O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / Jaqueline Scholz

Jaqueline Scholz

12/12/2024

A indústria tabagista vende a ilusão de que os cigarros eletrônicos ajudariam fumantes de cigarros convencionais a largarem o tabaco. Os dispositivos funcionariam, assim, como uma espécie de ferramenta para redução de danos: em vez de fumarem cigarros, que sabidamente causam uma série de doenças e cujos usuários vêm diminuindo nas últimas décadas, os fumantes poderiam optar por um produto que potencialmente faria menos mal à saúde até conseguirem abandonar de vez a adição.

Referência

VARELLA, Mariana. Pesquisa encontra níveis alarmantes de nicotina em usuários de cigarros eletrônicos. Portal Drauzio Varella, São Paulo, 12 dez. 2024. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/coluna-da-mariana-varella/pesquisa-enc.... Acesso em: 29 jan. 2025.

 

03/12/2024

Vários estudos já estão mostrando os malefícios do uso desse dispositivo. E agora, um levantamento realizado pelo Instituto Coração do Hospital das Clínicas (InCor), pela Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e pelo Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que os usuários de vapes apresentam até 6 vezes mais nicotina no sangue do que aqueles que usam cigarros convencionais diariamente há muito tempo.

Referência

ROBLES, Tiago. Vapes são piores que cigarros? Estudo aponta níveis alarmantes de nicotina. Metereored, Espanha, 3 dez. 2024. Disponível em: https://www.tempo.com/noticias/ciencia/vapes-sao-piores-que-cigarros-est.... Acesso em: 8 jan. 2025.

 

26/11/2024

Os usuários de cigarros eletrônicos manifestam altas incidências de problemas de saúde mental, são mais jovens e apresentam sinais de dependência mais cedo do que os fumantes tradicionais. A conclusão é de uma pesquisa divulgada pelo InCor (Instituto do Coração) nesta segunda (25) a partir da análise da saliva de 417 fumantes exclusivos de cigarro eletrônico no estado de São Paulo.

Referência

CANDIDO, Marcos. 75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo. Banda B, Paraná, 26 nov. 2024. Disponível em: https://www.bandab.com.br/saude/75-dos-fumantes-de-cigarro-eletronico-so.... Acesso em: 6 jan. 2025.

 

26/11/2024

Um estudo brasileiro apontou que o vício em cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes, leva o organismo a uma exposição de nicotina equivalente a 120 cigarros.

Referência

BUCIS, Bruno. Usar vape equivale a carga de nicotina de 120 cigarros, diz pesquisa. Metrópoles, Brasília, 26 nov. 2024. Disponível em: https://www.metropoles.com/saude/vape-carga-de-120-cigarros-por-dia. Acesso em: 6 jan. 2025.

 

11/04/2022

Inicialmente apresentados como uma alternativa ao cigarro comum, os cigarros eletrônicos chegaram à 4ª geração. Na análise de especialistas, ganharam "roupa nova", ficaram mais viciantes ao longo dos últimos anos e apelam cada vez mais para o público jovem, que desconhece os malefícios equivalentes ou até mesmo piores das substâncias que os compõem.

Referência

CIGARRO eletrônico chega à 4ª geração com 'roupa nova' e mais viciante; Anvisa debate regulamentação. G1, Rio de Janeiro, 11 abr 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/04/11/cigarro-eletronico-chega-a.... Acesso em: 1 jul 2024.

Fonte: https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/04/11/cigarro-eletronico-chega-a-4a-geracao-com-roupa-nova-e-mais-viciante-anvisa-debate-regulamentacao.ghtml

 

01/04/2021

Nos últimos tempos, a tecnologia abraçou até mesmo o hábito de fumar, fornecendo os famosos vapes, o que levou a uma queda na busca pelo cigarro comum. Tendo em mente essas mudanças e outras projeções, analistas da Jefferies (um banco de investimentos independente multinacional americano, voltado também a serviços financeiros) apontaram que o tabagismo pode estar extinto em 10 a 20 anos.

Referência

TABAGISMO pode deixar de existir em 20 anos, segundo especialistas. Canal Tech, São Paulo, 1 abr 2021. Disponível em: https://canaltech.com.br/saude/tabagismo-pode-deixar-de-existir-em-20-an.... Acesso em: 24 jun 2024.

Fonte: https://canaltech.com.br/saude/tabagismo-pode-deixar-de-existir-em-20-anos-segundo-especialistas-181812/

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.