Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Estrategias E Taticas / Táticas educativas

Táticas educativas

A indústria do tabaco sempre sustentou publicamente a tese de que não tem como alvo as crianças. No entanto, ter acesso aos jovens é essencial para que a indústria do tabaco consiga alcançar a próxima geração de potenciais consumidores, o que faz com que os adolescentes sejam uma peça-chave em sua engrenagem. Assim, uma vez que a publicidade de cigarros é cada vez mais regulamentada, e ter como alvo crianças é ilegal, a indústria precisa conceber outras formas de alcançar os jovens. 

Acesso a Crianças

Uma forma de se ter acesso a crianças é através da criação e promoção de campanhas educativas antitabaco.destinadas a escolas, à mídia, aos jovens e aos pais. Esta seção deste Observatório apresenta pesquisa conduzida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre programas educativos promovidos pela indústria fumageira. A OMS concluiu que as intervenções educacionais da indústria concebem o ato de fumar como uma "escolha adulta" e "danosa", mas pecam por não tocar em mensagens sabidamente fundamentais para envolver a juventude em iniciativas antitabaco. 

Boa Governança

Os tais "programas educativos", no entanto, não estão apenas encontrando uma forma de entrar em escolas. Eles devem ser entendidos como parte de esforços elaborados de responsabilidade social corporativa, visando criar uma boa disposição do público e das autoridades acerca das suas atividades. Essencialmente, como revelou um documento da Philip Morris datado de 1993, ir a público com uma campanha para desestimular o hábito de fumar entre os jovens serve para posicionar a indústria como "cidadã corporativa atuante", em um esforço para evitar posteriores ataques pelo movimento antitabagista. 1.

Vinte anos antes a British American Tobacco (em inglês) já havia praticado isso em termos mais contundentes. A empresa ofereceu ao governo uma proposta para deter a exposição juvenil à publicidade de cigarros. Um documento interno explicava que a proposta visava sinalizar que empresa estava fazendo algo para desencorajar o hábito de fumar entre os jovens, acrescentando: 

"Isso obviamente é uma forma cínica de demonstrar sinceridade, como sabemos"2.

Valores Positivos

É fundamental para as empresas fumageiras associar sua marca a valores positivos, especialmente entre os jovens.

A Imperial Tobacco, por exemplo, é uma das fundadoras da campanha Love Where You Live, no Reino Unido, destinada a jovens, escolas e comunidades locais visando a proteção do seu meio ambiente. As empresas de tabaco fizeram parcerias com o McDonald’s, a Wrigley's (gomas de mascar) e um grupo ambiental para encorajar as pessoas a coletarem o lixo em suas proximidades. O quinto parceiro nesta campanha é o Departamento para o Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais. A campanha tem um programa especial destinado a escolas.3.

A este respeito, ver também:

* Tática RSC
* Táticas midiáticas
* Táticas publicitárias e marketing
* Táticas online
 

19/11/2024

A estudante Ana Flávia, 18 anos, começou a fumar cigarros eletrônicos há cerca de dois anos, ainda menor de idade. Na época, ela via pessoas usando os dispositivos em festas e decidiu experimentar. Hoje, a jovem os usa diariamente. “Eu acho horrível esse vício que tenho pelo cigarro eletrônico, mas não consigo abandonar”, lamenta. Ela quer parar porque sente que seu fôlego piorou, o que atrapalha atividades físicas.

Referência

NAKAMURA, Pedro. “EU fumo em época de prova”: vapes nas escolas atraem estudantes ansiosos, enquanto famílias subestimam perigos. O Joio e o Trigo, São Paulo, 19 nov 2024. Disponível em: https://ojoioeotrigo.com.br/2024/11/eu-fumo-em-epoca-de-prova-vapes-nas-.... Acesso em: 9 dez 2024.

 

06/11/2024

Embora pareçam inofensivos, em função de suas cores vibrantes, da fumaça abundante ou dos aromas adocicados, os cigarros eletrônicos representam um grave risco para a saúde pública. Evidências médicas comprovam que o uso do dispositivo aumenta a ocorrência de doenças pulmonares e cardíacas, além de diversos tipos de câncer. Embora a venda seja proibida em todo o território nacional, o consumo cresceu mais de 600% nos últimos anos.

Referência

CAMPANHA educativa destaca malefícios do uso do cigarro eletrônico. Prefeitura de Joinville, Santa Catarina, 6 nov 2024. Dispponível em: https://www.joinville.sc.gov.br/noticias/campanha-educativa-destaca-male.... Acesso em: 2 dez 2024.

 

24/10/2024

A venda de vapes de uso único será proibida na Inglaterra a partir de junho do próximo ano, informou o governo britânico nesta quinta-feira, buscando conter os danos ambientais e os níveis crescentes de uso entre adolescentes.

 

Referência

REINO Unido proibirá vapes descartáveis a partir de junho para conter uso por adolescentes. Terra, São Paulo, 24 out. 2024. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/reino-unido-proibira-vapes-desca.... Acesso em: 20 dez. 2024.

 

01/10/2024

Para além dos riscos do cigarro eletrônico, muitos jovens estão aderindo a opção do cigarro tradicional, buscando uma suposta estética alternativa. De uma hora para outra, um hábito que foi tão criticado e motivo de vergonha, após anos de campanha anti-tabagista, está de volta. 

