Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / Philip Morris Internacional

Philip Morris Internacional

28/04/2025

Arriving in Germany, visitors are immediately confronted with the social acceptability of smoking. Even in the international airport at Frankfurt, one of the first German airports to ban smoking, authorities re-established “restricted” but open smoking areas, so that passengers are continuously exposed to environmental tobacco smoke.

Referência

MARTINA, Poetschke-Langer; SCHUNK, Susanne. Germany: tobacco industry paradise. Tobacco Control, 2001, v. 10, p. 300-303. Disponível em: https://tobaccocontrol.bmj.com/content/tobaccocontrol/10/4/300.full.pdf. Acesso em: 28 abr. 2025.

 

28/04/2025

Background Singapore has implemented plain packaging, a measure that strips all colours, logos and branding elements from tobacco packs. In other countries, tobacco companies responded to plain packaging with a variety of marketing tactics. Our goal was to describe the tobacco industry’s marketing adaptations to Singapore plain packaging. Methods Qualitative analysis of 378 cigarette packs sampled from Singapore retailers in March 2019, March 2020 and January 2021, 12 months prior to, 2weeks prior to and 6months after plain packaging phase-in, respectively. For each pack, we collected descriptive information on the brand and variant name, pack and stick dimensions, pack shape, differentiating features and distinctive scents, as well as photographic data of the pack, cigarette sticks and any distinct features. We used the March 2019 collection as our baseline dataset, and March 2020 and January 2021 collections as comparison datasets to examine changes in tobacco marketing strategies just before and after plain packaging phase-in. Results Around Singapore’s plain packaging phasein, tobacco companies launched variants with flavour capsules, novelty filter features and new flavours and used more descriptive variant names reflecting the variant’s colour coding or market positioning. Tobacco companies revamped some existing variants, often with Japanese marketing themes to convey a more premium product image. After plain packaging, tobacco companies used longer packs and variations in stick length, filter length and foil texture to further differentiate products. Conclusions Following plain packaging in Singapore, tobacco companies rely increasingly on nomenclature and the cigarette stick itself to market and differentiate products

Referência

EIJK, Yvette van der; YANG, Adonsia Yating. Tobacoo Control, 2022, v. 31, p. 744–749. Disponível em: https://tobaccocontrol.bmj.com/content/tobaccocontrol/31/6/744.full.pdf. Acesso em: 28 abr. 2025.

 

28/04/2025

A Philip Morris International (PMI) gastou milhões de dólares para dizer ao público que deseja alcançar um “mundo sem fumo”. Pesquisadores da STOP analisaram essa afirmação e fizeram duas perguntas: 1. As ações da PMI correspondem a sua retórica? 2. Devemos confiar na PMI para reduzir os danos da epidemia de tabagismo que ela causou? Por meio de nossa extensa pesquisa de informações publicamente disponíveis, dados de analistas do setor e documentos corporativos, concluímos que a PMI está viciando as pessoas em seu produto IQOS porque seu negócio de cigarros está sob ameaça. A sobrevivência da empresa depende de fisgar uma nova geração de usuários, incluindo jovens, em seus produtos.

Referência

VÍCIO a qualquer custo: Verdade sobre a Philip Morris International. STOP, [s.l.], 2025. Disponível em: https://exposetobacco.org/pt/vicio-a-qualquer-custo/. Acesso em: 12 maio 2025.

 

27/11/2024

No relatório entregue à Comissão Europeia, Mário Draghi afirma: “A única forma de responder a este desafio [impulsionar a competitividade das economias europeias e garantir a geração de prosperidade, defendendo a paz e as democracias] é crescer e tornarmo-nos mais produtivos, preservando os nossos valores de igualdade e inclusão social. E a única forma de nos tornarmos mais produtivos é a Europa mudar radicalmente.” O ex-Primeiro-Ministro italiano e antigo presidente do Banco Central Europeu sugere que será necessário investir massivamente e incentivar a inovação como nunca antes – algo que as empresas já defendem há muito tempo. A autoridade de Draghi é crucial para lançar esta discussão entre os decisores políticos europeus, apesar do pessimismo sobre as condições político-regulatórias para um investimento rápido.

