Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Início / Node / Cigarros eletrônicos: "Nossa prevalência não é baixa. Esse é um falso argumento", defende pesquisadora no 12º EPI

Cigarros eletrônicos: "Nossa prevalência não é baixa. Esse é um falso argumento", defende pesquisadora no 12º EPI

Summary: 

Apesar da proibição, a prevalência do uso de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) ainda é preocupante no Brasil. Em palestra realizada nesta quarta-feira (27), no 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia (12º EPI), a pesquisadora da ENSP e do Centro de Estudos Sobre Tabaco e Saúde (Cetab), Valeska Figueiredo, chamou a atenção para os números relativamente altos no consumo de cigarros eletrônicos no país. Ela também alertou sobre a venda ilegal na internet e a necessidade de fortalecimento da legislação brasileira. Participante da mesa redonda “Desafios no controle do tabaco e outras drogas no Brasil”, Valeska apresentou, com base em evidências científicas, os diversos tipos de DEFs e seus efeitos na saúde. Ela também falou sobre o contexto regulatório nacional e internacional desses produtos, assim como as controvérsias apoiadas pela indústria de vaporizadores e suas estratégias para driblar a legislação vigente.

Author: 
Danielle Monteiro
place of publication: 
Rio de Janeiro
Publication date: 
Friday, 10 January, 2025
Year of publication: 
2024
Reference: 

MONTEIRO, Daniele. Cigarros eletrônicos: "Nossa prevalência não é baixa. Esse é um falso argumento", defende pesquisadora no 12º EPI. Informe Ensp, Rio de Janeiro, 29 nov. 2024. Disponível em: https://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/55813. Acesso em: 30 jan. 2025.

Section: 
Notícias
Format: 
Digital
Library category: 
Newspaper title: 
Informe Ensp
Pagination: 
1 - 2