
O Brasil é o segundo país no mundo em cobertura florestal, com 12% das florestas do planeta, mas recente levantamento do Map Biomas mostra que o Brasil perdeu o equivalente a uma Bolívia em áreas naturais nos últimos 40 anos. Esse cenário traz um desafio para o país que vai sediar a COP30: como preservar as florestas e promover o desenvolvimento sustentável? Por isso, O GLOBO, Valor Econômico e rádio CBN vão reunir grandes nomes para discutir iniciativas governamentais, em esferas nacional e regionais, que visam conservar as florestas, bem como o papel privado nessa missão, sem abrir mão do desenvolvimento econômico e da inclusão social.
COP 30 Amazônia preservação de florestas e bioeconômia: os caminhos para mitigar a crise climática. Valor Econômico; O Globo; CBN, Brasília, 30 set. 2025. Disponível em: https://oglobo.globo.com/projetos/cop30amazonia/. Acesso em: 22 set. 2025.

Uma carga de cigarros contrabandeados e de alto valor magregado foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada da segunda-feira (10), na BR-467, em Toledo (Oeste do PR). O material, avaliado em aproximadamente R$ 1 milhão era transportado em uma caminhonete equipada com um dispositivo de fumaça para tentar despistar a fiscalização. O material encontrado é categorizado como "Kretek", cigarro aromático da Indonésia.
AKIRA, Mario. PRF apreende no Paraná carga milionária de cigarros especiais; cada maço custa R$ 30. Bem Paraná, Paraná, 11 mar. 2025. Disponível em: https://www.bemparana.com.br/publicacao/blogs/plantaodepolicia/prf-apree.... Acesso em: 4 set. 2025.
A Assemblía egislativa do Rio Grande do Sul aprovou a criação de uma subcomissão para acompanhar os debates da COP 11. A iniciativa é do Deputado Marcus Vinicius de Almeida (PP) e foi aprovada da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do parlamento gaúcho.

Durante audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira, 9, na Câmara dos Deputados, o deputado federal gaúcho Heitor Schuch (PSB), um dos proponentes da reunião para debater a posição brasileira durante a 11 Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 11), propôs que o Governo Federal não envie delegação brasileira para o evento internacional marcado para o mês de novembro, em Genebra, na Suíça.
WACHOLZ, Leticia. Deputado Heitor Schuch propõe que Brasil não participe da COP do Tabaco. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 9 jul. 2025. Disponível em: https://folhadomate.com/livre/deputado-heitor-schuch-propoe-que-brasil-n.... Acesso em: 21 jul. 2025.

O agricultor Giovane Weber alertou que a 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 11) pode trazer novas consequências para os fumicultores brasileiros. Em entrevista ao programa Campo em Dia, nesta quarta-feira (2), ele ressaltou a importância do envolvimento do setor produtivo nas decisões internacionais que afetam diretamente o cultivo do tabaco. Segundo Giovane, muitos produtores ainda não compreendem a gravidade das decisões tomadas nessas conferências. Ele destacou que a COP molda o direcionamentos regras e leis que valem pelos dois anos seguintes e avaliou que, diante do cenário já difícil, qualquer nova restrição pode agravar ainda mais a situação dos agricultores.
BIERHALS, Pablo. COP 11: o que está sendo feito para defesa do setor do tabaco?. ClicCamaquã, Rio Grande do Sul, 2 jul. 2025. Disponível em: https://www.cliccamaqua.com.br/noticias/agronegocio/agricultura-familiar.... Acesso em: 21 jul. 2025.

Anualmente, a OMS homenageia indivíduos e organizações de cada uma das seis regiões da OMS por suas contribuições excepcionais ao controle do tabaco. Essas distinções incluem os Prêmios de Reconhecimento Especial do Diretor-Geral da OMS, os Prêmios do Dia Mundial Sem Tabaco e, em 2025, um Certificado de Reconhecimento Especial do Diretor-Geral da OMS.
PRÊMIOS do Dia Mundial Sem Tabaco 2025 – conheça os vencedores. World Health Organization, Genebra, 19 maio 2025. Disponível em: https://www.who.int/news/item/19-05-2025-world-no-tobacco-day-2025-award.... Acesso em: 19 maio 2025.

Nos últimos anos, os cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como “vapes”, conquistaram uma fatia significativa do mercado, especialmente entre jovens e adultos em busca de alternativas ao cigarro tradicional. Contudo, enquanto as campanhas publicitárias ressaltam a imagem moderna e “menos prejudicial” desses dispositivos, especialistas em saúde alertam para os riscos reais e, muitas vezes, ocultos associados ao seu uso.
SILVEIRA, Leonardo. Ameaças invisíveis: os perigos do cigarro eletrônico. Radar Geral, 22 fev. 2025. Disponível em: https://radargeral.com.br/artigo/ameacas-invisiveis-os-perigos-do-cigarr.... Acesso em: 14 jul. 2025.