A filial da Afubra de Venâncio Aires realizou, na noite de ontem, 29 de novembro, a Noite de Campo – cultura do Tabaco, na propriedade do associado Armindo da Rosa, localizada junto ao pórtico de entrada da cidade. Das 19h às 23h30, 550 pessoas participaram de uma extensa programação dividida em estações, onde os técnicos e agrônomos apresentaram lavouras demonstrativas, boas práticas nas lavouras, manejo de solos com ênfase na sustentabilidade, nutrição de plantas, o uso correto dos equipamentos de proteção individuais, controle biológico, híbridos de milho voltado à safrinha após o tabaco incentivando a rotação de culturas. Também parte da programação, os estandes levando informações e implementos agrícolas voltados à pequena propriedade rural.
NOITE de Campo do Tabaco reúne 550 produtores em Venâncio Aires. Afubra, Rio Grande do Sul, 30 nov. 2024. Disponível em: https://afubra.com.br/noite-de-campo-do-tabaco-reune-550-produtores-em-v.... Acesso em: 8 jan. 2025.
As táticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) envolve uma série de procedimentos em prol de promover uma imagem condizente com os preceitos morais e éticos da respectiva instituição em um determinado ambiente. Essa política praticada por inúmeros setores do ramo alimentício, extrativista, petrolífero entre outras, também é elaborada pela indústria do tabaco, seguindo um script no qual a imagem disseminada não é o espelho do que de fato é praticado pela organização. Questionamentos quanto a importância econômica, em detrimento dos malefícios do tabaco, práticas ambientais, sem mesurar os danos ambientais da respectiva plantação e envolvimento com práticas educacionais, ao mesmo tempo em que vela entrelaçamentos com o trabalho infantil na fumicultura, são processos constantes em diversos lugares do mundo.
KORNALEWSKI, Alex. Trabalho escravo na fumicultura: novas ações decorrentes de velhas práticas. Cetab/ENSP/Fiocruz, Rio de Janeiro, 5 jul. 2021.
Duas famílias foram resgatadas de condições análogas ao trabalho escravo em uma plantação de fumo na Zona Rural de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, na quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021. Conforme o Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), os agentes encontraram cinco crianças e dois adolescentes de 9 a 17 anos de idade, em situação de trabalho irregular e vivendo em locais impróprios. A propriedade rural em que eles estavam tem aproximadamente 20 hectares, cuja produção de tabaco era vendida com exclusividade para a indústria de tabaco Continental Tobaccos Alliance (CTA). Eles moravam junto aos locais de armazenamento de fumo, em instalações precárias e com condições sanitárias e de conservação ruins. A água vinha de poços não protegidos, sendo imprópria para consumo.
CRIANÇAS e adolescentes são resgatados em condições análogas ao trabalho escravo no RS. G1; RBS TV, Rio Grande do Sul, 25 fev. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2021/02/25/criancas-e-.... Acesso em: 1 mar. 2021.
CTA nasceu da Sul Continental de Tabacos, fundada em 14 de junho de 1994, e, nesse mesmo ano, firmou parceria com a G. F. Vaughan Tobacco Co. Inc., surgindo, assim, a CTA – Continental Tobaccos Alliance S/A. Em 2017, a...