Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / Giovane Wickert

Giovane Wickert

27/04/2023

Como uma entidade criada há dez anos em Santa Cruz do Sul se tornou um grupo de políticos que governam de costas para a Convenção-Quadro de Controle do Tabaco e qualquer lei que ouse colocar um freio no produto que mata 160 mil por ano no Brasil.

Referência

LISBOA, Silvia. Amprotabaco: a rede de prefeitos na defesa da indústria do fumo. O joio e o Trigo, [s.l.], 13 mar. 2023. Disponível em: https://ojoioeotrigo.com.br/2023/03/amprotabaco-rede-de-prefeitos-defesa.... Acesso em: 27 abr. 2023.

 

22/11/2021

O quarto encontro regional da Frente Parlamentar da Indústria FPI-RS, presidida pelo deputado Dalciso Oliveira (PSB), ocorreu em Santa Cruz do Sul na quinta-feira (18) e envolveu o setor produtivo da região central do Estado, que representa 6,9% do PIB gaúcho, ou seja, uma produção industrial de R$ 6,2 bilhões, e possui 3,2 mil estabelecimentos industriais. Outro dado importante é sobre a geração de emprego e renda. São 48,1 mil trabalhadores, a maioria nos setores de alimentos, couro e calçados e tabaco. Estas informações do diagnóstico da indústria na região foram apresentadas pelo economista Giovani Baggio, da Unidade de Estudos Econômicos da Fiergs, que trabalha em parceria com a Frente.

Referência

LOPES, Ramon. Setor industrial da Regiao Central apresenta demandas para FPI-RS. Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 22 nov. 2021. Disponível em: http://www.al.rs.gov.br/agenciadenoticias/destaque/tabid/855/IdMateria/3.... Acesso em: 5 jun. 2023.

 

26/10/2021

Ao longo de onze anos, em diversos fóruns conduzidos publicamente e com espaço para interlocuções pela Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, Conicq, o parlamentar Marcelo Moraes, integrando diversas comitivas de representações da Indústria do Tabaco, entre dirigentes sindicais, gestores municipais, e parlamentares das três esferas de poder do Rio Grande do Sul, tem utilizado como argumento a falta de diálogo entre o Ministério da Saúde/INCA/Conicq, na condução da política de tabaco e o setor produtivo.

Referência

 

01/10/2021

Documento em formato de compilação de dados do fundo eleitoral de 2014, em que consta o registro dos parlamentares e as doações oriundas das seguintes indústrias produtivas de tabaco: Philip Morris, Alliance One e China Brasil Tabacos.

Referência

LISTA de Parlamentares que receberam contribuições segundo o website SPCE WEB- Prestação de contas Eleitorais, 2014 [compilação de dados]. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2014. 

 

22/07/2021

A revista Perfil Socioeconômico, que a Folha do Mate publica anualmente, desde 2009, trazendo uma radiografia econômica, mostrando a infraestrutura e as oportunidades em Venâncio Aires e nos municípios da microrregião, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde, virá com inovação para o novo ciclo que inicia. A revista será precedida por painéis de debates sobre a economia local, pela rádio Terra FM e plataformas digitais da Folha e Terra. Estão programados cinco painéis, em julho, agosto, setembro, outubro e novembro, culminando com o lançamento da revista no quinto painel, em 30 de novembro.
Os temas definidos para os debates terão participação de lideranças políticas, empresariais e profissionais.

26/10: Tabaco: relevância social e econômica – Vai tratar do principal produto de economia local e regional

Referência

CICLO de debates Gente & Negócios. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 22 jul 2021. Disponível em: https://folhadomate.com/opiniao/colunistas/sergioklafke/ciclo-de-debates.... Acesso em: 24 jun 2024.

Fonte: https://folhadomate.com/opiniao/colunistas/sergioklafke/ciclo-de-debates-gente-negocios/

 

11/11/2020

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma audiência pública para discutir a possível inserção de novos produtos de tabaco no mercado brasileiro, como os cigarros eletrônicos e dispositivos de tabaco aquecido. Esses produtos, considerados estratégicos para o futuro do setor, têm a venda proibida no Brasil. Lideranças ligadas ao setor já se mobilizam para ir ao encontro. Segundo o prefeito de Venâncio Aires e membro da diretoria da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Giovane Wickert, a ideia é adotar uma posição de defesa dos novos produtos.

Referência

SILVA, Cristiano. Setor se mobiliza pela inserção dos cigarros eletrônicos no mercado: Lideranças buscam a liberação destes produtos, considerados menos nocivos. Assunto será tema de audiência da Anvisa. Gaz, Rio Grande do Sul, 25 jul. 2019. Disponível em: http://www.gaz.com.br/conteudos/regional/2019/07/25/150605-setor_se_mobi.... Acesso em: 25 nov. 2020.

 

25/05/2020

Indústrias podem operar com 100% da capacidade, desde que utilizem o sistema Implay Saúde, plataforma que promove controle, redução de impacto e a prevenção da Covid-19 e outras infermidades. 

Fonte: https://folhadomate.com/noticias/com-novo-decreto-industrias-podem-operar-com-100-da-capacidade-em-venancio-aires/

 

13/03/2020

O Prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, cumpriu compromissos, nesta sexta-feira, 13, na cidade vizinha, Santa Cruz do Sul. Durante a manhã, o Gestor participou de Assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), realizada na sede do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Em pauta, foram discutidos, principalmente, os assuntos do período da estiagem e medidas contra o coronavírus.

Fonte: https://www.venancioaires.rs.gov.br/noticias/03-2020/2367-prefeito-cumpre-agenda-comcisvale-e-sinditabaco

 

Referência

Deputado Estadual

Recebeu doação da indústria do tabaco China Brasil Tobacco e Philip Morris. Disponível em: http://tabaco.ensp.fiocruz.br/sites/default/files/000698e1_0.pdf e http://tabaco.ensp.fiocruz.br/sites/default/files/000700e1_0.pdf