Aconteceu, na terça-feira (12), a cerimônia de certificação da segunda turma do Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação em São Lourenço do Sul. A iniciativa, promovida pelo Instituto Crescer Legal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, integra o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, com o objetivo de capacitar profissionais da área da educação com ferramentas metodológicas para promover uma visão empreendedora nas escolas. O programa contou com a participação de 10 professores de cinco escolas rurais do município, que desde junho de 2024 participaram de seis encontros presenciais. Durante o curso, foram abordados temas como autoconhecimento, empatia, comunicação, tecnologia, inovação, observação e organização. Os professores também tiveram o apoio remoto do educador de referência Adriano Emmel, que os auxiliou no planejamento e na execução de vivências práticas de empreendedorismo nas suas respectivas instituições de ensino.
SÃO LOURENÇO do Sul: Realizada certificação de Programa de Empreendedorismo para a Educação. Jornal Tradição, Rio Grande do Sul, 14 nov. 2024. Disponível em: https://www.jornaltradicao.com.br/sao-lourenco-do-sul/educacao/sao-loure.... Acesso em: 27 jan. 2025.
Jovens de sete turmas do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Instituto Crescer Legal apresentaram seus projetos finais em seminários realizados entre novembro e dezembro de 2024. Os eventos, que ocorreram em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, reuniram familiares, escolas e parceiros do Programa de Aprendizagem Profissional Rural para acompanhar os resultados do aprendizado dos estudantes.
DA SILVA, Jonathan. Aprendizes do Instituto Crescer Legal apresentam projetos finais antes de formatura. Expansão, Rio Grande do Sul, 6 dez. 2024. Disponível em: https://expansao.co/aprendizes-do-instituto-crescer-legal-apresentam-pro.... Acesso em: 27 jan. 2025.
Típica de pequenas propriedades rurais, a fumicultura garante a subsistência de mais de 64,7 mil famílias no Rio Grande do Sul e reflete a resistência de uma atividade duramente impactada pelas campanhas antitabagistas nas últimas décadas. Na safra 2022/2023, quem persistiu no ramo no Brasil terá um aumento de 1,67% na produtividade na comparação com o ciclo anterior. Com a expansão na área cultivada, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) projeta uma colheita de 604,7 mil toneladas nos três estados da Região Sul até fevereiro do próximo ano, um aumento de 7,95% sobre a temporada 2021/2022. Desse total, 18,1% já estão nas estufas que fazem a secagem (cura) das folhas de fumo antes da venda às indústrias beneficiadoras.
FEITEN. Patrícia. Tabaco: volume e bons preços para venda: Fumicultores da Região Sul devem colher até fevereiro cerca de 600 mil toneladas de folhas na safra 2022/2023, 7,95% a mais que no ciclo do ano passado, com boa qualidade e expectativa de remuneração. Correio do Povo, Rio Grande do Sul, 17 dez. 2022. Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/especial/tabaco-volume-e-bons-pre%C3%A7.... Acesso em: 11 ez. 2024.
Na noite de sexta, 8, aconteceu, em Santa cruz do Sul, a posse festiva de Valmor Thesing como presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) para a gestão 2024/2027. Valmor, economista com carreira de 40 anos no setor, foi diretor Administrativo da Universal Leaf Tabacos e por 10 anos foi vice-Presidente de Recursos Humanos no SindiTabaco. Ele sucede Iro Schünke, que presidiu o Sinditabaco por 18 anos, desde 2006, e deixa como grade legado, além da defesa do setor tabacaleiro, a criação do Instituto Crescer Legal, que ensina valores e empreendedorismo para jovens rurais dos três estados do Sul. Iro passou a ser presidente do Conselho Consultivo do Instituto Crescer Legal.
KLAFKE, Sérgio Luiz. Valmor Thesing assume SindiTabaco. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 12 nov. 2024. Disponível em: https://folhadomate.com/opiniao/colunistas/sergioklafke/valmor-thesing-a.... Acesso em: 16 dez. 2024.
