Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / pandemia

pandemia

12/07/2021

Acusada de tornar uma geração de adolescentes dependentes de nicotina e, com isso, causar uma epidemia no consumo de cigarros eletrônicos entre este público nos Estados Unidos, a fabricante Juul assinou um acordo de 40 milhões de dólares (cerca de 209 milhões de reais na cotação de hoje) para encerrar uma ação judicial proposta pelo Procurador-geral do Estado da Carolina do Norte. 

O valor deve ser pago ao longo dos próximos seis anos e será destinado a programas de prevenção e apoio à cessação do uso de cigarros eletrônicos, além de pesquisas sobre os efeitos destes dispositivos. Pelo termo, a empresa ainda se compromete a alterar algumas de suas práticas de negócio para evitar atrair jovens ao consumo, como restrições de marketing, de acesso e de uso de sabores.

A ação foi proposta em 2019 com a alegação de que a companhia projetou, promoveu e vendeu cigarros eletrônicos para atrair jovens, levando a percepções errôneas sobre a potência e o perigo da nicotina em seus produtos. Documentos internos da empresa usados na ação ficarão públicos a partir de julho de 2022, o que vai aumentar a transparência sobre as estratégias de marketing da fabricante.

Fonte: https://actbr.org.br/post/fabricante-de-cigarro-eletronico-tera-que-pagar-u40-milhoes-por-causar-pandemia-nos-eua/18957/

 

27/04/2021

Um dos setores mais importantes da economia de Santa Cruz do Sul, a indústria fumageira nunca chegou a interromper suas atividades em função da pandemia, mas teve de transformar drasticamente a rotina de trabalho para adaptar-se aos protocolos de distanciamento e higiene exigidos pelo Poder Público. A Gazeta do Sul conversou com quatro das principais empresas do ramo e foi conhecer uma das usinas de processamento de tabaco para ver de perto como essas mudanças funcionam na prática.

Referência

 

23/04/2021

A pandemia da Covid-19 não impediu que as sementes para o Programa Bolsa de Sementes fossem coletadas. As escolas parceiras do Projeto Verde é Vida, mantido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), mesmo com o ensino remoto, incentivaram alunos, pais e professores para, adotando todas as medidas de segurança e preservação à saúde, coletarem as sementes. O resultado -  428,652 quilos de sementes nativas coletadas em 2020 -, foram divulgados hoje, 23 de abril, durante uma live transmitida pelo canal oficial do youtube da Afubra youtube.com/afubra66

Referência

BOLSA de Sementes coleta 428 quilos de sementes nativas em 2020. Afubra, Rio Grande do Sul, 23 abr 2021. Disponível em: https://afubra.com.br/noticias/11535/bolsa-de-sementes-coleta-428-quilos.... Acesso em: 14 jun 2024.

Fonte: https://afubra.com.br/noticias/11535/bolsa-de-sementes-coleta-428-quilos-de-sementes-nativas-em-2020.html

 

12/04/2021

Pesquisa realizada na Unoeste tem apoio da Fapesp e reforça a importância de programas especializados para tratamento do tabagismo

À frente da pesquisa: Bruna Medina, aluna da Fisioterapia, com a professora doutora Ana Paula Freire (Foto: Ector Gervasoni)

Será que a pandemia da Covid-19 alterou o perfil do consumidor de tabaco e derivados, como cigarrilhas, narguilé, entre outros? Esse é o questionamento da pesquisa realizada na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), envolvendo os cursos de Fisioterapia e Medicina dos campi de Presidente Prudente e Guarujá. Apesar de o tabagismo ser fator de risco para infecção e complicações da Covid-19, dentre os resultados do estudo estão: 44,26% reportaram aumento do consumo e a pandemia não foi um fator decisivo para os entrevistados abandonar o cigarro. Constatações que reforçam a importância de programas especializados para tratamento do tabagismo, assim como o já realizado na universidade.

Referência

ESTUDO traz dados sobre consumo de tabaco na pandemia. SEGS, São Paulo, 12 abr 2021. Disponível em: https://www.segs.com.br/educacao/284578-estudo-traz-dados-sobre-consumo-.... Acesso em: 17 jun 2024.

