Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Estrategias E Taticas / Táticas educativas

Táticas educativas

A indústria do tabaco sempre sustentou publicamente a tese de que não tem como alvo as crianças. No entanto, ter acesso aos jovens é essencial para que a indústria do tabaco consiga alcançar a próxima geração de potenciais consumidores, o que faz com que os adolescentes sejam uma peça-chave em sua engrenagem. Assim, uma vez que a publicidade de cigarros é cada vez mais regulamentada, e ter como alvo crianças é ilegal, a indústria precisa conceber outras formas de alcançar os jovens. 

Acesso a Crianças

Uma forma de se ter acesso a crianças é através da criação e promoção de campanhas educativas antitabaco.destinadas a escolas, à mídia, aos jovens e aos pais. Esta seção deste Observatório apresenta pesquisa conduzida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre programas educativos promovidos pela indústria fumageira. A OMS concluiu que as intervenções educacionais da indústria concebem o ato de fumar como uma "escolha adulta" e "danosa", mas pecam por não tocar em mensagens sabidamente fundamentais para envolver a juventude em iniciativas antitabaco. 

Boa Governança

Os tais "programas educativos", no entanto, não estão apenas encontrando uma forma de entrar em escolas. Eles devem ser entendidos como parte de esforços elaborados de responsabilidade social corporativa, visando criar uma boa disposição do público e das autoridades acerca das suas atividades. Essencialmente, como revelou um documento da Philip Morris datado de 1993, ir a público com uma campanha para desestimular o hábito de fumar entre os jovens serve para posicionar a indústria como "cidadã corporativa atuante", em um esforço para evitar posteriores ataques pelo movimento antitabagista. 1.

Vinte anos antes a British American Tobacco (em inglês) já havia praticado isso em termos mais contundentes. A empresa ofereceu ao governo uma proposta para deter a exposição juvenil à publicidade de cigarros. Um documento interno explicava que a proposta visava sinalizar que empresa estava fazendo algo para desencorajar o hábito de fumar entre os jovens, acrescentando: 

"Isso obviamente é uma forma cínica de demonstrar sinceridade, como sabemos"2.

Valores Positivos

É fundamental para as empresas fumageiras associar sua marca a valores positivos, especialmente entre os jovens.

A Imperial Tobacco, por exemplo, é uma das fundadoras da campanha Love Where You Live, no Reino Unido, destinada a jovens, escolas e comunidades locais visando a proteção do seu meio ambiente. As empresas de tabaco fizeram parcerias com o McDonald’s, a Wrigley's (gomas de mascar) e um grupo ambiental para encorajar as pessoas a coletarem o lixo em suas proximidades. O quinto parceiro nesta campanha é o Departamento para o Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais. A campanha tem um programa especial destinado a escolas.3.

A este respeito, ver também:

* Tática RSC
* Táticas midiáticas
* Táticas publicitárias e marketing
* Táticas online
 

30/04/2025

In recent years a movement has spread across the USA to designate colleges 100% tobacco-free in an effort to reduce tobacco use and exposure to tobacco marketing among college students. As of January 2016, there are over 1000 tobacco-free campuses within the US. Although federal policies restrict tobacco companies from marketing their products to those under 18 years of age, tobacco industry documents show that they actively target young adults aged 18 years, their youngest legal demographic, through a variety of methods.

Referência

HERRERA, Ana; KREITZBERG, Daniel; LOUKAS, Alexandra, et al Tobacco-free but not tobacco industry free. Tobacco Control, v. 27,p. 716. 2018. Disponível em: https://tobaccocontrol.bmj.com/content/tobaccocontrol/27/6/716.full.pdf?.... Acesso em: 30 abr. 2025.

 

 

03/02/2025

O Instituto Crescer Legal certificou 159 jovens do programa de Aprendizagem Profissional Rural na manhã dessa quinta-feira, 12. Com mais essas sete turmas formadas, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), que organiza o projeto, celebrou a marca de mil jovens certificados no programa, fundado em 2015.O evento foi realizado no salão comunitário da Paróquia Ressurreição, em Santa Cruzdo Sul.

Referência

GAIS, Ricardo. "Foi uma das melhores experiências da minha vida", diz formando número 1.000 do Instituto Crescer Legal. Gaz, Rio Grande do Sul, 13 dez. 2024. Disponível em: https://www.gaz.com.br/foi-uma-das-melhores-experiencias-da-minha-vida-d.... Acesso em: 24 mar. 2025.

 

06/12/2024

Jovens de sete turmas do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Instituto Crescer Legal apresentaram seus projetos finais em seminários realizados entre novembro e dezembro de 2024. Os eventos, que ocorreram em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, reuniram familiares, escolas e parceiros do Programa de Aprendizagem Profissional Rural para acompanhar os resultados do aprendizado dos estudantes.

