Os arquivos de documentos outrora secretos sobre o tabaco revelam que as empresas fumageiras vêm experimentando a internet como uma arma para o seu marketing há muitos anos.1. Como estas empresas enfrentam restrições à publicidade e ao marketing, existem evidências de que elas têm empregado, cada vez mais, a mídia online para passar suas mensagens.
Consulte a seção de Mídia Social (em inglês).
O ''boom'' da publicidade na internet
As indústrias conseguem se esquivar das restrições impostas a publicidade e ao marketing na mídia televisiva e em suas próprias embalagens. Atualmente, temos um novo campo de atuação das empresas fumageiras: a internet. Podemos citar inúmeros sites, perfis em redes sociais, como por exemplo, no Facebook entre outros recursos online, que servem para divulgação não só das empresas como de seus produtos e demais organizações que apoiam essa tipologia de indústria, que apresenta apenas malefícios para a saúde pública. Abaixo, segue alguns exemplos encontrados na internet:
* Philip Morris Brasil - Santa Cruz - RS: Página no Facebook que divulga a indústria de tabacos Philip Morris, diálogos sobre venda de produtos fumageiros, eventos e itens diversos com a marca Philip Morris, por exemplo, canecas entre outros2.
* Rothmans International: Ex fabricante de cigarros, fundada por Luis Rothman, em 1890, foi adquirida pela British American Tobacco em 1999. Todavia, ainda é possível encontrar divulgação da extinta Rothman em mídias sociais3.
* Tabaco e Cia: Loja com ampla divulgação de produtos fumageiros na rede social Facebook. Apresenta Cachimbos, Narguiles e diversos tipos de fumo4.
* Fumante sim, e dai?: Página no Facebook, de cunho libertário, que apresenta inúmeras imagens de artistas famosos fumando ou de momentos em que o fumo é uma sugestão interessante: fumar enquanto degusta um vinho, quando acorda, antes de dormir, comentários pró tabaco entre outras postagens de incitação ao fumo 5.
* Fumicultura: página no Facebook que apresenta notícias, vídeos e fotos sobre a cultura do tabaco6.
* Produtores de fumo: página no Facebook, criada em 13 de setembro de 2013, com fotos, notícias de jornais, vídeos, postagens de produtores de fumo e divulgação de competições, por exemplo, a maior folha de fumo da safra7.
* Souza Cruz: página no Facebook da indústria de tabacos Souza Cruz, contendo pouca informação sobre a empresa, apesar da mesma possuir cerca de 2600 "curtidas" de outros perfis. Além disso, a página virtual foi construída na categoria remédios 8.
* Tabaco RS, SC, PR: página no Facebook dedicada a produtores e vendedores em geral. Apresenta fotos da produção de fumo e postagens de venda de aparelhos necessários para a produção9.
* Bridge Stehli: página eletrônica do artista, que desenha animais e nome de bandas de ''heavy metal'' nas caixas de cigarro. O título da coleção de caixas de cigarro desenhadas se chama ''smokémon'', fazendo alusão a palavra ''smoke'' (fumaça) e ''émon'', sufixo presente no título do desenho animado japonês ''Pokémon''10.
* 2Smok: Página no Facebook da empresa de produtos fumageiros 2Smok, localizada em Portugal. Fundada em 1 de maio de 2011, tem por especialidade a venda de cigarros eletrônicos e diversos acessórios para o tipo de fumo em questão11.
Os ''trollers''
As pesquisas sobre o fenômeno dos ''trolls'', sua ocorrência e influência, ainda estão em seus primórdios. Em novembro de 2011, o jornal britânico ''The Guardian'' e uma campanha no twitter #mencallmethings trataram da quantidade e da perversidade de mensagens eletrônicas odiosas (hate mail) que mulheres recebiam. 12. Muitas outras mídias replicaram esta iniciativa. A revista ''Time'', por exemplo, indagou: "O que faz com que a internet torne este tipo de comentários raivosos tão prevalentes?"13.
A este respeito, ver também:
* Tática RSC
* Táticas midiáticas
* Táticas publicitárias e marketing
* Táticas educativas
- 1. DOWARD, Jamie; CAMPBELL, Denis. Tobacco companies accused of promoting cigarette brands online. The Guardian, Inglaterra, 10 out. 2010. Disponível em: http://www.theguardian.com/society/2010/oct/10/cigarette-firms-accused-p... http://www.theguardian.com/society/2010/oct/10/cigarette-firms-accused-p.... Acesso em: 26 nov. 2014. Documento integral em PDF: https://drive.google.com/file/d/0B0HvJttn0WXDYjBXTGViYk9kd3c/view?usp=sh....