Fonte: https://www.segs.com.br/educacao/284578-estudo-traz-dados-sobre-consumo-de-tabaco-na-pandemia#ath

 

13/03/2021

A Prefeitura Municipal de Uberlândia recebeu doações de ventiladores pulmonares, cestas básicas e monitores multiparâmetros. Os equipamentos vão contribuir para o tratamento de pacientes da Covid-19 internados nas unidades de saúde da cidade.

As doações foram feitas pelas empresas Souza Cruz, Frigorífico Confiança, Ecovias do Cerrado e Eco050, Moinho Sete Irmãos, Planaltos Ovos e Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Aelo Tap).

Fonte: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2021/03/13/prefeitura-de-uberlandia-recebe-doacao-de-empresas-para-o-tratamento-da-covid-19.ghtml

 

10/03/2021

A Prefeitura de Uberlândia recebeu, na tarde desta quarta-feira (10), a doação de 40 monitores multiparâmetros por parte da BAT Brasil (Souza Cruz). Os equipamentos ajudarão a rede municipal no enfrentamento ao coronavírus e 5 deles foram entregues hoje ao prefeito Odelmo Leão, em seu gabinete, pelo Diretor-adjunto, Alberto Kauer, pelo médico da empresa, Dr. Leonel Ricardo de Andrade, e pela gerente de EHS, Valéria Souza. Os outros 35 monitores serão doados e entregues ao longo do mês de março, totalizando assim os 40 equipamentos repassados para o esforço contra a pandemia.

Referência

PREFEITURA recebe doação de monitores multiparâmetros da Souza Cruz. Uberlândia.MG, 10 mar. 2021. Disponível em: https://www.uberlandia.mg.gov.br/2021/03/10/prefeitura-recebe-doacao-de-.... Acesso em: 11 ago. 2023.

 

27/02/2021

A piora drástica nos índices de contaminação por Covid-19 em todo o Rio Grande do Sul e a pressão exercida sobre as estruturas de atendimento em hospitais e instituições da área da saúde, bem como os reflexos sobre o comércio, os serviços e a economia em geral, mobilizam quatro organizações para uma campanha de conscientização. Em parceria entre Philip Morris Brasil (PMB) e Gazeta Grupo de Comunicações, com apoio de Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), começa neste final de semana uma ampla ação de alerta e esclarecimento à população, em rádio, jornal e portal.

Referência

CAMPANHA contra a Covid-19 reforça a necessidade de prevenção. Gaz, Rio Grande do Sul, 27 fev. 2021. Disponível em: http://www.gaz.com.br/conteudos/regional/2021/02/27/177027-campanha_cont.... Acesso em: 11 ago. 2023.

 

22/12/2020

Artigo de opinião de TÂNIA CAVALCANTE E ANA CRISTINA PINHO, As duas pandemias.

Referência

 

24/11/2020

Neste cenário, foi firmada uma parceria entre a Philip Morris e a prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), que já realizava campanhas de conscientização nas redes sociais para potencializar a mensagem na comunidade. A campanha de enfrentamento à violência doméstica foi direcionada primeiramente aos bairros mais vulneráveis, onde o índice de violência é maior. A ação consistiu na distribuição de cerca de mil cartazes de conscientização com a frase “Fique em casa, mas não sofra calada”, além do direcionamento aos canais de denúncia 156 e 180.

Fonte: https://movimentomulher360.com.br/praticas/philip-morris-cria-campanha-de-conscientizacao-sobre-violencia-domestica-durante-a-pandemia/

 

11/11/2020

Relatório da Associação Médica Brasileira sobre DEFs. Informações sobre os perigos dos cigarros eletrônicos e novos produtos de tabaco.

Referência

RELATÓRIO da Associação Médica Brasileira sobre DEFs. AMB, São Paulo, 11 nov 2020. Disponível em: https://amb.org.br/cigarro-eletronico. Acesso em: 12 jun 2024.

 

Páginas