A Japan Tobacco International (JTI), fabricante de cigarros que vende no Brasil as marcas Camel e Winston, começa a fabrica nesta segunda-feira (dia 11) o cigarro de palha da marca Natural American Spirit (NAS) para venda no mercado brasileiro.
BOUÇAS, Cibele. Japan Tobacco vai produzir cigarro de palha no Brasil. Valor, Sao Paulo, 11 jan. 2021. Disponível em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/01/11/japan-tobacco-vai-pr.... Acesso em: 5 jun. 2023.
Guilherme Silva foi nomeado diretor geral da Japan Tobacco International (JTI) para os mercados da Ibéria, um cluster que inclui os mercados de Portugal, Espanha, Andorra e Gibraltar.
A empresa japonesa é a companhia de tabaco que mais cresce neste cluster, mercado onde recentemente atingiu a sua quota recorde (25,2%).
Guilherme Silva sucede a Tom Osborne como líder de uma equipa de mais de 750 profissionais que trabalham nas fábricas, departamentos comerciais e escritórios dos mercados deste cluster. Com mais de 15 anos de experiência na companhia, chega a Madrid vindo de Genebra, sede multinacional, onde ocupava o cargo de vice-presidente de marketing e vendas para a região da Europa Ocidental, desde 2018.
GUILHERME Silva é o diretor geral da Japan Tobacco International na Ibéria. Grande Consumo, Lisboa, 15 set 2020. Disponível em: https://grandeconsumo.com/guilherme-silva-e-o-diretor-geral-da-japan-tob.... Acesso em: 12 jun 2024.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 108 milhões de crianças, ou 70% das crianças envolvidas em trabalho infantil, estão concentradas principalmente na agricultura. Destes, acredita-se que muitos milhões estejam envolvidos no cultivo de tabaco. A OIT afirma que nas comunidades carentes empobrecidas, o trabalho infantil é desenfreado e que esse problema aumentou em alguns países onde a produção de tabaco aumentou. A Japan Tobacco International (JTI) e um grupo de frente da indústria, a Fundação ECLT concedeu doações de US $ 15,4 milhões à OIT, ostensivamente para tratar do trabalho infantil em seis países produtores de tabaco. Esses programas fazem parte dos programas de responsabilidade social corporativa e fazem pouco para resolver os problemas profundamente enraizados que os agricultores enfrentam, que estão ligados à própria indústria. A OIT continua sendo a única agência da ONU que ainda colabora com a indústria do tabaco. Apesar da crescente pressão para cortar os laços com a indústria do tabaco, o Conselho Diretor da OIT adiou a decisão de fazer isso três vezes, empurrando-a de volta para novembro deste ano.
HEFLER, Marita. Ending child labour in tobacco production by 2025: the tobacco industry is the problem, not part of the solution.Blog Tobacco Control, [s.l], 12 jun. 2018. Disponível em: https://blogs.bmj.com/tc/2018/06/12/ending-child-labour-in-tobacco-production-by-2025-the-tobacco-industry-is-the-problem-not-part-of-the-solution/ Acesso em: 1 jul. 2018.
O diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, irá propor que a indústria do tabaco deixe de financiar os programas da entidade contra o trabalho infantil, sugerindo meios alternativos para que esses esforços possam ser mantidos no futuro.
OIT propõe fim de apoio de tabacarias em luta contra trabalho infantil. UOL, [s.l.], 9 mar. 2018. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/efe/2018/03/09/oit-propoe-fim-de-apoio-de-tabacarias-em-luta-contra-trabalho-infantil.htm Acesso em: 25 jun. 2018.
Produtores, escolas e parceiros do programa Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação (Arise), uma parceria Público Privada entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Japan Tobacco International (JTI) e a Winrock International , receberam no fim de abril o Diretor da OIT no Brasil, Peter Poschen, e a representante da OIT em Porto Alegre, Márcia Soares.
OIT fomenta ações para erradicação do trabalho infantil no Rio Grande do Sul. OIT, Brasília, 11 mai. 2016. Disponível em: http://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_480357/lang--pt/index.htm Acesso em: 25 jun. 2018.
Lista de membros da comissão científica das empresas BAT e B&W.
MEMBERS of scientific commission: october 1992-1994. British American Tobacco, Inglaterra, out. 1994.Disponível em: https://idl.ucsf.edu/tobacco/docs/#id=ghbh0211 Acesso em: 13 jan. 2016.