Grande interessada na permissão dos DEFs, a indústria do tabaco tem apostado no patrocínio de “conteúdo de marca”, os famosos “publis”, em grandes sites jornalísticos para tentar influenciar políticos e a opinião pública. Ao menos 10 veículos já publicaram textos pagos por duas das principais fabricantes de cigarro do mundo, que também patrocinaram eventos e lives favoráveis à regulação.
OLIVEIRA, Rafael; SCOFIELD, Laura; FEIFEL, Bianca. Imprensa promove vapes em “publis” pagas pela indústria do tabaco: Dez veículos publicaram “branded content” pagos pela BAT e Philip Morris defendendo dispositivos eletrônicos para fumar. A Pública, [s.l.], 5 dez. 2023. Disponível em: https://apublica.org/2023/12/imprensa-promove-vapes-em-publis-pagas-pela.... Acesso em: 29 jan. 2024.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta 5ª feira (23.nov.2023) que fará uma reunião pública para discutir o futuro da legislação sobre o cigarro eletrônico no Brasil em 1º de dezembro. Desde 2009 o vape é proibido no país, mas seu consumo se massificou nos últimos anos, com estudos que chegaram a apontar 2 milhões de usuários. Eis a íntegra da convocação para a reunião.
Reunião promovida pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, em prol de discutir sobre os seguintes pontos: o papel do Consagro e das Câmaras Setoriais na nova Gestão do Mapa - Helinton Rocha/CGAC/DEP/SPA/Mapa; PL nº 769 - Moção proposta pela Coopersac - Marcos Souza/Coopersac e Romeu Schneider/Afubra; Lei Kandir - Carlos Galant/Abifumo; Consequências da reforma da Previdência sobre o meio rural - Cristiano Zaranza/IPA/FPA; Programação Nacional de Diversificação de Áreas Cultivadas com Tabaco e assuntos gerais.
CÂMERA SETORIAL DA CADEIA PRODUTIVA DO TABACO. Reunião Ordinária n. 59. Brasília, 17 abr. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/camaras-setoriais-tematica.... Acesso em: 9 jul. 2021.
O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) participou nesta quarta-feira, 16 de setembro, de conferência virtual promovida pela Frente Parlamentar da Agricultura Familiar da Câmara dos Deputados para debater a reforma tributária. A proposta de alterações na legislação afeta diretamente o setor, com o aumento dos tributos sobre a venda e produção do produto e derivados no país.
Diretor de Assuntos Científicos e Regulatórios da BAT Brasil e Conselheiro da ABIFUMO
Chefe de Relações Científicas e Regulatórias da BAT Brasil
https://www.poder360.com.br/tag/lauro-anhezini-jr/
https://www.poder360.com.br/congresso/proibir-cigarros-eletronicos-no-br...