Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Início / Node / Cetab critica interferência da indústria do tabaco nas políticas públicas de saúde relativas ao cigarro eletrônico

Cetab critica interferência da indústria do tabaco nas políticas públicas de saúde relativas ao cigarro eletrônico

Summary: 

O primeiro contato e o uso diário de cigarros eletrônicos despontam como protagonistas no consumo da nicotina, especialmente na população mais jovem. É o que conclui uma análise realizada pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP/Fiocruz), que defende o monitoramento desta tendência para elaboração de políticas públicas eficazes de prevenção e controle do uso do vape, como também é conhecido. Nesta quarta-feira, dia 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. A avaliação do Cetab foi realizada com base em centenas de documentos que descrevem as atividades de responsabilidade social corporativa da indústria do tabaco com o objetivo de interferir em políticas de saúde pública. Entre essas políticas, estão as relativas à proibição dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) no Brasil. A equipe do Centro de Estudos decidiu traçar o panorama atual dos cigarros eletrônicos no Brasil justamente por entender que a indústria do tabaco tem estratégias para se colocar como parceira na busca da solução do problema do tabagismo quando, na verdade, ela é parte integrante.

Author: 
Barbara Souza
place of publication: 
Rio de Janeiro
Publication date: 
Wednesday, 31 May, 2023
Year of publication: 
2023
Reference: 

SOUZA, Barbara. Cetab critica interferência da indústria do tabaco nas políticas públicas de saúde relativas ao cigarro eletrônico. Cetab/Ensp/Fiocruz, 31 maio 2023. Rio de Janeiro, 2025. Disponível em: https://informe.ensp.fiocruz.br/secoes/noticia/45084/54168. Acesso em: 27 maio 2025.

Format: 
Digital
Library category: 
Strategies and tactics: 
Pagination: 
1-2