Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Biblioteca / Destaques

Destaques

29/07/2022

Folheto com os tópicos considerados de destaque com o intuito de promover debates e tomadas de decisão no âmbito do controle do tabaco. Nesta edição, a pauta versa sobre a decisão da ANVISA de manter a proibição dos Defs no Brasil. O CETAB/Fiocruz em parceria tá com o STOP (Stopping Tobacco Organizations and Products), a the UNION, a Vital Strategy, e outras organizações governamentais e não governamentais, se opuseram mais uma vez às propostas da indústria do tabaco e seus grupos de fachada, para que a produção, comercialização e publicidade dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFS) fossem permitidas no Brasil.

Referência

KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; BARATA, Danielle; LEONEL, Filipe; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, mai. 2021. Acesso em: 5 maio 2021.

 

05/05/2021

Folheto com os tópicos considerados de destaque com o intuito de promover debates e tomadas de decisão no âmbito do controle do tabaco. Nesta edição, são apresentados os seguintes pontos: Observatório tem nova logo; mulheres e a indústria do tabaco; trabalho escravo; Cadernos de Saúde Pública e Rock in Rio e Souza Cruz são condenados por publicidade abusiva de produtos de tabaco para jovens.

Referência

KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; BARATA, Danielle; LEONEL, Filipe; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, mai. 2021. Acesso em: 5 maio 2021.

 

29/10/2020

Folheto com os tópicos considerados de destaque com o intuito de promover debates e tomadas de decisão no âmbito do controle do tabaco. Nesta edição, são apresentados os seguintes pontos: Fiocruz abrigará o mais novo centro de conhecimento da OMS; em ano eleitoral, Philip Morris objetiva promoção com ações de responsabilidade social corporativa (RSC) em Municípios fumicultores; parcerias com a indústria do tabaco conflitam com os interesses da saúde pública; uma boa notícia: Marvel e Netflix se comprometem a diminuir exibição de cigarros.

Referência

KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Daniel da Costa e Silva de; BARATA, Danielle; LEONEL, Filipe; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, mai. 2017. Acesso em: 13 jul. 2017.

 

29/10/2020

Folheto com os tópicos considerados de destaque com o intuito de promover debates e tomadas de decisão no âmbito do controle do tabaco. Nesta edição, são apresentados os seguintes pontos: Projeto de Lei aprovado pelo Senado que amplia a regulação de produtos de tabaco; Centers for Disease Control and Prevention (CDC - EUA) nomeia doença provocada pelo cigarro eletrônico; indústria de produtos derivados de tabaco estimula o cigarro eletrônico por meio de petição; a indústria do tabaco já se prepara para atuar na COP 9.

Referência

KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; CARVALHO, Daniel da Costa e Silva de; BARATA, Danielle; LEONEL, Filipe; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, jul. 2017. Acesso em: 13 jul. 2017.

 

29/10/2020

Folheto com os tópicos considerados de destaque com o intuito de promover debates e tomadas de decisão no âmbito do controle do tabaco. Nesta edição, são apresentados os seguintes pontos: Anvisa dispara alertas sobre cigarros eletrônicos; especialista aponta malefícios dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEF's); projeto de lei propõe novo imposto sobre cigarro para compensar malefícios que causa; ações da Conicq contra o tabaco são premiadas pela ONU.

Referência

KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; CARVALHO, Daniel da Costa e Silva de; BARATA, Danielle; LEONEL, Filipe; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, ago. 2017. Acesso em: 13 jul. 2017. 

 

29/10/2020

Folheto com os tópicos considerados de destaque com o intuito de promover debates e tomadas de decisão no âmbito do controle do tabaco. Nesta edição, são apresentados os seguintes pontos: proposta do Ministério da Justiça contraria Convenção-Quadro; Paraguai sediará Pré-conferência das Partes - COP9; representantes da industria do tabaco buscam apoio ao Ministério da Agricultura; FDA quer nova regulamentação para cigarros eletrônicos.

Referência

KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; CARVALHO, Daniel da Costa e Silva de; BARATA, Danielle; LEONEL, Filipe; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, out. 2017. Acesso em: 30 out. 2017.

 

29/10/2020

Folheto com os tópicos considerados de destaque com o intuito de promover debates e tomadas de decisão no âmbito do controle do tabaco. Nesta edição, são apresentados os seguintes pontos: Brasil define pauta para a 8ª Conferência das Partes; Fiocruz na COP 8; Grupos contra o controle do tabaco apelam à casa civíl e indústria do tabaco envia representante ao Congresso de Medicina.

Referência

KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; CARVALHO, Daniel da Costa e Silva de; BARATA, Danielle; LEONEL, Filipe; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, nov. 2017. Acesso em: 11 dez. 2017.

 

29/10/2020

Folheto com os tópicos considerados de destaque com o intuito de promover debates e tomadas de decisão no âmbito do controle do tabaco. Nesta edição, são apresentados os seguintes pontos: protocolo internacional de combate ao mercado ilegal de tabaco entrará em vigor; mesmo após decisão do STF, cigarros com sabor seguem à venda; fabricante de cigarros suspeita de fraudar R$ 60 milhões em impostos; OMC confirma legalidade das embalagens padronizadas implantadas na Austrália.

Referência

KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; BARATA, Danielle; LEONEL, Filipe; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, fev. 2018. Acesso em: 9 mar. 2018.

 

29/10/2020

Folheto com os tópicos considerados de destaque com o intuito de promover debates e tomadas de decisão no âmbito do controle do tabaco. Nesta edição, são apresentados os seguintes pontos: Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco celebra dois anos de monitoração da indústria; STF mantém proibição aos aditivos nos produtos de tabaco e garante legitimidade da Anvisa; Anvisa aprova novas regras para exposição de cigarros em locais de venda; corte no orçamento da Sead põe em risco programa de diversificação do tabaco.

Referência

KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; BARATA, Danielle; LEONEL, Filipe; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, jul. 2018. Acesso em: 25 jul. 2018.

 

29/10/2020

Folheto com os tópicos considerados de destaque com o intuito de promover debates e tomadas de decisão no âmbito do controle do tabaco. Nesta edição, são apresentados os seguintes pontos: A Organização Mundial da Saúde (OMS) rejeita fundação da Philip Morris International (PMI) para redução do tabagismo; Esposa do ministro da Saúde visita fábrica da Philip Morris na Europa; Campanha ilegal de publicidade dos produtos de tabaco na internet e Prefeitura de São Paulo desconsidera pedido de rompimento de parceria com a indústria de tabaco.

Referência

KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; BARATA, Danielle; LEONEL, Filipe; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, set. 2018. Acesso em: 25 jul. 2018.

 

Páginas