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Táticas online

Os arquivos de documentos outrora secretos sobre o tabaco revelam que as empresas fumageiras vêm experimentando a internet como uma arma para o seu marketing há muitos anos.1. Como estas empresas enfrentam restrições à publicidade e ao marketing, existem evidências de que elas têm empregado, cada vez mais, a mídia online para passar suas mensagens.

Consulte a seção de Mídia Social (em inglês).

O ''boom'' da publicidade na internet

As indústrias conseguem se esquivar das restrições impostas a publicidade e ao marketing na mídia televisiva e em suas próprias embalagens. Atualmente, temos um novo campo de atuação das empresas fumageiras: a internet. Podemos citar inúmeros sites, perfis em redes sociais, como por exemplo, no Facebook entre outros recursos online, que servem para divulgação não só das empresas como de seus produtos e demais organizações que apoiam essa tipologia de indústria, que apresenta apenas malefícios para a saúde pública. Abaixo, segue alguns exemplos encontrados na internet:

* Philip Morris Brasil - Santa Cruz - RS: Página no Facebook que divulga a indústria de tabacos Philip Morris, diálogos sobre venda de produtos fumageiros, eventos e itens diversos com a marca Philip Morris, por exemplo, canecas entre outros2.

* Rothmans International: Ex fabricante de cigarros, fundada por Luis Rothman, em 1890, foi adquirida pela British American Tobacco em 1999. Todavia, ainda é possível encontrar divulgação da extinta Rothman em mídias sociais3.

* Tabaco e Cia: Loja com ampla divulgação de produtos fumageiros na rede social Facebook. Apresenta Cachimbos, Narguiles e diversos tipos de fumo4.

* Fumante sim, e dai?: Página no Facebook, de cunho libertário,  que apresenta inúmeras imagens de artistas famosos fumando ou de momentos em que o fumo é uma sugestão interessante: fumar enquanto degusta um vinho, quando acorda, antes de dormir, comentários pró tabaco entre outras postagens de incitação ao fumo 5.

* Fumicultura: página no Facebook que apresenta notícias, vídeos e fotos sobre a cultura do tabaco6.

* Produtores de fumo: página no Facebook, criada em 13 de setembro de 2013, com fotos, notícias de jornais, vídeos, postagens de produtores de fumo e divulgação de competições, por exemplo, a maior folha de fumo da safra7.

* Souza Cruz: página no Facebook da indústria de tabacos Souza Cruz, contendo pouca informação sobre a empresa, apesar da mesma possuir cerca de 2600 "curtidas" de outros perfis. Além disso, a página virtual foi construída na categoria remédios 8.

* Tabaco RS, SC, PR: página no Facebook dedicada a produtores e vendedores em geral. Apresenta fotos da produção de fumo e postagens de venda de aparelhos necessários para a produção9.

* Bridge Stehli: página eletrônica do artista, que desenha animais e nome de bandas de ''heavy metal'' nas caixas de cigarro. O título da coleção de caixas de cigarro desenhadas se chama ''smokémon'', fazendo alusão a palavra ''smoke'' (fumaça) e ''émon'', sufixo presente no título do desenho animado japonês ''Pokémon''10.

* 2Smok: Página no Facebook da empresa de produtos fumageiros 2Smok, localizada em Portugal. Fundada em 1 de maio de 2011, tem por especialidade a venda de cigarros eletrônicos e diversos acessórios para o tipo de fumo em questão11.

Os ''trollers''

As pesquisas sobre o fenômeno dos ''trolls'', sua ocorrência e influência, ainda estão em seus primórdios. Em novembro de 2011, o jornal britânico ''The Guardian'' e uma campanha no twitter #mencallmethings trataram da quantidade e da perversidade de mensagens eletrônicas odiosas (hate mail) que mulheres recebiam. 12. Muitas outras mídias replicaram esta iniciativa. A revista ''Time'', por exemplo, indagou: "O que faz com que a internet torne este tipo de comentários raivosos tão prevalentes?"13.