Referência

NICO, Marcelo. XXXVIII Barómetro Executive Digest: Marcelo Nico, Tabaqueira: A análise de Marcelo Nico, Director-geral da Tabaqueira. Executive Digest, Portugal, 8 nov. 2024. Disponível em: https://executivedigest.sapo.pt/barometros/xxxviii-barometro-executive-d.... Acesso em: 10 jan. 2025.

 

25/11/2024

Num universo de cerca de 15 mil empresas aferidas a nível mundial, apenas 1,3% está a envidar esforços de adaptação perante os três desafios ambientais da atualidade - clima, desflorestação e segurança da água -, refere o Carbon Disclosure Project (CDP), a organização sem fins lucrativos que gere o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões.
 

Referência

DIAS, Sónia Santos. Apenas 1,3% das empresas com total transparência sobre ação ambiental. Jornal de Negócios, Portugal, 15 dez. 2022. Disponível em: https://www.jornaldenegocios.pt/sustentabilidade/ambiental/detalhe/apena.... Acesso em: 16 dez. 2024.

 

29/08/2022

"O Consumer Choice Center (CCC) é uma organização de lobby dos EUA com sede em Washington DC. Foi criado como sem fins lucrativos em fevereiro de 2017 e aprovado para isenção de impostos em 2019, com base no fato de ser um bem-estar social organização.1 Tem escritórios nos Estados Unidos, Canadá e União Europeia (UE).2 Em março de 2022, não havia apresentado nenhum retorno financeiro às autoridades dos EUA.1 A CCC declarou que faz lobby contra regulamentações governamentais "paternalistas" ,3 abrangendo "políticas alimentares e agrícolas, imposto sobre gordura/açúcar, imposto sobre refrigerantes, rotulagem de alimentos, assistência médica e redução de danos, iniciativas comerciais (TTIP/TTP), regulamentos de transporte e aviação".4 Ele se descreve como um "grupo de defesa do consumidor ” e um “movimento de base”5 que “representa consumidores em mais de 100 países”.6".

Referência

CONSUMER Choice Center. Tobacco Tactics, Reino Unido, 26 jul. 2022. Disponível em: https://tobaccotactics.org/wiki/consumer-choice-center/. Acesso em: 29 ago. 2022.

 

07/09/2020

Com objetivo de debater a importância da redução de danos para fumantes, a Philip Morris Brasil realizou um painel online com jornalistas, nesta quarta-feira, 09. O webinário intitulado Redução de Danos e Tabagismo contou com especialistas brasileiros e internacionais que abordaram ainda as últimas evidências científicas sobre produtos de tabaco sem combustão e a sua interface com a redução de danos. O evento buscou demonstrar as evidências científicas que apoiam os produtos livres de combustão como melhores opções para os adultos fumantes que, de outra forma, continuariam a fumar. Além disso, como a ciência pode direcionar as políticas de saúde pública para o tabaco e a nicotina e a decisão da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) que concluiu que o sistema de tabaco aquecido da Philip Morris Internacional (PMI) é fundamentalmente diferente do cigarro.  

Referência

PHILIP Morris realiza painel sobre redução de danos e tabagismo. OláJornal, Rio Grande do Sul, 9 set. 2020. Disponível em: http://olajornal.com.br/philip-morris-realiza-painel-sobre-reducao-de-da.... Acesso em: 29 ago. 2022.

 

05/11/2013

A Imperial Tobacco, Philip Morris International e British American Tobacco enfrentamqueda nas vendas, devido a regulamentação governamental. Em contrapartida, aImperial Tobacco lança reduz custos e lança cigarro eletrônico para tentar evitar quedasmaiores. Alison Cooper, presidente-executiva da Imperial, afirma que o crescimentoserá modesto mesmo adotando a política de corte e lançamento de novos produtos.

Referência

GELLER, Martinne. Imperial Tobacco lança cigarro eletrônico para conter quedas.Exame, São Paulo, 5 nov. 2013. Disponível em:http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/imperial-tobacco-lanca-cigarro-eletronico-para-conter-quedas Acesso em: 3 mar. 2015.