Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / Alliance one

Alliance one

11/10/2023

Lídia Maria Bandacheski do Prado tinha apenas 40 anos quando recebeu um laudo médico atestando que ela nunca mais poderia voltar ao trabalho. Na prática, a agricultora já sabia disso: fazia quase uma década que ela estava afastada das lavouras, incapacitada pelos efeitos de uma intoxicação crônica causada por exposição a agrotóxicos. A saúde de Lídia não vai voltar ao que era antes, mas seu caso pode ser o primeiro a resultar na responsabilização judicial da empresa fumageira que a colocou nessa situação – a Alliance One. Em 2015, assim que Lídia recebeu um laudo médico indicando que estava permanentemente incapacitada para trabalhar, ela entrou na Justiça do Trabalho com uma ação contra a empresa. O processo é longo, e a Alliance One tem feito de tudo para barrá-lo, recorrendo de cada decisão. Mas, até agora, não conseguiu.

Referência

TORRES, Raquel. Com doença degenerativa causada por agrotóxicos, ex-agricultora pode vencer processo contra multinacional. Brasil de Fato, Rio Grande do Sul, 4 out. 2023. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2023/10/04/com-doenca-degenerativa-causa.... Acesso em: 11 out. 2023.

 

24/04/2023

A Alliance One, líder do mercado de sementes de tabaco no país, anunciou investimento de R$ 5 milhões na área do Centro Global de Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias da empresa, na cidade de Passo do Sobrado, no Rio Grande do Sul. Esse dinheiro é voltado para a construção da nova planta de 750 m², que servirá para internalizar o processo de industrialização da semente do tabaco, que atualmente é terceirizado.

Referência

PRODUTORA de sementes de tabaco anuncia investimento de R$ 5 milhoes em fábrica do RS. CNN Brasil, 24 abr. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/produtora-de-sementes-de-tabaco-an.... Acesso em: 22 maio 2023.

 

01/06/2022

O projeto focou o desenvolvimento de habilidades comportamentais, por meio de conteúdos teóricos e práticos sobre liderança, comunicação, autoconfiança e relações humanas, entre outros.

Referência

JOVENS se formam em curso voltado a novas lideranças. Gaz, Rio Grande do Sul, 1 jun. 2022. Disponível em: https://www.gaz.com.br/jovens-se-formam-em-curso-voltado-a-novas-lideran.... Acesso em: 11 ago. 2023.

 

01/10/2021

Documento em formato de compilação de dados do fundo eleitoral de 2014, em que consta o registro dos parlamentares e as doações oriundas das seguintes indústrias produtivas de tabaco: Philip Morris, Alliance One e China Brasil Tabacos.

Referência

LISTA de Parlamentares que receberam contribuições segundo o website SPCE WEB- Prestação de contas Eleitorais, 2014 [compilação de dados]. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2014. 

 

16/12/2020

Após dez anos desde o início da restauração, a Casa de Cultura de Vera Cruz foi entregue de forma oficial à Administração Municipal pelo Rotory Club Vera Cruz e contou com representantes de empresas apoiadoras como Alliance One, JTI, Randon, Souza Cruz S.A. e Universal Leaf Tabacos.

Referência

FAFUNDES, Rosibel. Casa de Cultura de Vera Cruz reabre ao público em janeiro de 2021. Gaz, Rio Grande do Sul, 16 dez. 2020. Disponível em: https://www.gaz.com.br/casa-de-cultura-de-vera-cruz-reabre-ao-publico-em.... Acesso em: 14 ago. 2023.

 

26/01/2019

Eva da Silva foi ignorada mesmo depois de morta. Era 2 de fevereiro. Fazia calor. Nove e meia da manhã e o corpo da mulher pendurado numa corda no galpão de um sítio localizado no pequeno município gaúcho de Vale do Sol, a 184 quilômetros de Porto Alegre, no Vale do Rio Pardo, não fazia a menor diferença.

Os homens, um oficial de justiça e seis policiais militares, continuavam trabalhando, como se nada tivesse ocorrido. Todos apressados em atender ao pedido da fumageira Alliance One Brasil Exportadora de Tabacos Ltda., sob ordem do excelentíssimo juiz Marcelo Silva de Carvalho: tomar a produção de fumo da agricultora para o pagamento de uma suposta dívida que ela teria com a empresa.

Fonte: https://theintercept.com/2019/01/25/divida-fumo-alliance-one/

 

Documento que apresenta de forma compilada o nome dos parlamentares que receberam contribuições financeiras das indústrias de tabaco Alliance One, China Brasil Tabacos e Philip Morris. O relatório tem como fonte o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE WEB), que por sua vez, apresenta os dados referente ao ano de 2014.

Referência

LISTA de parlamentares que receberam contribuições das indústrias de tabaco (ano base 2014). [s.n.], [s.l.], 2014. Acesso em: 29 set. 2016.

 

Relatório eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral, que demonstra as doações realizadas pela indústria de tabaco Alliance One para parlamentares que se candidataram em 2014.

Referência

CONSULTA Financiamento Eleitoral e Gastos de Campanha [Alliance One].Tribunal Superior Eleitoral, Brasília, DF, 2014.Disponível em: http://inter01.tse.jus.br/spceweb.consulta.receitasdespesas2014/abrirTelaReceitasCandidato.action Acesso em: 8 jul. 2016.