Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / agricultura familiar

agricultura familiar

09/07/2021

Por decisão do Conselho Monetário Nacional u2013 CMN, que atendeu pedido da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os mais de 160.000 agricultores familiares que se dedicam a produção de fumo em regime de parceria e integração com indústrias fumageiras, podem a partir de agora, obter financiamento nas linhas de investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf...

Referência

PRONAF apóia a Reconversão das Unidades Familiares dos Produtores de Fumo. ACTBr, Rio de Janeiro; São Paulo, 3 maio 2005. Disponível em: https://actbr.org.br/post/pronaf-apoia-a-reconversao-das-unidades-famili.... Acesso em: 9 jul. 2021.

 

09/07/2021

O ex-prefeito de Rio Pardo (RS) e engenheiro florestal Fernando Schwanke será o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura no governo Bolsonaro, que assume no dia 1º de janeiro do próximo ano. A indicação dele para o cargo foi anunciada nesta quinta-feira (13) pela futura ministra da Agricultura, deputada Tereza federal Cristina (DEM/MS). Schwanke tem forte vínculos com os agricultores familiares, especialmente os produtores do fumo do Rio Grande do Sul. O município de Rio Pardo, que ele governou de 2013 a 2016, é um dos principais polos de produção de tabaco no estado. O ex-prefeito foi indicado para o cargo pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB), eleito nesta semana como presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para o próximo ano, e por outros deputados da bancada rural.

Referência

GAÚCHO comandará Secretaria de Agricultura Familiar do Mapa. Agro em Dia, Brasília, 13 dez. 2018. Disponível em: https://agroemdia.com.br/2018/12/13/gaucho-comandara-secretaria-de-agric.... Acesso em: 9 jul. 2021.

 

19/04/2021

Palestra da Afubra sobre Agricultura familiar: diversificação, produção e renda.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=aTE1vyqkQrU

 

06/10/2020

Este ano está sendo muito desafiante na agricultura. Já se teve de tudo quando o assunto é clima. E o final de semana trouxe mais um capítulo: vento muito forte. Foi tanto, em especial no sábado, em meio ao tempo instável, que vários pés de tabaco ficaram inclinados, caídos para um lado. E isso é ruim porque atrapalha a tarefa do desponte, da retirada das flores, bem como da aplicação do antibrotante, para evitar o surgimento de brotos, e inclusive na colheita, porque a planta ficará torta. Ou seja, é preciso fazer mais uma operação manual não prevista, com gasto de tempo para isso: passar na lavoura e reerguer uma por uma as plantas, isso se as raízes ainda suportarem novamente o peso. Menos mal que, pela previsão, a partir do final desta semana teremos tempo mais estável e com calor, algo fundamental, pois as plantas agora precisam de sol para se desenvolver plenamente.

Fonte: http://www.gaz.com.br/conteudos/regional/2020/10/06/171495-por_dentro_da_safra_ventania_causa_mais_estragos_na_lavoura.html.php