
As empresas de tabaco não estão desistindo de fisgar a próxima geração de fumantes—elas continuam direcionando o marketing de cigarros para os jovens, não importa o quanto o neguem. Mas, agora, elas também estão mirando os jovens com produtos novos e viciantes, como cigarros eletrônicos e produtos de tabaco aquecidos. Desenhos elegantes, sabores de doces, lojas de varejo estilosas, influenciadores de mídias sociais e patrocínios esportivos são todos parte da estratégia moderna da indústria para atrair jovens usuários ao vício. Elas dizem que esses produtos eletrônicos são mais seguros. Assim como disseram que os cigarros filtrados e “light” eram mais seguros, embora as evidências acabaram por provar que eles não eram menos prejudiciais do que os cigarros normais.
VÍCIO moderno: fisgando a próxima geração. STOP, [s.l.], 2025. Disponível em: https://exposetobacco.org/pt/vicio-moderno/. Acesso em: 12 maio 2025.

No Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) chama os jovens das Américas a reconhecer, expor e resistir às táticas enganosas usadas pela indústria do tabaco e seus aliados para recrutar clientes mais jovens – o que resulta em milhões de vidas perdidas.
OPAS pede que jovens resistam às táticas enganosas da indústria do tabaco. OPAS, 29 maio 2020. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/85897-opas-pede-que-jovens-resistam-%C3%A0s-.... Acesso em: 12 maio 2025.