Longe vão os tempos em que marcas de tabaco apelavam ao consumo de cigarros e patrocinavam grandes eventos culturais e desportivos. As últimas décadas, em particular desde a viragem do século, têm sido marcadas por uma mudança de estratégia de todo o sector, que quer hoje apostar em inovação e conhecimento para criar novos produtos, menos nocivos e mais seguros. "[Daqui a dez anos] consigo imaginar-me neste palco com um lindo maço de Marlboro e lembrar-vos de que estes costumavam ser os cigarros mais vendidos em todo o mundo numa categoria que já não existe", perspetivou Jacek Olczak. O CEO da Philip Morris International (PMI), grupo em que está inserida a Tabaqueira, falou dos desafios da estratégia livre de fumo durante nova edição do Delphi Economic Forum, que se realizou na Grécia entre 6 e 9 de abril.
COMO a inovação está a ajudar a Philip Morris International a transformar o seu negócio. Diário de Notícias, Portugal, 21 abr 2022. Disponível em: https://www.dn.pt/publicidade/destaques/como-a-inovacao-esta-a-ajudar-a-.... Acesso em: 1 jul 2024.
Os suíços votaram, neste domingo (13), a favor de proibir quase toda publicidade de cigarro – os resultados de um referendo que mostram que 57% dos eleitores aprovaram esta iniciativa. Até hoje, a Suíça contava com uma legislação permissiva em relação à publicidade do cigarro, graças ao forte lobby das maiores empresas mundiais do setor, muitas das quais com sede no país.
"Estamos extremamente felizes", disse à AFP Stefanie De Borba, da Liga Suíça contra o Câncer, com a publicação dos primeiros resultados, à tarde. De acordo com a Chancelaria federal, o "Sim" foi aprovado por uma maioria em 16 dos 26 cantões suíços, com quase 57% dos votos.
SUÍÇOS decidem proibir quase toda publicidade de cigarros. Yahoo!, Nova Iorque, 13 fev 2022. Disponível em: https://br.noticias.yahoo.com/su%C3%AD%C3%A7os-decidem-proibir-quase-tod.... Acesso em: 10 jul 2024.
A Philip Morris foi condenada criminalmente na Bélgica por violar sistematicamente a proibição da publicidade de tabaco. A decisão é final e está relacionada a abusos em toda a Bélgica, inclusive por meio de acordos de patrocínio ilegal que a maior fabricante de tabaco do mundo tem com lojas. Isso é o que de Tejd escreveu no sábado.
A MAIOR empresa de tabaco do mundo condenada por um crime ilegal. Guia Digital, [s.l], 11 dez 2021. Disponível em: https://guiadigital.info/a-maior-empresa-de-tabaco-do-mundo-condenada-po.... Acesso em: 10 jul 2024.
Introdução: No Brasil, cada vez mais são identificadas ações ilegais de publicidade, propaganda e patrocínio por parte da indústria do tabaco em eventos musicais e por meio das redes sociais, voltadas a atrair principalmente o público jovem para o uso do cigarro. Objetivo: Desenvolver uma metodologia que permita estabelecer um parâmetro de quantificação dos impactos negativos para o setor saúde desse descumprimento da lei. Método: Combinaram-se as informações nacionais existentes sobre i) a equivalência entre “custo direto médio da assistência médica” e “mortes por doenças atribuíveis ao tabagismo” e ii) a equivalência entre “a parcela do lucro revertido em ações de marketing” e “mortes de fumantes que contribuíram para a geração desse lucro por meio da compra de cigarros”, de forma a se obter a relação “custo direto do tratamento” vs “parcela do lucro revertido em ações de marketing”. As doenças selecionadas foram aquelas que apresentam os maiores custos diretos de tratamento atribuíveis ao fumo. Resultados: Para cada centavo investido em marketing pela indústria do tabaco, o Brasil tem um gasto com tratamento de doenças relacionadas ao tabaco 1,93 vezes superior ao dinheiro investido pela indústria. Conclusão: A mensuração da responsabilização dos violadores da legislação nacional para o controle do tabaco é fundamental para compensar parte dos custos associados ao tratamento de pacientes e aos programas de cessação ao fumo, favorecendo assim a redução do tabagismo no país.
SZKLO, A. S. et al. Interferência da indústria do tabaco no Brasil: a necessidade do ajuste de contas. Revista Brasileira de Cancerologia, Rio de Janeiro, v. 66, n. 2, 2020.
Um comercial fará história hoje (10) na televisão inglesa: pela primeira vez desde 1965, uma propaganda sobre cigarro e fumo irá ao ar.
A campanha é da VIP, uma empresa de cigarros eletrônicos. Até a autorização para a campanha aparecer na TV, uma série de percalços e muito debate.
O comercial quebra dois tabus da publicidade: primeiro, é a primeira vez que alguém aparecerá fumando desde os anos 1960 - a primeira vez, também, que um comercial de cigarro eletrônico será transmitido.
Televisão inglesa irá exibir comercial de cigarros após 49 anos proibidos. Rondônia Dinâmica, Rondônia, 11 nov 2014. Disponível em: https://www.rondoniadinamica.com/arquivo/televisao-inglesa-ira-exibir-co.... Acesso em: 10/06/2024