
Depois dos cigarros eletrônicos, um novo produto da indústria do tabaco vem ganhando popularidade, especialmente entre os mais jovens: os sachês de nicotina, também conhecidos como “pouches”. Apesar de ilegais no Brasil, esses produtos, que adotam estratégias de marketing similares às dos vapes — apresentados como alternativas “menos nocivas” aos cigarros tradicionais —, já circulam clandestinamente por aqui.
RIBEIRO, Victória. Sachês de nicotina começam a circular ilegalmente no Brasil; veja possíveis riscos: Utilizados via oral, produtos foram apreendidos no Mato Grosso do Sul e têm sido vendidos clandestinamente por sites e rede sociais; relatório foi enviado para análise da Polícia Federal. Estadão, São Paulo, 24 jan. 2025. Disponível em: https://www.estadao.com.br/saude/saches-de-nicotina-comecam-a-circular-i.... Acesso em: 4 set. 2025.

Órgãos de saúde brasileiros começam a preocupar-se com os pouches, sachês de nicotina desenvolvidos pela indústria do tabaco e que ganham popularidade, semelhante ao que aconteceu com o cigarro eletrônico - sem regulamentação legal. No esporte, o consumo deste produto é difundido a ponto de chamar atenção da Associação de Jogadores de Futebol (PFA, na sigla em inglês) da Inglaterra. Entre as maiores ligas do mundo, a Premier League sai na frente quanto aos atletas que consomem pouches, também populares entre esportistas de inverno.
CATTO, Leonardo. Sachês de nicotina, ilegais no Brasil, são febre entre jogadores da Premier League. Estadão, São Paulo, 6 fev. 2025. Disponível em: https://www.estadao.com.br/esportes/saches-de-nicotina-ilegal-no-brasil-.... Acesso em: 16 abr. 2025.