Protocolo assinado na tarde desta quinta-feira (06) garante reajuste médio não linear de 10,1% na variedade Virgínia e de 5,19% na variedade Burley
JTI e representação dos produtores assinam acordo para reajuste no preço do tabaco pelo quarto ano consecutivo. Notícias Agrícolas, Rio Grande do Sul, 6 fev. 2025. Disponível em: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/agronegocio/393842-jti-e-r.... Acesso em: 14 abr. 2025.
A Japan Tobacco International (JTI) anuncia a abertura de vagas para a Safra 2025 na sua unidade de compra e processamento de tabaco em Santa Cruz do Sul (RS). As oportunidades são voltadas a profissionais que desejam atuar no período de safra, em diferentes etapas do beneficiamento de tabaco, reforçando o compromisso com o desenvolvimento econômico da região.
JTI abre vagas para Safra 2025 em Santa Cruz do Sul. Rádio Santa Cruz, Rio Grande do Sul, 13 nov 2024. Disponível em: https://portalradiosantacruz.com.br/jti-abre-vagas-para-safra-2025-em-sa.... Acesso em: 16 dez 2024.
Aconteceu nesta segunda-feira, 19, na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul (RS), o primeiro encontro entre a comissão representativa dos produtores de tabaco e empresas fumageiras, para definir o preço do tabaco para a safra 2022/2023. O encontro terminou sem acordo e uma nova rodada de reuniões deve acontecer no mês de janeiro. Segundo a Afubra, duas empresas fumageiras foram recebidas individualmente e apenas a JTI propôs um reajuste sobre a tabela de preços da safra passada, aquém da variação do custo de produção. A BAT não apresentou proposta. A proposta das entidades, neste primeiro encontro, foi a variação do custo de produção mais cinco pontos percentuais para a lucratividade do produtor.
STAFIN, Isabel. Primeira rodada de reuniões sobre preço do tabaco termina sem acordo. JMais, Rio Grande do Sul, 20 dez. 2022. Disponível em: https://www.jmais.com.br/primeira-rodada-de-reunioes-sobre-preco-do-taba.... Acesso em: 11 dez. 2024.
Raul da Silva, de 32 anos, vive em uma propriedade rural no interior de Paraíso do Sul (RS). Ali, o agricultor chegou a plantar cem mil pés de tabaco. Afinal, a cultura é predominante em toda a região central do Rio Grande do Sul e o produtor iniciou a trajetória no campo, seguindo o destino seguro que lhe foi prometido, assim como a tantos outros moradores locais. Quando pensou em diversificar por meio de produção de leite, esbarrou na seca e no baixo preço. Foi assim que ele desistiu e retornou para o tabaco, plantando, atualmente, vinte mil pés a mais do que antes. “A gente tem que ter coragem pra ficar”, diz.
WEISE, Angélica. Sofrimento para agricultores, abraços aos ‘amigos’, tabaco é problema social no Rio Grande do Sul. O joio e o Trigo, [s.l.], 29 jun. 2023. Disponível em: https://ojoioeotrigo.com.br/2023/06/sofrimento-para-agricultores-abracos.... Acesso em: 29 nov. 2024.
Embora os números oficiais finais da 39ª Oktoberfest ainda não tenham sido contabilizados, a festa encerra neste domingo, 27, em Santa Cruz do Sul, com um recorde de tempo bom. Os dias ensolarados e de temperatura agradável foram maioria de 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro e contribuíram decisivamente para o fluxo de visitantes no parque e também na cidade, nos três desfiles temáticos realizados no centro da cidade. “Sem dúvida, um ano atípico e muito positivo em termos de clima, o que permitiu que o parque estivesse cheio na maioria dos dias e noites. Foram meses de muito trabalho e dedicação para que a festa proporcionasse uma boa experiência aos visitantes e acreditamos que este objetivo foi alcançado. Só temos a agradecer a todos que contribuíram para o sucesso da 39ª Oktoberfest”, destacou o presidente da Assemp, Ricardo Bartz.
FIM de semana ensolarado fecha 39ª Oktoberfest com chave de ouro. Olá Jornal, Rio Grande do Sul, 27 out. 2024. https://olajornal.com.br/fim-semana-ensolarado-fecha-39a-oktoberfest-com.... Acesso em: 14 abr. 2025.
Reconhecida como Great Place to Work Brasil, Top Employer Global e GES (Global Equality Standard), empresa investe em estratégias que oferecem benefícios que se destacam no mercado vão além das exigências legais.
JTI atrai e retém talentos com benefícios além da CLT. Valores do RS, Rio Grande do Sul, 13 set. 2024. Disponível em: https://valoresdors.com.br/noticias/jti-atrai-e-retem-talentos-com-benef.... Acesso em: 14 abr. 2025.
Highlights with topics considered important with the aim of promoting debates and decision-making in the field of tobacco control. In this edition, the agenda is about: Philip Morris - 50 Years of "Transformation"?; Postponement of COP10 and MOP3; Challenges in Tobacco Diversification; Demystifying the Tobacco Industry and Smoking ESG: The Tobacco Industry and the reality behind the Curtain.
KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; BARATA, Danielle; HASSELMANN, Luis Guilherme; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, nov. 2023. Acesso em: 24 nov. 2023.
Folheto com os tópicos considerados de destaque com o intuito de promover debates e tomadas de decisão no âmbito do controle do tabaco. Nesta edição, a pauta versa sobre: Philip Morris - 50 Anos de "Transformação"?; Adiamento da COP10 e MOP3; Desafios na Diversificação do Tabaco; Desmistificando a Indústria do Tabaco e Fumando ESG: A Indústria do Tabaco e a realidade por trás da Cortina.
KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; BARATA, Danielle; HASSELMANN, Luis Guilherme; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, nov. 2023. Acesso em: 24 nov. 2023.
A Comissão Representativa dos produtores de tabaco, marcou para segunda-feira, dia 19 de dezembro, na sede da Afubra em Santa Cruz do Sul/RS, reunião para a definição do preço do tabaco, safra 2022/2023.
PROGRAMA da Afubra, dia 17 de dezembro de 2022. Afubra, Rio Grande do Sul, 17 dez 2022. Disponível em: https://afubra.com.br/noticias/11900/programa-da-afubra-dia-17-de-dezemb.... Acesso em: 27 nov 2024.
Assim como vários fumicultores do sul do Brasil, os Weber trabalham para a China Brasil Tabacos, o braço local da maior companhia de tabaco do planeta, a China National Tobacco Corporation. É a folha do tipo Virgínia, que cresce principalmente em lavouras do Rio Grande do Sul, que dá aroma e sabor aos cigarros produzidos pela estatal chinesa e abastece o maior mercado consumidor do mundo.
HOFMEISTER, Naira. "É Quase escravo": Dívidas e doenças: É assim que o Brasil produz o fumo da China Tabacos, maior fabricante de cigarros no mundo . The Intercept Brasil, [s.l.], 22 jun. 2021. Disponível em: https://theintercept.com/2021/06/22/china-tabacos-dividas-exaustao-doenc.... Acesso em: 23 jun. 2021.