Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / dependência química

dependência química

14/02/2025

Fumar na adolescência pode favorecer o consumo de outras drogas, aumenta o risco de dependência e também afeta circuitos cerebrais que ainda estão em desenvolvimento. Essas são algumas das conclusões de um estudo recente realizado pela neurobiologista americana Lauren Reynolds, no laboratório Plasticidade do Cérebro do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica), situado no 5º distrito de Paris.

Referência

STIVANIN, Taíssa. Nicotina pode congelar evoluções essenciais do cérebro na adolescência. Viva Bem, São Paulo, 14 fev. 2025. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/rfi/2025/02/14/nicotina-pode-con.... Acesso em: 12 mai. 2025.

 

11/02/2025

O programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (11), na TV Assembleia, falou sobre os perigos do uso do cigarro eletrônico, que pode causar vários problemas, como doenças cardíacas, pulmonares, câncer e dependência química. A jornalista e apresentadora Elda Borges conversou com Claudiana Miranda, do Departamento de Atenção de Saúde ao adulto e idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Referência

PROGRAMA ‘Café com Notícias’ alerta para perigos do uso do cigarro eletrônico. Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Maranhão, 11 fev. 2025. Disponível em: https://www.al.ma.leg.br/sitealema/programa-cafe-com-noticias-alerta-par.... Acesso em: 12 mai. 2025.

 

06/02/2025

Especialistas em câncer e tabagismo alertam que os sachês de nicotina não são uma boa alternativa para quem quer parar de fumar ou usar um produto menos nocivo do que o cigarro. Os pouches ou snus, como são mais conhecidos, contêm nicotina sintética ou extraída do tabaco, em concentrações que vão de 6miligramas (mg) a 25mg por sachê, o que é bastante superior ao cigarro, que tem cerca de 1mg por unidade.

Referência

SACHÊS de nicotina favorecem o câncer e viciam, diz especialista. Isto É Dinheiro, São Paulo, 6 fev. 2025. Disponível em: https://istoedinheiro.com.br/saches-de-nicotina-favorecem-o-cancer-e-vic.... Acesso em: 16 abr. 2025.

 

05/02/2025

O uso de cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como vapes, cresce em ritmo acelerado, especialmente entre os jovens. No entanto, estudos recentes apontam que, em apenas um ano de uso, os consumidores podem ter até seis vezes mais nicotina no organismo do que fumantes tradicionais de longo prazo. Segundo o pneumologista Dr. Flávio Arbex, a falsa sensação de segurança do vape pode estar colocando a saúde de milhões de pessoas em risco.

Referência

VAPE pode ser ainda mais viciante que cigarro. AL1, Alagoas, 5 fev. 2025. Disponível em: https://al1.com.br/informacao/noticias/141389/vape-pode-ser-ainda-mais-v.... Acesso em: 5 mai. 2025.

 

05/02/2025

Embora muitas pessoas considerem os cigarros eletrônicos como uma ‘alternativa mais segura' em relação aos tradicionais, profissionais de saúde da capital alertam que este consumo também oferece riscos significativos ao desenvolvimento de doenças.

Referência

SAÚDE da capital alerta sobre os riscos causados pelo uso de cigarros eletrônicos. Prefeitura de São Paulo, São Paulo, 5 fev. 2025. Disponível em: https://capital.sp.gov.br/web/prefeitura-de-sao-paulo/w/sa%C3%BAde-da-ca.... Acesso em: 5 mai. 2025.

 

28/01/2025

"O mecanismo de absorção é parte do processo de dependência. É preciso que a pessoa tenha picos de nicotina no corpo, com absorção rápida para que a necessidade seja criada. No adesivo ou no chiclete, essa liberação da droga é muito gradativa e leva horas até que o corpo absorva. No sachê uma quantidade maior é absorvida rapidamente." — Ubiratan Santos, médico dos ambulatórios antitabagismo no Incor e no hospital das clínicas da USP.

Referência

CASEMIRO, Poliana. Snus: sachê de nicotina é mais forte que cigarro, vicia e pode causar câncer, alertam especialistas. G1, [s.l], 28 jan. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2025/01/28/snus-sache-de-nicotina-e-m.... Acesso em: 14 abr. 2025.

 

13/01/2025

Precisa ser muito ingênuo para cair nessa conversa de que o cigarro eletrônico ajuda a largar do fumo. Acreditar que os fabricantes de cigarro comum criariam uma alternativa para ajudar aqueles que lutam para se libertar dele é o mesmo que imaginar traficantes montando clínicas de recuperação na cracolândia.

Referência

VARELLA, Drauzio. Cigarro eletrônico: a velha armadilha. Drauzio Varella, São Paulo, 13 jan. 2025. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/drogas-licitas-e-ilicitas/cigarro-elet.... Acesso em: 17 fev. 2025.

 

06/01/2025

A edição do Jornal Nacional desta segunda-feira (25) começou com os dados de um estudo sobre a saúde dos jovens do estado de São Paulo, porque a gravidade das conclusões é surpreendente e assustadora: quem fuma cigarros eletrônicos pode ter até seis vezes mais nicotina no organismo do que a acumulada durante décadas por um fumante de cigarros convencionais.

Referência

USUÁRIOS de cigarros eletrônicos têm até seis vezes mais nicotina no sangue do que fumantes de cigarros convencionais, diz pesquisa. Jornal Nacional, [s.l], 25 nov. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/11/25/usuarios-de-ciga.... Acesso em: 8 jan. 2025.

 

06/12/2024

O esforço global para controle do tabagismo e seus danos à saúde continua diminuindo a quantidade de fumantes. Dados divulgados este ano pela Organização Mundial da Saúde mostram que, no Brasil, esse decréscimo foi de cerca de 35% desde 2010. Essa conquista, porém, está ameaçada. A indústria do tabaco deu um jeito de reinventar e continuar lucrando. Nos dias atuais, o vício em nicotina não está mais restrito ao cigarro convencional ou artesanal. Agora ele também está presente em vapes/cigarros eletrônicos e produtos de tabaco aquecido, o que representa uma grave ameaça à saúde individual e coletiva.

Referência

GODOY DE, Irma. Nicotismo: Unesp cria modelo inovador para combater a epidemia de cigarros eletrônicos. The Conversation, São Paulo, 6 dez. 2024. Disponível em: https://theconversation.com/nicotinismo-unesp-cria-modelo-inovador-para-.... Acesso em: 15 jan. 2025.

 

03/12/2024

Vários estudos já estão mostrando os malefícios do uso desse dispositivo. E agora, um levantamento realizado pelo Instituto Coração do Hospital das Clínicas (InCor), pela Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e pelo Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que os usuários de vapes apresentam até 6 vezes mais nicotina no sangue do que aqueles que usam cigarros convencionais diariamente há muito tempo.

Referência

ROBLES, Tiago. Vapes são piores que cigarros? Estudo aponta níveis alarmantes de nicotina. Metereored, Espanha, 3 dez. 2024. Disponível em: https://www.tempo.com/noticias/ciencia/vapes-sao-piores-que-cigarros-est.... Acesso em: 8 jan. 2025.

 

Páginas