Após sete anos de mobilização para vencer resistências e aprovação em três comissões da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 204/2015, de autoria do deputado Zé Nunes (PT) que transfere o local de classificação do tabaco da indústria para a propriedade do agricultor foi aprovado pelos deputados em Plenário, na terça-feira, dia 20 de dezembro, pelo placar de 46x1.
DEPUTADO Elton Weber comemora aprovação do projeto que muda local de classificação do fumo no Estado. Portal de Camaqua, Rio Grande do Sul, 21 dez. 2022. Disponível em: https://www.portaldecamaqua.com.br/noticias/57334/deputado-elton-weber-c.... Acesso em: 13 nov.2024.
Um encontro de representantes de órgãos federais realizado nesta segunda-feira (4)em Brasília buscou detalhar ações para fechar o cerco ao comércio ilícito de produtos de tabaco no Brasil. As discussões ocorreram na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com o objetivo de avaliar a ampliação do protocolo no combate às irregularidades que causam prejuízos financeiros e à saúde no país.
ÓRGÃOS federais buscam fechar cerco a comércio ilícito do tabaco. O Repórter, Rio Grande do Sul, 8 nov. 2024. Disponível em: https://www.oreporter.net/orgaos-federais-buscam-fechar-cerco-a-comercio.... Acesso em: 13 nov. 2024.
A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promoveu uma audiência pública híbrida para discutir a liberação de dispositivos eletrônicos de consumo de tabaco, como cigarros eletrônicos, cigarros pré-aquecidos e outros produtos derivados.
AUDIÊNCIA pública vai debater a regulamentação de cigarros eletrônicos e produtos do tabaco. Rio Grande do Sul, Portal Arauto, 10 nov. 2024. Disponível em: https://portalarauto.com.br/10-11-2024/audiencia-publica-vai-debater-a-r.... Acesso em: 13nov. 2024.
Os cigarros eletrônicos, também conhecidos como “pods” ou “vapes”, tornaram-se populares entre jovens, mas a ilusão de que essa alternativa seria uma forma “menos danosa” de fumar tem se revelado perigosa. Esses dispositivos, com o suposto objetivo de reduzir os danos do tabagismo, no entanto, agora são alvo de alerta devido aos sérios riscos à saúde.
“ÓLEO de Vape no Pulmão”: Depoimentos alarmantes revelam os perigos do cigarro eletrônico entre jovens. Tribuna da Região, Paraná, 2 nov. 2024. Disponível em: https://tribunadaregiao.com.br/noticias/artigo/oleo-de-vape-no-pulmao-de.... Acesso em: 13 nov. 2024.
A Anvisa aprovou as normas que estabelecem novas advertências sanitárias e mensagens para embalagens, expositores e mostruários de produtos fumígenos derivados do tabaco. A decisão foi tomada durante a 21ª Reunião Pública da Diretoria Colegiada (Dicol) de 2024, realizada nesta quarta-feira (30/10).
ANVISA aprova novas advertências para produtos derivados do tabaco. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 1 nov. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/anvisa-apr.... Acesso em: 13 nov. 2024.
comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) são proibidas no Brasil desde2009. Ainda assim, os cigarros eletrônicos – também conhecidos como vapes ou pods – despertam a curiosidade e atraem novos consumidores, especialmente os jovens. Um estudo desenvolvido na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) investiga a relação entre o consumo de cigarros eletrônicos na adolescência e sua associação com a esquizofrenia, a partir de testes em modelo animal (camundongos)...
MOTTA, Débora. Estudo na Uerj avalia a relação entre o consumo de cigarros eletrônicos e a esquizofrenia. FAPERJ, Rio de Janeiro, 31 out. 2024. Disponível em: https://www.faperj.br/?id=657.7.9. Acesso em: 13 nov. 2024.
O uso de cigarros eletrônicos preocupa não só operadores do sistema de segurança pública, mas de profissionais da saúde e da educação e ganha atenção também do Poder Legislativo. Por isso, será organizada, na próxima quarta-feira, uma audiência pública, às 14 horas, no plenário, para tratar sobre os riscos do uso desse produto proibido especialmente pelas crianças e adolescentes. O proponente é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência, deputado Estadual Evandro Araújo (PSD).
MIKOS, Ana Luiza. Alertas obre cigarro eletrônico, debate sobre nova lei das Polícias Civis e homenagens marcam agenda da Assembleia. Assembleia.pr, 31 out. 2024. Disponível em: https://www.assembleia.pr.leg.br/comunicacao/noticias/alerta-sobre-cigar.... Acesso em: 13 nov. 2024.
Cigarros eletrônicos parecem inofensivos, mas não são. Quem faz o alerta são médicos que têm atendido cada vez mais pacientes nos consultórios com sintomas causados pelo produto, que segue com venda e uso proibidos no Brasil pela Anvisa.
VIDAL, Luiza; VESPA, Talyta. 'Usa vape?': pergunta passa a fazer parte da rotina de médicos. UOL, São Paulo, 5 nov. 2024. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2024/11/05/paciente-fico.... Acesso em: 13 nov. 2024.
Um dos mais importantes setores do agronegócio no Rio Grande do Sul e em todo o Sul do Brasil prepara-se a fim de, na próxima sexta-feira, organizar a Abertura Oficial da Colheita do Tabaco, no Parque da Expoagro Afubra. Será um espaço no qual se salientará a força social, econômica e institucional dessa cadeia produtiva. Mas, mais do que isso, é ocasião na qual novas tecnologias que hoje estão sendo introduzidas e, em muitos casos, já adotadas em larga escala podem ser conhecidas por quem nem sempre acompanha de perto a realidade no campo.
BELING, Romar. Direto da redação: um mundo de inovações no tabaco. Gaz, Rio Grande do Sul, 2 nov. 2024. Disponível em: https://www.gaz.com.br/direto-da-redacao-um-mundo-de-inovacoes-no-tabaco/. Acesso em: 13 nov. 2024.
A JTI (Japan Tobacco International) acaba de completar 15 anos de sua operação de tabaco em folha em Santa Cruz do Sul (RS). A data marca a aquisição das atividades de produção agrícola, compra, processamento e exportação de tabaco em folha da KBH&C e Kannenberg. Segundo Roberto Macedo, líder das Operações de Tabaco em Folha da JTI no País, o aniversário simboliza uma trajetória de superação, com foco em qualidade, sustentabilidade e fortalecimento da cadeia produtiva, sempre mantendo seus colaboradores e produtores integrados no centro de tudo. “Mesmo com o sucesso alcançado, continuamos em um processo de evolução e crescimento, com responsabilidade e compromisso com toda a cadeia do nosso negócio”, ressalta Macedo.
JTI celebra 15 anos da operação de tabaco no Brasil. Olá Jornal, 4 nov. 2024. Rio Grande do Sul, Disponível em: https://olajornal.com.br/jti-celebra-15-anos-da-operacao-de-tabaco-no-br.... Acesso em: 13 nov. 2024.