Referência

DA SILVA, Jonathan. Aprendizes do Instituto Crescer Legal apresentam projetos finais antes de formatura. Expansão, Rio Grande do Sul, 6 dez. 2024. Disponível em: https://expansao.co/aprendizes-do-instituto-crescer-legal-apresentam-pro.... Acesso em: 27 jan. 2025.

 

05/12/2024

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Glória, de Sinimbu, recebeu na manhã de quarta-feira (4), a doação de 20 computadores da Philip Morris Brasil. Os equipamentos foram doados através da iniciativa de uma colaboradora da empresa, que se sensibilizou com a escola após a enchente de maio.

Referência

PHILIP Morris Brasil doa 20 computadores para a Emef Glória. Portal Arauto, Rio Grande do Sul, 5 dez. 2024. Disponível em: https://portalarauto.com.br/05-12-2024/philip-morris-brasil-doa-20-compu.... Acesso em: 15 jan. 2025.

 

03/12/2024

Foi cancelado o debate sobre os danos do uso de cigarros eletrônicos por crianças e adolescentes que seria realizado pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira.

Referência

CANCELADO debate sobre impactos do uso cigarros eletrônicos por crianças e adolescentes. Câmara dos Deputados, Brasília, 3 dez. 2024. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/1116341-cancelado-debate-sobre-impact.... Acesso em: 29 jan. 2025.

 

03/12/2024

No início da tarde desta terça-feira (3), a empresa Philip Morris oficializou, no Palacinho, a entrega de 50 computadores ao Município de Santa Cruz do Sul. Os equipamentos doados serão distribuídos entre as três unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. A iniciativa da empresa fumageira faz parte das ações sociais para comunidades atingidas pela enchente. Na manhã desta quarta-feira (4), a doação será feita em Sinimbu, na Emef Nossa Senhora da Gloria.

Referência

PHILIP Morris doa 50 computadores para qualificar unidades do CRAS. Portal Arauto, Rio Grande do Sul, 3 dez. 2024. Disponível em: https://portalarauto.com.br/03-12-2024/philip-morris-doa-50-computadores.... Acesso em: 22 jan. 2025.

 

03/12/2024

O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Drescher, participou, na noite de ontem, 2 de dezembro, do Projeto Gerir – o futuro do tabaco. A realização é do Grupo Gazeta de Comunicações, com o patrocínio da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Além do presidente da Afubra, participaram o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Valmor Thesing, e o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Edimilson Alves.

Referência

RADTKE, Luciana Jost. Afubra participa de evento sobre o futuro do tabaco. Afubra, Rio Grande do Sul, 3 dez. 2024. Disponível em: https://afubra.com.br/noticias/12382/afubra-participa-de-evento-sobre-o-.... Acesso em: 8 jan. 2025.

 

26/11/2024

Canoinhas sediou na terça-feira, 19, o Seminário sobre Trabalho Decente na Produção de Tabaco, promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), o evento iniciou às 9 horas, no Salão da Paróquia Santa Cruz da Igreja Matriz Cristo Rei.

Referência

CARRIEL, Leonardo. Seminário em Canoinhas aborda técnicas decentes de trabalho na fumicultura. JMais, Santa Catarina, 26 nov. 2024. Disponível em: https://www.jmais.com.br/seminario-em-canoinhas-aborda-tecnicas-decentes.... Acesso em: 6 jan. 2025.

 

25/11/2024

Ocorre na próxima sexta, 29, mais uma Noite de Campo da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) de Venâncios Aires. Será sobre a cultura do tabaco, a partir das 19h, na propriedade de Armindo da Rosa, junto ao pórtico de acesso à cidade.

Referência

KIST, Débora. Afubra promove Noite de Campo sobre a cultura do tabaco na sexta, 29. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 25 nov. 2024. Disponível em: https://folhadomate.com/noticias/rural/afubra-promove-noite-de-campo-sob.... Acesso em: 6 jan. 2025.

 

25/11/2024

O futuro da cadeia do tabaco no País estará em pauta na edição de dezembro da reunião-almoço Tá na Hora. O tradicional evento empresarial da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, um dos maiores do interior do Estado, terá como painelista o atual presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Valmor Thesing.

Referência

TÁ na Hora debate desafios e oportunidades para o setor do tabaco. Gazeta do Sul, Rio Grande do Sul, 25 nov 2024. Disponível em: https://www.gaz.com.br/ta-na-hora-debate-desafios-e-oportunidades-para-o.... Acesso em: 16 dez 2024.

 

Páginas