Com a gestão marcada pelo enfrentamento contra o que rotulou ativismo anti-tabaco, o ex-prefeito de Rio Pardo (RS) e engenheiro florestal, Fernando Schwanke, deixou o cargo de secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, para assumir a diretoria de Projetos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com sede em San Jose, na Costa Rica. O órgão é ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA). Na nova função, Schwanke estará bastante a vontade, já que a Costa Rica dispõe entre seus “cultivos industriales” o tabaco, e que o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) tem no tabaco uma de suas especialidades.
OCTAVIO, Alexandre. Secretário de agricultura familiar defensor da agroindústria do tabaco deixa cargo e assume diretoria na OEA. Cetab/ENSP/Fiocruz, Rio de Janeiro, 9 jul. 2021.
Notícia que apresenta, conforme dados informados pelo Fernando Schwanke, ganhos economicos para o país, no quesito da agricultura familiar. Contudo, o discurso omite dados quanto aos problemas de trabalho escravo, os malefícios da produção do tabaco na esfera da Saúde Pública e o prejuízo econômico provocado no mesmo setor citado.
SILVA, Cristiano. “Foi um prêmio poder contribuir com meu país”, diz ex-secretário de Agricultura Familiar. Gaz, rio Grande do Sul, 30 jun. 2021. Disponível em: https://www.gaz.com.br/foi-um-premio-poder-contribuir-com-meu-pais-diz-e.... Acesso em: 9 jul. 2021.
A Organização dos Estados Americanos é o mais antigo organismo regional do mundo. A sua origem remonta à Primeira Conferência Internacional Americana, realizada em Washington, D.C., de outubro de 1889 a abril de 1890. Esta reunião resultou na criação da...