Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / bitucas de cigarro

bitucas de cigarro

05/02/2024

O Brasil apresentou na 10ª Conferência das Partes (COP10) do Convênio Marco para o Controle de Tabaco uma proposta voltada à preservação do meio ambiente. O objetivo é atualizar um dos artigos do convênio para que os países possam desenvolver mais estudos e cooperação internacional voltada ao combate do prejuízo ambiental causado pela produção do tabaco e pelo descarte das bitucas e cigarros eletrônicos no mundo.

Referência

LIMA, Bruna. Brasil lidera discussão sobre meio ambiente na COP10,conferência voltada ao controle do tabaco. Notícias.R7, Brasília, 5 fev. 2024. Disponível em: https://noticias.r7.com/brasilia/brasil-lidera-discussao-sobre-meio-ambi.... Acesso em: 19 fev. 2024.

 

07/01/2024

Em uma iniciativa pioneira no mundo, a Eslováquia anunciou um programa que pretende transformar bitucas de cigarro em asfalto para ruas e rodovias. O projeto une a Prefeitura de Bratislava, capital do país, a SPAK-EKO, companhia financiada pela indústria de cigarro (Philip Morris, British American, entre outras) para iniciativas de responsabilidade social e a EcoButt, empresa eslovaca especializada em reciclagem.

Referência

BITUCAS de cigarro se transformam em asfalto para rodovias na Eslováquia: após inaugurar primeira estrada usando o material reciclado, capital do país lançou projeto para ampliar a iniciativa. Um só Planeta, [s.l.], 7 jan. 2024. Disponível em: https://umsoplaneta.globo.com/energia/noticia/2024/01/07/bitucas-de-ciga.... Acesso em: 25 mar. 2024.

 

29/11/2022

A Prefeitura de Florianópolis, em parceria com as empresas Japan Tobacco International (JTI) e a Poiato Recicla, lançou nesta terça-feira (29) a instalação de coletores de bitucas em 10 praias e bairros do Município. Através da instalação das caixas coletoras, as bitucas terão o descarte adequado, além da realização da reciclagem do material, para posteriormente ser utilizado em itens de artesanato.

Referência

PREFEITURA de Florianópolis em parceria com empresas instalará coletoras de bitucas nas praias e bairros do Município. SChoje, 29 nov. 2022. Disponível em: https://schoje.news/2022/11/29/prefeitura-de-florianopolis-em-parceria-c.... Acesso em: 11 ago. 2023.

 

12/09/2022

Se não agirmos agora, em 10 anos, o oceano pode ter mais bitucas de cigarro do que peixes. Juntos podemos acabar com esse lixo.

Fonte: https://www.worldnoashtray.com/br/

 

03/06/2022

O município de Santa Cruz do Sul firmou uma parceria com a Japan Tobacco International (JTI) e a empresa paulista Poiato Recicla para recolher, tratar e reaproveitar bitucas de cigarro, considerado resíduo de alta complexidade, que serão utilizadas como matéria-prima para artesãos vinculados a entidades assistenciais da cidade. A iniciativa é inédita na região do Vale do Rio Pardo. “Santa Cruz do Sul já se destaca nacionalmente pela produção de tabaco. Por isso é tão importante aproveitar esse potencial econômico como exemplo ambiental, social e de desenvolvimento sustentável. Queremos trabalhar a conscientização e gerar resultados práticos, que beneficiem diretamente a população que mais precisa”, destaca a prefeita Helena Hermany.

Referência

SANTA Cruz do Sul firma parceria para transformar bitucas de cigarro em matéria-prima para artesãos. Correio do Povo, Rio Grande do Sul, 3 jun. 2022. Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/cidades/santa-cruz-do-sul.... Acesso em: 11 ago. 2023.

 

26/05/2022

Todos sabem dos malefícios do tabaco à saúde. Mas a indústria está minimizando outra séria ameaça: a destruição que causa ao meio ambiente – apenas para manter as pessoas dependentes de tabaco.

A indústria do tabaco é uma das piores poluidoras do mundo. Os cigarros são o produto plástico de uso único mais difundido na Terra.

Fonte: https://exposetobacco.org/pt/queimado-pelo-tabaco/

 

17/11/2021

No dia 03 de dezembro acontece o 2º seminário “Bitucas no Mar e na Terra”, anunciado com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais. O evento é organizado pelo coletivo Mundo SEM Bitucas (MSB) e é liderado pela mestranda Natália Zafra Goettlicher (FSP-USP), do Grupo de Pesquisas Avançadas em Inteligência Artificial no Setor Agroflorestal (LINEAR), da Unesp. O grupo também conta com integrantes do Laboratório de Oceanografia e Poluição de Ambientes Aquáticos (Lopaq) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referência

HASSELMAN, Luis Guilherme. Greenwashing de bitucas: ligaçoes perigosas no seminário bitucas no Mar e na Terra. Cetab/Ensp/Fiocruz, nov. 2021. 3p.