A este respeito, ver também:

* Tática RSC
* Táticas midiáticas
* Táticas publicitárias e marketing
* Táticas educativas

16/07/2024

 

Folheto com os tópicos considerados de destaque com o intuito de promover debates e tomadas de decisão no âmbito do controle do tabaco. Nesta edição, a pauta versa sobre: Estudos Revelam Estratégias da Philip Morris para ampliar o mercado de cigarros eletrônicos, a influência digital dos vapers, a tática da Agatres, publicidade disfarçada e parcerias controversas. 

Referência

KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; BARATA, Danielle; HASSELMANN, Luis Guilherme; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, julho, 2024. Acesso em: 16 julho 2024.

 

29/01/2024

Alexa Addison se lembra de como eram os vapes quando ela estava no ensino médio. O cigarro eletrônico dominante era o Juul, um retângulo fino e preto com cantos afiados que lembrava um pen drive. Quando Addison, de 19 anos, começou a faculdade na Universidade da Carolina do Norte em Wilmington, no ano passado, o vape que ela estava acostumada havia mudado. Ela viu muitos de seus colegas de classe brandindo Elf Bars, cigarros eletrônicos de cores vivas que pareciam caixas de AirPods, com chaminés levemente inclinadas para inalação.

Referência

VAPES ganham formas de brinquedos e cores para atrair a geração Z; médicos falam dos riscos. O Globo, Rio de Janeiro, 13 nov. 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/11/13/vapes-ganham-formas-de.... Acesso  em: 25 mar. 2024.

 

24/01/2024

Para encerrar o ano de 2023, o Observatório para o Monitoramento das Estratégias da Indústria do Tabaco do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Fiocruz selecionou 10 estratégias mais relevantes de interferência da indústria do tabaco sobre as políticas públicas no Brasil.

Referência

KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; BARATA, Danielle; HASSELMANN, Luis Guilherme; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, jan. 2024. Acesso em: 29 jan. 2024.

 

22/01/2024

É necessário lidar com uma verdade factual deste tempo. Assistimos, tal como em um reality show, à realidade de uma escalada da popularização dos cigarros eletrônicos. Eles estão cada vez mais presentes em festas, lares, na saída das escolas e nos espaços públicos, consumidos especialmente pelas novas gerações. Também virou assunto na edição 24 do Big Brother Brasil, da Rede Globo: duas participantes (a modelo Yasmin Brunet e a influencer Vanessa Lopes) mencionaram sobre a sensação de crise de abstinência pela falta do vape — um dos tipos mais conhecidos entre os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs). 

Referência

LALONI, Mariana. Em reality show, assistimos à realidade da escalada do vape e seus perigos. Veja, São Paulo, 22 jan. 2024. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/letra-de-medico/em-reality-show-assisti.... Acesso em: 7 out. 2024.

 

16/01/2024

Uma mulher senta-se em uma cadeira e fala diretamente para a câmera com um tom sério e sincero. “Todos podemos ver que as evidências mostram que o vape ajuda os fumantes a parar, que o vape não está criando uma epidemia entre os jovens, que o vape não leva ao fumo, que os sabores são básicos e que a nicotina não é ruim.” Seu nome é Jessica Harding, e ela é diretora de engajamento externo na Knowledge-Action-Change, uma organização que recebeu fundos da Fundação para um Mundo sem Fumo, Inc., uma ONG americana que recebeu mais de US$400 milhões da Philip Morris International nos últimos sete anos, segundo revelou a investigação transnacional Redes de Nicotina.

Referência

PÉREZ, María. Dinheiro do tabaco financiou indiretamente “notícias” sobre vape – até no Brasil. Agência Pública, [s.l.], Disponível em: https://apublica.org/2024/01/dinheiro-do-tabaco-financiou-indiretamente-.... Acesso em: 29 jan. 2024.