- 2. PHILIP MORRIS BRASIL - Santa Cruz - RS [página eletrônica]. Rio Grande do Sul, [s.d.]. Disponível em: https://www.facebook.com/pages/Philip-Morris-Brasil-Santa-Cruz-Rs/157563.... Acesso em: 2 fev. 2016. Documento integral em PDF: https://drive.google.com/file/d/0B4ivOg72nORyMFY5X0VxbmgxeXM/view?usp=sh...
- 3. ROTHMANS INTERNATIONAL [página eletrônica]. Disponível em: https://www.facebook.com/pages/Rothmans-International/166711036677087?rf.... Acesso em: 2 fev. 2016. Documento integral em PDF: https://drive.google.com/file/d/0B4ivOg72nORyUVdIaEY4eklGN1U/view?usp=sh...
- 4. TABACO E CIA [página eletrônica]. Rio de Janeiro, 16 set. 1995. Disponível em: https://www.facebook.com/TabacariaTabacoeCia/info/?tab=page_info. Acesso em: 15 fev. 2016. Documento integral em PDF: https://drive.google.com/file/d/0B4ivOg72nORydHlJMVJuVTc5LTA/view?usp=sh...
- 5. FUMANTE sim, e daí? [página eletrônica]. [s.l.], 2011. Disponível em: https://www.facebook.com/Fumante-sim-e-da%C3%AD-281867858526297/info/?ta.... Acesso em: 2 fev. 2016. Documento integral em PDF: https://drive.google.com/file/d/0B4ivOg72nORyVmg2WHVmOWFBYXM/view?usp=sh...
- 6. FUMICULTURA [página eletrônica]. [s.l.], [s.n.], 2013. Disponível em: https://www.facebook.com/fumicultura/timeline. Acesso em: 1 fev. 2016.Documento integral em PDF: https://drive.google.com/file/d/0B4ivOg72nORyTm5ITXoxRW1Lb00/view?usp=sh...
- 7. PRODUTORES de fumo [página eletrônica]. [s.l.], 13 set. 2013. Disponível em: https://www.facebook.com/produtoresdefumo/timeline. Acesso em: 1 fev. 2016. Documento integral em PDF: https://drive.google.com/file/d/0B4ivOg72nORyMjVfYXFGUWotNUU/view?usp=sh...
- 8. SOUZA CRUZ [página eletrônica]. [s.l.], 2013. Disponível em: https://www.facebook.com/tabacosouzacruz/timeline?ref=page_internal. Acesso em: 1 fev. 2016. Documento integral em PDF: https://drive.google.com/file/d/0B4ivOg72nORyaHoxYkhXTFB6ajQ/view?usp=sh...
- 9. TABACO RS, SC e PR [página eletrônica]. [s.l.], 2013. Disponível em: https://www.facebook.com/Tabaco-RS-SC-PR-581969158541721/timeline?ref=pa.... Acesso em: 1 fev. 2016. Documento integral em PDF: https://drive.google.com/file/d/0B4ivOg72nORyU3FTWmtudXJOWFU/view?usp=sh...
- 10. BRIDGE STEHLI [Animais e logos de bandas de metal em caixas de cigarro]. Bridge Stehli, [s.l.], [s.d.]. Disponível em: http://bridgestehli.com/index.php?/smokemon/. Acesso em: 2 fev. 2016. Documento integral em PDF: https://drive.google.com/file/d/0B4ivOg72nORydVk3RUpmREtSbTQ/view?usp=sh...
- 11. 2SMOK - CIGARROS ELETRÔNICOS [página eletrônica]. [s.l.], [s.d.]. Disponível em: https://www.facebook.com/2SmokPT/?ref=br_rs. Acesso em: 15 fev. 2016. Documento integral em PDF: https://drive.google.com/file/d/0B4ivOg72nORyVHlPX2FLczRIcmc/view?usp=sh...
- 12. LEWIS, Helen. What should we do about sexist abuse online? The Guardian, 7 nov. 2011. Disponível em: http://www.theguardian.com/commentisfree/2011/nov/07/abusive-sexist-comm... http://www.theguardian.com/commentisfree/2011/nov/07/abusive-sexist-comm.... Acesso em: 26 nov. 2014. Documento integral em PDF: https://drive.google.com/file/d/0B0HvJttn0WXDd1pmdlcyUWZ1dHM/view?usp=sh....
- 13. GIBSON, Megan. #Mencallmethings: Twitter Trend Highlights Sexist Abuse Online. Time, Estados Unidos, 8 nov. 2011. Disponível em: http://newsfeed.time.com/2011/11/08/mencallmethings-twitter-trend-highli... http://newsfeed.time.com/2011/11/08/mencallmethings-twitter-trend-highli.... Acesso em: 26 nov. 2014. Documento integral em PDF: https://drive.google.com/file/d/0B0HvJttn0WXDUEFxYXcyRXlpck0/view?usp=sh...