
Um estudo feito pelo Instituto do Coração apontou para os principais riscos causados pelos cigarros eletrônicos, produtos vendidos ilegalmente no Brasil.
ANSIEDADE e doenças psicológicas: confira riscos do cigarro eletrônico. A Tarde, Bahia, 20 jan. 2025. Disponível em: https://atarde.com.br/saude/ansiedade-e-doencas-psicologicas-confira-ris.... Acesso em: 31 mar. 2025.

Os usuários de cigarros eletrônicos manifestam altas incidências de problemas de saúde mental, são mais jovens e apresentam sinais de dependência mais cedo do que os fumantes tradicionais. A conclusão é de uma pesquisa divulgada pelo InCor (Instituto do Coração) nesta segunda (25) a partir da análise da saliva de 417 fumantes exclusivos de cigarro eletrônico no estado de São Paulo.
CANDIDO, Marcos. 75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo. Banda B, Paraná, 26 nov. 2024. Disponível em: https://www.bandab.com.br/saude/75-dos-fumantes-de-cigarro-eletronico-so.... Acesso em: 6 jan. 2025.

Foi em 11 de setembro daquele ano que Camarini fumou seu último cigarro. Ela continuou com o acompanhamento psicológico por grupo que já vinha fazendo, mas também passou a utilizar um antidepressivo e adesivo de reposição de nicotina.
FERNANDES, Samuel. De terapia a medicação, diferentes técnicas compõem tratamento de tabagismo. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 jan. 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2024/01/de-terapia-a-medicacao-.... Acesso em: 25 mar. 2024.
ESPECIAL: TABACO E SAÚDE MENTAL
Lídia Maria Bandacheski do Prado plantou fumo dos 9 anos até o dia em que sentiu seu corpo paralisar e precisou ser carregada às pressas da lavoura para o hospital. Tinha 39 anos quando um médico lhe disse: “Você não tem mais jeito: está inválida para trabalhar”. Antes de adoecer e ser diagnosticada com uma doença neurológica para a qual não há cura, Lídia dedicou seus dias e noites à atividade econômica que toma conta de encostas isoladas na região Sul do país: o cultivo de folhas de tabaco, em um sistema de produção integrado à indústria do cigarro.
DEPRESSÃO, ansiedade e suicídios: a realidade dos que plantam tabaco no Brasil. A Pública, São Paulo, 17 jan 2022. Disponível em: https://apublica.org/2022/01/depressao-ansiedade-e-suicidios-a-realidade.... Acesso em: 1 jul 2024.