 

16/01/2024

O dinheiro da indústria do tabaco está financiando grupos pró-vaping e influenciadores na América Latina, ao mesmo tempo que a indústria, enfrentando o declínio do uso de cigarros e um futuro financeiro incerto, busca maior aceitação de sua mais recente geração: os produtos de nicotina sem fumaça. Porém, esse fluxo de dinheiro está longe de ser direto. Frequentemente, os valores passam por vários intermediários, com a Fundação para um Mundo sem Fumo, Inc., uma organização sem fins lucrativos sediada nos EUA, atuando como nó central. 

Referência

PÉREZ, María. Na batalha para liberar vapes, a influência secreta do dinheiro da indústria do tabaco. Agência Pública, [s.l.], 16 jan. 2024. Disponível em: https://apublica.org/2024/01/na-batalha-para-liberar-vapes-a-influencia-.... Acesso em: 29 jan. 2024.

 

09/01/2024

Conhecida por seguir um estilo de vida saudável, a modelo Yasmin Brunet surpreendeu o público do BBB 24 ao revelar que estava sofrendo abstinência de cigarro eletrônico: "Eu estou sem dormir. Estou sem meu vape [cigarro eletrônico]. Estou quase indo ali fumar um cigarro e ... [indo] comer um pão", disse em conversa com a cantora Wanessa Camargo, após deixar a disputa da prova do líder

Referência

YASMIN Brunet revela vontade de vape; ele é tão ruim quanto cigarro? UOL, São Paulo, 9 jan. 2024. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2024/01/09/bbb-24-yasmin.... Acesso em: 25 mar. 2024.

 

08/01/2024

Uma influenciadora está viralizando nas redes ao mostrar um jeito um tanto inusitado para jovens pararem de usar o cigarro eletrônico: cheirar morango.

Referência

VAPE: influenciadora viraliza nas redes ao demonstrar jeito " natural" de parar de fumar cigarro eletrônico; entenda. O Globo, 8 jan. 2024. Rio de Janeiro, Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/01/08/vape-influenciadora-vi.... Acesso em: 25 mar. 2024.

 

21/12/2023

O Profissão Repórter desta terça-feira (19) foi até uma casa em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, onde moram 12 influenciadores digitais. A maioria usa cigarro eletrônico com nicotina. Essa atração dos adolescentes pelos cigarros eletrônicos foi comprovada pelo IBGE, na última pesquisa nacional de saúde escolar: quase 17% dos estudantes de 13 a 17 anos já experimentaram.

Referência

'A gente quer fumar mais por mídia mesmo': veja como cigarro eletrônico faz parte da rotina de jovens influenciadores. G1; Profissão repórter, Rio de Janeiro, 21 dez. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2023/12/21/a-gente-quer-... em: 23 set. 2024.

 

18/12/2023

Produtor de tabaco do interior de Santa Cruz do Sul/RS, Giovane Luiz Weber é hoje um dos principais influenciadores digitais do agro. Com olhar crítico sobre temas como economia e política, ele personifica a realidade do produtor e, como consequência, tudo o que ele publica logo viraliza. Mas quem é Giovane? Marido da Louvane, pai da Giovana Luiza e filho do Aloísio e da Rosa Maria Weber. Em uma propriedade familiar de 11,5 hectares, são cultivados 75 mil pés de tabaco, sendo 55 mil na lavoura de Giovane e 20 mil na de seus pais. A família também têm 1,5 hectare de mata nativa, 0,8 hectare de reflorestamento com eucaliptos e produz leite, ovos, grãos, verduras e legumes e cria porco.

Referência

O EMPREENDEDOR do campo que também é digital influencer. Sinditabaco, Rio Grande do Sul, [s.d.]. Disponível em: https://www.sinditabaco.com.br/item/o-empreendedor-do-campo-que-tambem-e.... Acesso em: 18 dez. 2023.

 

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