Aconteceu, na terça-feira (12), a cerimônia de certificação da segunda turma do Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação em São Lourenço do Sul. A iniciativa, promovida pelo Instituto Crescer Legal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, integra o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, com o objetivo de capacitar profissionais da área da educação com ferramentas metodológicas para promover uma visão empreendedora nas escolas. O programa contou com a participação de 10 professores de cinco escolas rurais do município, que desde junho de 2024 participaram de seis encontros presenciais. Durante o curso, foram abordados temas como autoconhecimento, empatia, comunicação, tecnologia, inovação, observação e organização. Os professores também tiveram o apoio remoto do educador de referência Adriano Emmel, que os auxiliou no planejamento e na execução de vivências práticas de empreendedorismo nas suas respectivas instituições de ensino.
SÃO LOURENÇO do Sul: Realizada certificação de Programa de Empreendedorismo para a Educação. Jornal Tradição, Rio Grande do Sul, 14 nov. 2024. Disponível em: https://www.jornaltradicao.com.br/sao-lourenco-do-sul/educacao/sao-loure.... Acesso em: 27 jan. 2025.
Típica de pequenas propriedades rurais, a fumicultura garante a subsistência de mais de 64,7 mil famílias no Rio Grande do Sul e reflete a resistência de uma atividade duramente impactada pelas campanhas antitabagistas nas últimas décadas. Na safra 2022/2023, quem persistiu no ramo no Brasil terá um aumento de 1,67% na produtividade na comparação com o ciclo anterior. Com a expansão na área cultivada, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) projeta uma colheita de 604,7 mil toneladas nos três estados da Região Sul até fevereiro do próximo ano, um aumento de 7,95% sobre a temporada 2021/2022. Desse total, 18,1% já estão nas estufas que fazem a secagem (cura) das folhas de fumo antes da venda às indústrias beneficiadoras.
FEITEN. Patrícia. Tabaco: volume e bons preços para venda: Fumicultores da Região Sul devem colher até fevereiro cerca de 600 mil toneladas de folhas na safra 2022/2023, 7,95% a mais que no ciclo do ano passado, com boa qualidade e expectativa de remuneração. Correio do Povo, Rio Grande do Sul, 17 dez. 2022. Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/especial/tabaco-volume-e-bons-pre%C3%A7.... Acesso em: 11 ez. 2024.
Na noite de sexta, 8, aconteceu, em Santa cruz do Sul, a posse festiva de Valmor Thesing como presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) para a gestão 2024/2027. Valmor, economista com carreira de 40 anos no setor, foi diretor Administrativo da Universal Leaf Tabacos e por 10 anos foi vice-Presidente de Recursos Humanos no SindiTabaco. Ele sucede Iro Schünke, que presidiu o Sinditabaco por 18 anos, desde 2006, e deixa como grade legado, além da defesa do setor tabacaleiro, a criação do Instituto Crescer Legal, que ensina valores e empreendedorismo para jovens rurais dos três estados do Sul. Iro passou a ser presidente do Conselho Consultivo do Instituto Crescer Legal.
KLAFKE, Sérgio Luiz. Valmor Thesing assume SindiTabaco. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 12 nov. 2024. Disponível em: https://folhadomate.com/opiniao/colunistas/sergioklafke/valmor-thesing-a.... Acesso em: 16 dez. 2024.
Valmor Thesing foi empossado em cerimônia realizada na última sexta-feira (08), em Santa Cruz do Sul (RS), como presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e diretor presidente do Instituto Crescer Legal. A posse festiva marcou o início da gestão 2024-2027 e foi acompanhada por representantes das empresas associadas, autoridades locais e regionais, parceiros institucionais e a imprensa.
EM Santa Cruz do Sul, posse festiva marca o início da nova gestão do SindiTabaco e Instituto Crescer Legal. Página Rural, Rio Grande do Sul, 11 nov 2024. Disponível em: https://www.paginarural.com.br/noticia/324281/em-santa-cruz-do-sul-posse.... Acesso em: 16 dez 2024.
