Em 2018, todas as Partes da Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde para o Controle do Tabaco (CQCT da OMS) concordaram em buscar uma redução relativa de 30% na prevalência padronizada por idade do uso atual de tabaco em pessoas com 15 anos ou mais até 2025. Para atingir essa meta, é imprescindível superar as barreiras à implementação efetiva da CQCT da OMS. A principal barreira é a interferência da indústria do tabaco, e a solução fundamental é proteger as políticas de controle do tabaco dos interesses comerciais e particulares da indústria do tabaco (Artigo 5.3 da CQCT da OMS).
TOBACCO Industry Tactics. World Health Organization. Genebra, 2019. Disponível em: https://applications.emro.who.int/docs/FS-TFI-199-2019-EN.pdf. Acesso em: 13 nov. 2025.
O vício em tabaco é uma epidemia global que assola países e regiões inteiras, causando maior devastação nos países mais vulneráveis e gerando um enorme número de incapacidades, doenças, perda de produtividade e mortes. O uso do tabaco continua sendo a principal causa global de morte evitável. Mata quase 6 milhões de pessoas todos os anos por meio de câncer, doenças cardíacas, doenças respiratórias, doenças infantis e outras. Também causa centenas de bilhões de dólares em perdas econômicas em todo o mundo a cada ano. Se as tendências atuais continuarem, até 2030 o tabaco matará mais de 8 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano, com 80% dessas mortes prematuras ocorrendo entre pessoas em países de baixa e média renda. Ao longo do século XXI, o uso do tabaco poderá matar até um bilhão de pessoas, a menos que medidas urgentes sejam tomadas.
TOBACCO Industry Interference: a global brief. World Health Organization. Genebra, 2012. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/WHO-NMH-TFI-12.1. Acesso em: 13 nov. 2025.

Anualmente, a OMS homenageia indivíduos e organizações de cada uma das seis regiões da OMS por suas contribuições excepcionais ao controle do tabaco. Essas distinções incluem os Prêmios de Reconhecimento Especial do Diretor-Geral da OMS, os Prêmios do Dia Mundial Sem Tabaco e, em 2025, um Certificado de Reconhecimento Especial do Diretor-Geral da OMS.
PRÊMIOS do Dia Mundial Sem Tabaco 2025 – conheça os vencedores. World Health Organization, Genebra, 19 maio 2025. Disponível em: https://www.who.int/news/item/19-05-2025-world-no-tobacco-day-2025-award.... Acesso em: 19 maio 2025.

O deputado federal Rafael Pezenti (MDB/SC) protocolou na Câmara dos Deputados, nesta semana, projeto de lei que modifica a composição da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq). O objetivo da proposta, segundo o parlamentar catarinense, é garantir uma formação mais representativa e equilibrada do grupo de trabalho responsável pela implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco no Brasil. É essa comissão que formata a posição do país que é levada à Conferência das Partes (COP), evento internacional que chegará à 11ª edição em novembro deste ano, em Genebra, na Suíça.
WACHOLZ, Letícia. Deputado apresenta projeto que busca garantir a representação de produtores de tabaco na Coniq. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 12 mar. 2025. Disponível em: https://folhadomate.com/livre/projeto-busca-garantir-representacao-de-pr.... Acesso em: 14 abr. 2025.

Mais uma região mundial decidiu proibir a posse e o consumo do cigarro eletrônico entre a sua população: é Hong Kong, território pertencente à área administrativa da China. O anúncio foi feito ontem (9) pelo governo local, tendo em vista os graves problemas que o uso do produto pode acarretar na saúde dos usuários. A medida ainda será submetida ao poder legislativo, com o objetivo de entrar em vigor em meados de 2026.
CIGARRO eletrônico ou vape: 35 países já proíbem posse e consumo do produto. Sou Patos, Minas Gerais, 10 fev. 2025. Disponível em: https://soupatos.com.br/cigarro-eletronico-ou-vape-35-paises-ja-proibem-.... Acesso em: 5 mai. 2025.

Grandes empresas de cigarros, como British American Tobacco (BAT, a antiga Souza Cruz) e Philip Morris, têm argumentado que a proibição de cigarros eletrônicos no país favorece o contrabando e impede que o governo arrecade impostos. No entanto, essas multinacionais não estão preocupadas com o contrabando de vapes, e sim ansiosas por liberar o produto no país para ampliar seu mercado consumidor.
NAKAMURA, Pedro. Liberar o vape não irá impedir o contrabando e pode impulsionar o consumo de cigarros eletrônicos, diz economista. O Joio e o Trigo, [s.l.], 4 fev. 2025. Disponível em: https://ojoioeotrigo.com.br/2025/02/liberar-vape-nao-impede-contrabando/. Acesso em: 14 abr. 2025.

Os perigos do cigarro são conhecidos: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 8 milhões de pessoas morrem anualmente em consequência do hábito de fumar, 200 mil delas só no Brasil. Estudos recentes revelam que os cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes, podem ser tão graves para a saúde quanto os tradicionais.
CIGARRO eletrônico: como parar de fumar? Cientistas explicam. Revista Galileu, Rio de Janeiro, 19 jan. 2025. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/saude/noticia/2025/01/cigarro-eletronic.... Acesso em: 19 mar. 2025.

Fundada em 1902, a British American Tobacco (BAT) esteve associada, ao longo de quase toda a sua história, ao mercado de produtos de combustão. Nos últimos anos, tem-se dedicado ao desenvolvimento de produtos diversificados, sem combustão de tabaco, que visam reduzir o impacto do negócio na saúde e no ambiente, acompanhando as tendências de consumo. A empresa tem vindo a aperfeiçoar o seu objetivo de lutar por Um Amanhã Melhor, com a visão renovada de “Construir um Mundo Sem Fumo” e a missão de “Mudar Para Melhor” – sem reservas em assumir um caminho novo e diferente.
BRITISH American Tobacco: o segredo está na diversificação. Jornal Económico, Portugal, 6 dez. 2024. Disponível em: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/british-american-tobacco-o-segr.... Acesso em: 15 jan. 2025.

O uso dos chamados cigarros eletrônicos pode gerar diversos problemas de saúde. Pesquisas já identificaram que os vapes aumentaram a probabilidade de infarto, de lesões pulmonares agudas, de insuficiência cardíaca e até de desenvolvimento de câncer.
USO de cigarro eletrônico prejudica função vascular, revela estudo. Olhar Digital, São Paulo, 26 nov. 2024. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2024/11/26/medicina-e-saude/uso-de-cigarro-e.... Acesso em: 15 jan. 2025.

A senadora que está promovendo a legalização do vape no Brasil é Soraya Thronicke, do partido Podemos, representando o estado de Mato Grosso do Sul. Ela é a autora do Projeto de Lei 5.008/2023, que visa regulamentar a produção, comercialização e fiscalização dos cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes.
FORASTIRERI, André. Senadora quer legalizar vape, muito mais nocivo do que cigarro. Terra, São Paulo, 18 nov. 2024. Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/senadora-quer-legalizar-vap.... Acesso em: 11 dez 2024.