Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / COP 7

COP 7

09/07/2021

A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) está organizando a solenidade de posse de sua nova diretoria para o dia 25 de fevereiro. Fundada em 8 de novembro de 2013, pelo prefeito Telmo Kirst, de Santa Cruz do Sul/RS, a entidade representa e defende os interesses dos municípios produtores de tabaco dos três estados do sul do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Referência

NOVO presidente da Amprotabaco assume dia 25. Afubra, Rio Grande do Sul, 22 fev. 2016. Disponível em: https://afubra.com.br/noticias/10283/novo-presidente-da-amprotabaco-assu.... Acesso em: 9 jul. 2021.

 

04/02/2016

O presidente da Câmara Setorial do Tabaco e prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, ao lado do secretário da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e consultor da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco Romeu Schneider, anunciou a mobilização em defesa do setor do tabaco. Uma das preocupações é com a posição do governo brasileiro durante a Conferência das Partes (COP 7), que ocorrerá entre os dias 12 e 17 de novembro de 2016, na Índia.

Referência

ETGES, Edemar.Eles vão defender o tabaco em Brasília e na Índia. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 4 fev. 2016. Disponível em: http://www.folhadomate.com/noticias/local/eles-vao-defender-o-tabaco-em-brasilia-e-na-india Acesso em: 21 mar. 2016.

Fonte: http://www.folhadomate.com/noticias/local/eles-vao-defender-o-tabaco-em-brasilia-e-na-india

 

Notícia que versa sobre a 7ª Conferências das Partes (COP) e a possível participação de representantes da cadeia produtiva de tabaco. Segundo Iro Schünke, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), o país tem adotado as recomendações da COP " sem levar em conta a importância econômica e social do tabaco no País". A notícia também apresenta um verbete sobre a participação de jornalistas na COP 7 e o discursos contra a indústria do tabaco feita pela Chefe do Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, Dr. Vera Luiza da Costa e Silva.

Referência

WACHOLZ, Letícia. Viagem de incertezas. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 1 nov. 2016. Disponível em: http://www.folhadomate.com/blog/mateando/0000/viagem-de-incertezas Acesso em: 16 nov. 2016.

 

Notícia que apresenta alguns tópicos pertinentes a 7ª Conferência das Partes (COP 7). Alguns deputados gaúchos que defendem a produção do tabaco tentaram participar da conferência, sendo eles: Adolfo Brito (PP), Marcelo Moraes (PTB), Edson Brum (PMDB), Pedro Pereira (PSDB) e Zé Nunes (PT). Para o deputado Luiz Carlos Heinze (PP), os deputados tentaram participar para defender a indústria do tabaco pelo seu potencial de geração de emprego e renda. Em complemento, a Comissão de Agricultura da Câmara aprovou o requerimento solicitado pelos parlamentares Alceu Moreira (PMDB) e Heitor Schuch (PSB), no qual exigem a participação de um parlamentar, de preferência da comissão, na comitiva. Em ressalva, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB), se comprometeu a apoiar o plantio de tabaco, ao mesmo tempo em que apoia a diversificação das lavouras.

Referência

LISBOA, Edgar. Controle do tabaco. Jornal do Comércio, Rio Grande do Sul, 11 nov. 2016. Disponível em: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/11/colunas/reporter_brasilia/530870-controle-do-tabaco.html Acesso em: 17 nov. 2016.

 

Notícia em que apresenta alguns tópicos discutidos na 7ª Conferência das Partes, tais como a questão da diversificação e alguns dados econômicos considerados importantes pela indústria do tabaco, para justificar o valor da indústria do fumo no Brasil e no mundo.

Referência

KLAFKE, Sérgio. Alívio e incentivo à diversificação. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 15 nov. 2016. Disponível em: http://www.folhadomate.com/blog/sergio-klafke/0000/alivio-e-incentivo-a-diversificacao Acesso em: 17 nov. 2016.