Em solenidade realizada nesta sexta-feira, 8, na Sede Campestre do Clube União, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e o Instituto Crescer Legal realizaram a posse das novas Diretorias e despedida da Gestão 2021-2024. Valmor Thesing irá substituir Iro Schunke, que está no cargo desde 2006.
SANTOS, Josemar. Empossada a nova diretoria do SindiTabaco e do Instituto Crescer Legal. Rádio Santa Cruz, Rio Grande do Sul, 8 nov. 2024. Disponível em: https://portalradiosantacruz.com.br/empossada-a-nova-diretoria-do-sindit.... Acesso em: 11 dez 2024.
O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e o Instituto Crescer Legal estão com novas diretorias desde 22 de outubro. O economista Valmor Thesing assumiu o cargo de presidente do Sindicato e diretor presidente do Instituto para a gestão 2024-2027. E Iro Schünke, que ocupava os cargos, passou a ser presidente do Conselho Consultivo do Crescer Legal.
SINDITABACO e Instituto Crescer Legal apresentam novas diretorias. Portal Rádio Santa Cruz, Rio Grande do Sul, 31 out. 2024. Disponível em: https://portalradiosantacruz.com.br/sinditabaco-e-instituto-crescer-lega.... Acesso em: 9 dez. 2024.
A condição socioeconômica dos produtores brasileiros de tabaco fará parte das explanações apresentadas aos participantes da Reunião Regional das Américas de 2024 da Associação Internacional dos Países Produtores de Tabaco (ITGA). O evento será realizado na próxima segunda-feira, 18, em Santa Cruz do Sul, e receberá delegações dos países-membros. A entidade anfitriã será a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
SANTA Cruz sediará reunião das Américas da ITGA. Gazeta do Sul, Rio Grande do Sul, 14 mar. 2024. Disponível em: https://www.gaz.com.br/santa-cruz-sediara-reuniao-das-americas-da-itga/. Acesso em: 15 mar. 2024.
O setor produtivo de tabaco diz que as diretrizes adotadas durante a 10ª Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) podem trazer consequências negativas para toda a cadeia fumicultora no Brasil.
WALENDORFF, Rafael. Setor do tabaco aponta impactos negativos das deliberações da COP 10: Delegação brasileira não demonstrou "disposição para defender o setor", disse o Sinditabaco. Gobo Rural, Brasília, 16 fev. 2024. Disponível em: https://globorural.globo.com/agricultura/noticia/2024/02/setor-do-tabaco.... Acesso em: 26 fev. 2024.
As diretrizes adotadas durante a 10ª Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), realizada de 5 a 10 de fevereiro, no Panamá, podem trazer consequências negativas para toda a cadeia produtiva no Brasil. E isso vem com o agravante de a delegação brasileira não demonstrar disposição para defender o setor que envolve mais de 500 mil trabalhadores no campo e tem 90% da sua produção exportada, gerando anualmente US$ 2,73 bilhões em divisas e quase R$ 15 bilhões em impostos.
COP 10: deliberações vão impactar cadeia produtiva: Danos ao meio ambiente, redução de área plantada e regulamentação dos DEFs estiveram no centro das discussões realizadas durante a 10ª Conferência das Partes. Notícias agrícolas, 15 fev. 2024. Disponível em: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/agronegocio/370240-cop-10-.... Acesso em: 26 fev. 2024.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) irá retomar o programa de diversificação de cultivos em áreas produtoras de tabaco. A confirmação foi feita durante audiência no Panamá entre a delegação brasileira na COP 10 e autoridades gaúchas ligadas ao setor produtivo. No passado, a implementação do programa não alcançou os resultados esperados, e o próprio governo admite que terá de aprender com alguns erros.
SCHUCH, Matheus. Em meio à COP do tabaco, governo Lula promete retomada de programa de diversificação do plantio. GauchaZH, Rio Grande do Sul, 8 fev. 2024. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/noticia/2024/02.... Acesso em: 19 fev. 2024.