Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Biblioteca / Imprensa

Imprensa

19/05/2025

Anualmente, a OMS homenageia indivíduos e organizações de cada uma das seis regiões da OMS por suas contribuições excepcionais ao controle do tabaco. Essas distinções incluem os Prêmios de Reconhecimento Especial do Diretor-Geral da OMS, os Prêmios do Dia Mundial Sem Tabaco e, em 2025, um Certificado de Reconhecimento Especial do Diretor-Geral da OMS. 

Referência

PRÊMIOS do Dia Mundial Sem Tabaco 2025 – conheça os vencedores. World Health Organization, Genebra, 19 maio 2025. Disponível em: https://www.who.int/news/item/19-05-2025-world-no-tobacco-day-2025-award.... Acesso em: 19 maio 2025.

 

28/04/2025

As empresas de tabaco não estão desistindo de fisgar a próxima geração de fumantes—elas continuam direcionando o marketing de cigarros para os jovens, não importa o quanto o neguem. Mas, agora, elas também estão mirando os jovens com produtos novos e viciantes, como cigarros eletrônicos e produtos de tabaco aquecidos. Desenhos elegantes, sabores de doces, lojas de varejo estilosas, influenciadores de mídias sociais e patrocínios esportivos são todos parte da estratégia moderna da indústria para atrair jovens usuários ao vício. Elas dizem que esses produtos eletrônicos são mais seguros. Assim como disseram que os cigarros filtrados e “light” eram mais seguros, embora as evidências acabaram por provar que eles não eram menos prejudiciais do que os cigarros normais.

Referência

VÍCIO moderno: fisgando a próxima geração. STOP, [s.l.], 2025. Disponível em: https://exposetobacco.org/pt/vicio-moderno/. Acesso em: 12 maio 2025.

 

28/04/2025

A Philip Morris International (PMI) gastou milhões de dólares para dizer ao público que deseja alcançar um “mundo sem fumo”. Pesquisadores da STOP analisaram essa afirmação e fizeram duas perguntas: 1. As ações da PMI correspondem a sua retórica? 2. Devemos confiar na PMI para reduzir os danos da epidemia de tabagismo que ela causou? Por meio de nossa extensa pesquisa de informações publicamente disponíveis, dados de analistas do setor e documentos corporativos, concluímos que a PMI está viciando as pessoas em seu produto IQOS porque seu negócio de cigarros está sob ameaça. A sobrevivência da empresa depende de fisgar uma nova geração de usuários, incluindo jovens, em seus produtos.

Referência

VÍCIO a qualquer custo: Verdade sobre a Philip Morris International. STOP, [s.l.], 2025. Disponível em: https://exposetobacco.org/pt/vicio-a-qualquer-custo/. Acesso em: 12 maio 2025.

 

28/04/2025

Young people around the world are being exposed to tobacco marketing online

Fonte: https://exposetobacco.org/campaigns/digital-danger-online-tobacco/

 

28/04/2025

The massive popularity of menthol cigarettes today is a result of the tobacco industry’s intense and persistent targeting of women, Black communities and youth — a push that the industry began in the 1930s and that continues today with new products and marketing campaigns.

Fonte: https://www.heart.org/en/healthy-living/healthy-lifestyle/quit-smoking-tobacco/menthol-tobacco-marketing-targets-women-and-other-groups

 

28/04/2025

The vast majority of Instagram posts by tobacco brand-owned accounts did not follow U.S. Food and Drug Administration (FDA) regulations regarding warning labels, and many included content likely to appeal to young people, according to a study published in Nicotine & Tobacco Research. Instagram imposes few restrictions on tobacco content, and its enforcement of these restrictions is minimal, according to the study authors.

Fonte: https://truthinitiative.org/research-resources/tobacco-industry-marketing/nearly-90-instagram-posts-tobacco-companies-violate

 

28/04/2025

E-cigarettes are hooking a new generation on nicotine – putting millions of kids at risk and threatening decades of progress in reducing youth tobacco use. It’s a nationwide crisis of youth addiction, fueled by thousands of kid-friendly flavors and massive doses of nicotine.

Fonte: https://www.tobaccofreekids.org/what-we-do/industry-watch/e-cigarettes

 

14/04/2025
Fonte: https://www.estadao.com.br/economia/empresas-contratacao-lobistas-recorde-setor-mais-jovem-2/

 

14/04/2025

Compromisso da empresa reforça fomento à cultura local, em edição que homenageia a atriz Virginia Cavendish e o ator Marcos Breda Santa Cruz do Sul, agosto de 2024 – A JTI (Japan Tobacco International) reafirma seu compromisso com a cultura brasileira e sul-riograndense ao patrocinar a 7ª edição do Festival Santa Cruz de Cinema. Desde o primeiro ano, a empresa é incentivadora deste evento que se consolidou como uma das mais importantes celebrações do cinema nacional, atraindo cineastas de todo o Brasil e ultrapassando fronteiras estaduais.

Fonte: https://www.jti.com/sites/default/files/2024-08/20240828-festival-santa-cruz-de-cinema-revps-andall-vf.pdf

 

Páginas