 

 

Referência

MORANI, Pedro. Cigarro por estética: jovens voltam a fumar por ideal de glamurização. Cláudia, São Paulo,1 out. 2024. Disponível em: https://claudia.abril.com.br/sociedade/cigarro-por-estetica-jovens-volta.... Acesso em: 20 dez. 2024.

 

14/03/2024

A distribuição gratuita de produtos de tabaco é proibida, mas apuração da Agência Pública revela que fabricantes de palheiros têm firmado parcerias de marketing que consistem em enviar gratuitamente seus produtos – que, vale lembrar, causam dependência – a jovens, em busca de novos consumidores.

Referência

SCOFIELD, Laura. Cigarro grátis ilegal: por novos clientes, empresas bancam open paiol em festas estudantis. Pública, São Paulo, 14 mar. 2024. Disponível em: https://apublica.org/2024/03/cigarros-gratis-por-novos-clientes-empresas.... Acesso em: 15 mar. 2024.

 

06/02/2024

Durante a cerimônia de abertura da COP 10, a uruguaia Adriana Blanco Marquizo, destacou a preocupação com o aumento do uso dos novos produtos de tabaco, como os cigarros eletrônicos, especialmente entre os jovens.

Referência

WACHOLZ, Leticia. Preocupação com o aumento do uso de cigarros eletrônicos é destaque na abertura da COP 10. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 6 fev. 2024. Disponível em: https://folhadomate.com/livre/preocupacao-com-o-aumento-do-uso-de-cigarr.... Acesso em: 9 fev. 2024.

 

01/02/2024

Pequenas propriedades localizadas nos municípios de Sinimbu, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Herveiras, Gramado Xavier e Barros Cassal, no Rio Grande do Sul, deram mais um passo importante para garantir a sustentabilidade de suas atividades. Elas acabam de receber as Cédulas de Produto Rural Verde (CPR Verde), um título de crédito lançado pelo Governo Federal, para incentivar a adoção de práticas de proteção ao meio ambiente em áreas rurais.

Referência

PHILIP Morris Brasil entrega certificações que garantem a proteção ambiental em pequenas propriedades de tabaco. Olájornal, Rio Grande do Sul, 1 fev. 2024. Disponível em: https://olajornal.com.br/philip-morris-brasil-entrega-novas-certificacoe.... Acesso em: 23 set. 2024.

Fonte: https://olajornal.com.br/philip-morris-brasil-entrega-novas-certificacoes-que-garantem-a-protecao-ambiental-em-pequenas-propriedades-de-tabaco/

 

29/01/2024

Alexa Addison se lembra de como eram os vapes quando ela estava no ensino médio. O cigarro eletrônico dominante era o Juul, um retângulo fino e preto com cantos afiados que lembrava um pen drive. Quando Addison, de 19 anos, começou a faculdade na Universidade da Carolina do Norte em Wilmington, no ano passado, o vape que ela estava acostumada havia mudado. Ela viu muitos de seus colegas de classe brandindo Elf Bars, cigarros eletrônicos de cores vivas que pareciam caixas de AirPods, com chaminés levemente inclinadas para inalação.

Referência

VAPES ganham formas de brinquedos e cores para atrair a geração Z; médicos falam dos riscos. O Globo, Rio de Janeiro, 13 nov. 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/11/13/vapes-ganham-formas-de.... Acesso  em: 25 mar. 2024.

 

08/01/2024

Uma influenciadora está viralizando nas redes ao mostrar um jeito um tanto inusitado para jovens pararem de usar o cigarro eletrônico: cheirar morango.

Referência

VAPE: influenciadora viraliza nas redes ao demonstrar jeito " natural" de parar de fumar cigarro eletrônico; entenda. O Globo, 8 jan. 2024. Rio de Janeiro, Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/01/08/vape-influenciadora-vi.... Acesso em: 25 mar. 2024.

 

22/12/2023

O problema da disseminação dos cigarros eletrônicos vem se constituindo numa questão que desafia as autoridades e a sociedade. Seu emprego vem sendo cada vez mais frequente entre os jovens, com os números indicando que já são cerca de 2,2 milhões de usuários. Muito colabora para tanto a ofensiva da indústria tabagista, que, de acordo com pesquisas recentes, está perdendo cerca de nove milhões de fumantes por ano. Para esse segmento, os conhecidos vapes constituem a chance de recuperar um mercado que lhe vem ficando cada vez mais restritivo, seja porque fumar ficou fora de moda, seja porque as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre os riscos desse hábito danoso. É por isso que fazem campanhas de desinformação na qual tentam incutir na coletividade a ideia de que esses dispositivos são menos prejudiciais à saúde, o que, de acordo com profissionais que labutam na área da saúde, não corresponde à realidade.

Referência

Mais controle sobre os vapes: O problema da disseminação dos cigarros eletrônicos, os vapes, se constitui em uma questão bastante desafiadora. Já está comprovado que seus efeitos sobre a integridade física são extremamente prejudiciais. Correio do Povo, Rio Grande do Sul, 22 dez. 2023. Disponível: https://www.correiodopovo.com.br/opiniao/mais-controle-sobre-os-vapes-1..... Acesso em: 23 set. 2024.

 

Páginas