O Vale do Rio Pardo é conhecido pela forte atuação da indústria fumageira. Com a ajuda dos municípios da região, o estado é, atualmente, o maior produtor de fumo em folha do Brasil, e o retorno em impostos da comercialização do produto alavanca as pequenas e médias empresas instaladas. Com a necessidade de suprir e viabilizar a diversificação de negócios, dois dos principais municípios do Vale, Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, preparam a criação de novos distritos industriais para os próximos anos, enquanto cidades, como Porto Alegre, perdem protagonismo no setor.
VALE do Rio Pardo planeja a abertura de distritos industriais. Jornal do Comércio, Rio Grande do Sul, 3 set 2021. Disponível em: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/jornal_cidades/2021/09/809718.... Acesso em: 24 jun 2024.
Na manhã desta quinta-feira, 22 de julho, o programa Bom Dia Camaquã seguiu debatendo, com exclusividade, o principal tema ligado à política local nos últimos dias: o Projeto de Lei nº 12, que autoriza a doação de área pública e a concessão de incentivo empresarial à Canarana Agro Comercial do Brasil Importação e Exportação de Fumo.
FUNDO estrangeiro pode viabilizar fumageira de grande porte em Camaquã, afirma proprietário. Clic Camaquã, Camaquã, 22 jul 2021. Disponível em: https://www.cliccamaqua.com.br/politica/fundo-estrangeiro-pode-viabiliza.... Acesso em: 21 jun 2024.