Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / Expointer

Expointer

01/09/2022

A agenda ESG na cultura do tabaco foi o tema do Campo em Debate, na Expointer, na tarde dessa quarta-feira. Apesar de a sigla ser recente, destaque da COP 26, inclusive, o setor brasileiro do tabaco avalia que pode ser considerado vanguardista quando o assunto é agenda ESG. Mas não basta apenas adotar e praticar as ideias, é preciso comunicá-las. Esse é o atual desafio do setor.

Referência

COMO a pauta ESG se insere na produção de tabaco: Setor já adota práticas que fazem parte da agenda, como mostraram convidados de evento na Casa RBS. GauchaZH, Rio Grande do Sul, 1 set. 2022. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/noticia/2022/09.... Acesso em: 14 set. 2022.

 

01/09/2022

O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, recebeu o Troféu Guri na última terça-feira (30/8), em evento realizado na Casa RBS na Expointer, em Esteio (RS). A 23ª edição celebrou 12 personalidades gaúchas com destaques em suas áreas de atuação. Com apresentação dos comunicadores Andressa Xavier e Pedro Ernesto Denardin, a cerimônia também fez homenagens póstumas a David Coimbra e Armindo Antônio Ranzolin.

Criado há 24 anos, o Troféu Guri busca valorizar nomes que contribuem para o desenvolvimento do Estado e para a cultura gaúcha. A iniciativa do Grupo RBS contempla personalidades nascidas no RS e, neste ano, uma inovação: inclui aqueles que adotaram o Estado como seu lugar. Em 2022, os homenageados representam áreas como agronegócio, música, tecnologia, saúde e inovação. “Ao reconhecer o trabalho de gaúchos, por nascimento ou adoção, que são exemplo em suas áreas e inspiram outros gaúchos a fazer diferença, o Troféu Guri reafirma o posicionamento do Grupo RBS de valorizar e amplificar a voz de talentos e iniciativas relevantes do nosso Estado”, afirma o CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.

Referência

PRESIDENTE do Sinditabaco recebe Troféu Guri na Expointer. Expansão, Rio Grande do Sul, 1 set 2022. Disponível em: https://expansao.co/presidente-do-sinditabaco-recebe-trofeu-guri-na-expo.... Acesso em: 10 jul 2024.

Fonte: https://expansao.co/presidente-do-sinditabaco-recebe-trofeu-guri-na-expointer/

 

25/08/2022

A pujança da produção do tabaco pode ser reconhecida pela grandiosidade dos seus números no Brasil. Com cerca de 128 mil famílias produtoras envolvidas e com faturamento de mais de R$ 9 bilhões na safra 2021/2022, a cultura emprega no campo mais de 600 mil pessoas e gera em torno de 2 milhões de empregos indiretos. O Rio Grande do Sul, que lidera o ranking brasileiro de produção com mais de 50% do total colhido, é também pioneiro em iniciativas que fazem da fumicultura uma das atividades agrícolas mais sustentáveis do Estado. E, no ranking das exportações gaúchas dos produtos primários, só fica atrás da soja.

Referência

CADEIA produtiva de tabaco é exemplo em ações de sustentabilidade no campo. Gaúcha, Rio Grande do Sul, 25 ago 2022. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/conteudo-public.... Acesso em: 10 jul 2024.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/conteudo-publicitario/2022/08/cadeia-produtiva-de-tabaco-e-exemplo-em-acoes-de-sustentabilidade-no-campo-cl783v8dk006g018fszko4gh7.html

 

26/10/2021

Ao longo de onze anos, em diversos fóruns conduzidos publicamente e com espaço para interlocuções pela Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, Conicq, o parlamentar Marcelo Moraes, integrando diversas comitivas de representações da Indústria do Tabaco, entre dirigentes sindicais, gestores municipais, e parlamentares das três esferas de poder do Rio Grande do Sul, tem utilizado como argumento a falta de diálogo entre o Ministério da Saúde/INCA/Conicq, na condução da política de tabaco e o setor produtivo.

Referência