referência

TOBACCO Industry Interference: a global brief. World Health Organization. Genebra, 2012. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/WHO-NMH-TFI-12.1. Acesso em: 13 nov. 2025.

 

30/10/2025

Reconhecido internacionalmente por sua trajetória de liderança no controle do tabagismo, o Brasil completa, em 2025, vinte anos desde a ratificação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). Ao longo dessas duas décadas, o país acumulou importantes avanços na implementação das diretrizes da convenção, consolidando políticas públicas eficazes de prevenção e redução do consumo. No entanto, apesar dos progressos, persistem desafios significativos para garantir que o Brasil siga honrando seu compromisso de proteger as gerações presentes e futuras contra os malefícios do tabaco. Esses desafios incluem não apenas os impactos sanitários, mas também os efeitos socioeconômicos e ambientais associados à cadeia produtiva e ao consumo de produtos fumígenos, que vêm sendo agravados pela introdução de novos dispositivos no mercado. Manter a vigilância e o fortalecimento das políticas de controle do tabaco é essencial para que o país avance em direção a uma agenda de saúde pública mais justa e sustentável. O maior desafio, sem dúvida, continua sendo a interferência promovida pelas empresas de tabaco, que vêm modernizando antigas estratégias ao introduzir novos produtos no mercado global. O Índice de Interferência da Indústria do Tabaco tem se consolidado como uma referência essencial para o mapeamento e a divulgação dessas táticas. Além de documentar as ações da indústria, o relatório também representa uma importante oportunidade de qualificar e dar visibilidade ao trabalho de monitoramento realizado no Brasil — em especial pelas equipes da ACT Promoção da Saúde e do Observatório de Monitoramento das Estratégias da Indústria do Tabaco, vinculado ao Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (CETAB/ENSP/Fiocruz), responsáveis pela produção deste documento.

Referência

MOREIRA; Anelize; PINHO, Mariana. Índice de Interferência da Indústria do Tabaco. ACT Promoção da Saúde, Rio de Janeiro, maio 2025. Disponível em: https://actbr.org.br/wp-content/uploads/2025/10/2025_TII-Index-Questiona.... Acesso em:29 out. 2025..

 

23/07/2025

O webinar internacional “Bitucas Tóxicas: O que o Tratado do Plástico significa para a saúde e a responsabilidade legal”, realizado na manhã desta terça-feira, 22 de julho,reuniu especialistas de vários países para debater os impactos das bitucas de cigarro no meio ambiente, os riscos à saúde pública e a necessidade de responsabilizar a indústria do tabaco. O evento foi coorganizado por uma coalizão de instituições internacionais, entre elas o Centro de Conhecimento da CQCT para os Artigos 17 e 18 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS), sediado na Fiocruz e com atividades executadas pelo Cetab/ENSP/Fiocruz. Também integraram a organização a Stop Tobacco Pollution Alliance, Action on Smoking and Health, Break Free From Plastic, Center for International Environmental Law, Global Alliance for Incinerator Alternatives, os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente do Panamá e outros parceiros do GGTC.

Referência

HASSELMANN, Luis Guilherme. Bitucas de cigarro e o tratado do plástico: especialistas debatem impactos ambientais, saúde pública e responsabilidades da indústria. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, 23 jul. 2025. 3 p.

 

12/05/2025

"Informo e solicito providências. Reuniões de "debriefing" da COP10 da Convenção Quadro de Controle do Tabaco (CQCT) para parlamentares e sociedade civil brasileiros serão realizadas no Hotel Intercontinental, de 6 a 10/2. Posto recebeu informações de parlamentares e representantes do setor do tabaco que se deslocarão ao Panamá."

Referência

[Compilado de e-mails da Embaixada Brasileira no Panamá]. Brasemb Panamá, 1 fev. 2024. https://journaliststudio.google.com/pinpoint/document-view?collection=d9.... Acesso em: 19 aio 2025.

 

16/12/2024

Estudo revelou que os cigarros eletrônicos que utilizam nicotina em forma de sal, em vez da forma base livre, podem aumentar significativamente a ingestão de nicotina e o risco de dependência entre jovens adultos. A pesquisa, que envolveu 72 participantes com idades entre 21 e 25 anos, mostrou que os líquidos com nicotina em sal, especialmente na concentração de 5%, resultaram em níveis mais altos de nicotina no sangue e em uma maior intensidade de "tragadas" durante o uso.

Referência

CIGARROS eletrônicos com nicotina em forma de sal podem aumentar dependência entre jovens. Boa Saúde, Minas Gerais, 24 jan. 2025. Disponível em: https://www.boasaude.com.br/noticias/20088/cigarros-eletronicos-com-nico.... Acesso em: 24 jan. 2025.

 

13/11/2024

A Japan Tobacco International (JTI) anuncia a abertura de vagas para a Safra 2025 na sua unidade de compra e processamento de tabaco em Santa Cruz do Sul (RS). As oportunidades são voltadas a profissionais que desejam atuar no período de safra, em diferentes etapas do beneficiamento de tabaco, reforçando o compromisso com o desenvolvimento econômico da região.

Referência

JTI abre vagas para Safra 2025 em Santa Cruz do Sul. Rádio Santa Cruz, Rio Grande do Sul, 13 nov 2024. Disponível em: https://portalradiosantacruz.com.br/jti-abre-vagas-para-safra-2025-em-sa.... Acesso em: 16 dez 2024.

 

11/11/2024

O uso de cigarros eletrônicos preocupa não só operadores do sistema de segurança pública, mas de profissionais da saúde e da educação e ganha atenção também do Poder Legislativo. Por isso, será organizada, na próxima quarta-feira, uma audiência pública, às 14 horas, no plenário, para tratar sobre os riscos do uso desse produto proibido especialmente pelas crianças e adolescentes. O proponente é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência, deputado Estadual Evandro Araújo (PSD).

Referência

MIKOS, Ana Luiza. Alertas obre cigarro eletrônico, debate sobre nova lei das Polícias Civis e homenagens marcam agenda da Assembleia. Assembleia.pr, 31 out. 2024. Disponível em: https://www.assembleia.pr.leg.br/comunicacao/noticias/alerta-sobre-cigar.... Acesso em: 13 nov. 2024.

 

24/10/2024

A venda de vapes de uso único será proibida na Inglaterra a partir de junho do próximo ano, informou o governo britânico nesta quinta-feira, buscando conter os danos ambientais e os níveis crescentes de uso entre adolescentes.

 

Referência

REINO Unido proibirá vapes descartáveis a partir de junho para conter uso por adolescentes. Terra, São Paulo, 24 out. 2024. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/reino-unido-proibira-vapes-desca.... Acesso em: 20 dez. 2024.

 

Páginas