Valmor Thesing foi empossado em cerimônia realizada na última sexta-feira (08), em Santa Cruz do Sul (RS), como presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e diretor presidente do Instituto Crescer Legal. A posse festiva marcou o início da gestão 2024-2027 e foi acompanhada por representantes das empresas associadas, autoridades locais e regionais, parceiros institucionais e a imprensa.
EM Santa Cruz do Sul, posse festiva marca o início da nova gestão do SindiTabaco e Instituto Crescer Legal. Página Rural, Rio Grande do Sul, 11 nov 2024. Disponível em: https://www.paginarural.com.br/noticia/324281/em-santa-cruz-do-sul-posse.... Acesso em: 16 dez 2024.
Em solenidade realizada nesta sexta-feira, 8, na Sede Campestre do Clube União, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e o Instituto Crescer Legal realizaram a posse das novas Diretorias e despedida da Gestão 2021-2024. Valmor Thesing irá substituir Iro Schunke, que está no cargo desde 2006.
SANTOS, Josemar. Empossada a nova diretoria do SindiTabaco e do Instituto Crescer Legal. Rádio Santa Cruz, Rio Grande do Sul, 8 nov. 2024. Disponível em: https://portalradiosantacruz.com.br/empossada-a-nova-diretoria-do-sindit.... Acesso em: 11 dez 2024.
O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e o Instituto Crescer Legal estão com novas diretorias desde 22 de outubro. O economista Valmor Thesing assumiu o cargo de presidente do Sindicato e diretor presidente do Instituto para a gestão 2024-2027. E Iro Schünke, que ocupava os cargos, passou a ser presidente do Conselho Consultivo do Crescer Legal.
SINDITABACO e Instituto Crescer Legal apresentam novas diretorias. Portal Rádio Santa Cruz, Rio Grande do Sul, 31 out. 2024. Disponível em: https://portalradiosantacruz.com.br/sinditabaco-e-instituto-crescer-lega.... Acesso em: 9 dez. 2024.
A Federação e o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs) estão sob nova direção. Claudio Bier assumiu oficialmente, na noite da última quinta-feira, 18, em cerimônia na sede da Fiergs que reuniu cerca de mil pessoas, a presidência das entidades para a gestão 2024/2027. O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, foi um dos diretores empossados para a Fiergs. Schünke faz parte da diretoria da entidade desde 2008.
PRESIDENTE do SindiTabaco, Iro Schunke, foi um dos diretores empossados na cerimônia realizada em Porto Alegre. Gazeta do Sul, Rio Grande do Sul, 21 jul 2024. Disponível em: https://www.gaz.com.br/setor-do-tabaco-integra-a-nova-diretoria-da-fiergs/. Acesso em: 14 out 2024.
A condição socioeconômica dos produtores brasileiros de tabaco fará parte das explanações apresentadas aos participantes da Reunião Regional das Américas de 2024 da Associação Internacional dos Países Produtores de Tabaco (ITGA). O evento será realizado na próxima segunda-feira, 18, em Santa Cruz do Sul, e receberá delegações dos países-membros. A entidade anfitriã será a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
SANTA Cruz sediará reunião das Américas da ITGA. Gazeta do Sul, Rio Grande do Sul, 14 mar. 2024. Disponível em: https://www.gaz.com.br/santa-cruz-sediara-reuniao-das-americas-da-itga/. Acesso em: 15 mar. 2024.
O setor produtivo de tabaco diz que as diretrizes adotadas durante a 10ª Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) podem trazer consequências negativas para toda a cadeia fumicultora no Brasil.
WALENDORFF, Rafael. Setor do tabaco aponta impactos negativos das deliberações da COP 10: Delegação brasileira não demonstrou "disposição para defender o setor", disse o Sinditabaco. Gobo Rural, Brasília, 16 fev. 2024. Disponível em: https://globorural.globo.com/agricultura/noticia/2024/02/setor-do-tabaco.... Acesso em: 26 fev. 2024.