Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / redução de danos

redução de danos

25/11/2023

Desde seu surgimento no mercado, o cigarro eletrônico tem sido objeto de diversos estudos que avaliam os impactos do uso prolongado na saúde dos consumidores. Embora ainda seja um tema sensível no Brasil, uma vez que sua venda é proibida desde 2009, a lista de países que regulamentaram o cigarro eletrônico e o reconhecem como um importante instrumento para políticas de controle do uso de tabaco e redução de danos à saúde só cresce — já são mais de 80 países, incluindo Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Suécia, Nova Zelândia, todos os países da União Europeia, entre outros.

Fonte: https://agazetanews.com.br/noticia/saude/202389/estudos-mostram-que-cigarro-eletronico-pode-ajudar-a-parar-de-fumar

 

13/08/2021

 

Neste dia 13/08 às 20h a DIRETA faz seu lançamento oficial ao vivo para a sociedade, apresenta sua diretoria e responde a perguntas. A DIRETA - Diretório de Informações Sobre os Danos do Tabagismo é uma organização associativa sem fins lucrativos que atua na área da Redução de Danos.

Referência

LANÇAMENTO OFICIAL: Direta.org - Diretório de Informações Para Redução dos Danos do Tabagismo. DIRETA, São Paulo, 13 ago 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-jNkxfQ3eJE. Acesso em: 24 jun 2024.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=-jNkxfQ3eJE

 

17/09/2020

Um inquérito global desenvolvido pela Philip Morris International (PMI), dona da Tabaqueira em Portugal, conclui que os processos de tomada de decisão baseados em ciência devem ser uma prioridade para empresas e governos. De acordo com a direção da PMI, “disponibilizamos as nossas descobertas científicas e métodos para que outros as verifiquem, convidamos entidades externas a fazerem pesquisa independente aos nossos produtos e encorajamos uma conversa alargada e baseada na ciência com reguladores, cientistas e a comunidade de saúde pública sobre estas novas alternativas e o papel que podem desempenhar no controlo do tabagismo e redução de riscos”.

Referência

SILVA, Nuno Miguel. Estudo conclui que decisões baseadas na ciência são prioridade para governos e empresas. Jornal Económico, 17 set. 2020. Disponível em: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/estudo-da-philip-morris-conclui.... Acesso em: 29 mar. 2021.

 

07/09/2020

Com objetivo de debater a importância da redução de danos para fumantes, a Philip Morris Brasil realizou um painel online com jornalistas, nesta quarta-feira, 09. O webinário intitulado Redução de Danos e Tabagismo contou com especialistas brasileiros e internacionais que abordaram ainda as últimas evidências científicas sobre produtos de tabaco sem combustão e a sua interface com a redução de danos. O evento buscou demonstrar as evidências científicas que apoiam os produtos livres de combustão como melhores opções para os adultos fumantes que, de outra forma, continuariam a fumar. Além disso, como a ciência pode direcionar as políticas de saúde pública para o tabaco e a nicotina e a decisão da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) que concluiu que o sistema de tabaco aquecido da Philip Morris Internacional (PMI) é fundamentalmente diferente do cigarro.  

Referência

PHILIP Morris realiza painel sobre redução de danos e tabagismo. OláJornal, Rio Grande do Sul, 9 set. 2020. Disponível em: http://olajornal.com.br/philip-morris-realiza-painel-sobre-reducao-de-da.... Acesso em: 29 ago. 2022.

 

20/04/2020

Este artigo tem como objetivo geral a necessidade de redução dos danos do tabaco, os produtos de consumo que facilitam a redução dos danos do tabaco e as barreiras para sua implementação. A endemia mundial do tabagismo resulta na morte de mais de sete milhões de fumantes por ano. As taxas de abandono do cigarro são muito baixas, de 3% a 12%, e as taxas de recaída são altas, de 75% a 80% nos primeiros seis meses e 30% a 40% mesmo após um ano de abstinência. Além disso, alguns fumantes não desejam parar. A substituição do cigarro na redução de danos do tabaco é uma estratégia que pode reduzir o fardo da morbidade e mortalidade.

Referência

O'LEARY, Renée; POLOSA, Riccardo. Tobacco harm reduction in the 21st century. Emerald Publishing Limited, Reino Unido, v. 20, n. 3, p. 219-234, 2020. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/DAT-02-2020-0007/ful.... Acesso em: 29 mar. 2021.

 

12/08/2019

Fruto de uma parceria entre a Faculdade São Leopoldo Mandic e a o IPADS – Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social -, foi realizado em Maio de 2019 o I Seminário Internacional de Políticas de Redução de Danos (RD). O resultado foi um vibrante encontro entre profissionais nacionais e internacionais e uma plateia ativa que discutiu a importância da abordagem da RD como estratégia de atendimento a dependentes químicos. Foi levantada também a importância de se incluir novas perspectivas ao cenário já estabelecido como, por exemplo, a inclusão desta estratégia às políticas públicas relacionadas ao tabagismo. Três temas estruturais foram abordados: Evidências clínicas na prática de RD; Marcos regulatórios para RD e tabaco e experiências internacionais sobre RD e tabaco.

Referência

SEMINÁRIO Internacional de Políticas de Redução de Danos. Direta, São Paulo, 20 jun. 2021. Disponível em: https://www.direta.org/seminario-internacional-de-politicas-de-reducao-d.... Acesso em: 29 ago. 2022.

 

22/08/2018

O Coordenador de Comunicação Científica da Philip Morris, Nveed Chaudhary, esteve nesta última terça-feira, 22 de agosto, visitando a Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, ao lado de Rafael Bastos, representante da empresa no Brasil. O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura de laboratórios e o projeto pedagógico da Instituição e propor uma parceria para que a Faculdade possa auxiliar a Philip Morris nas pesquisas do projeto de Redução de Danos à Saúde.

Referência

COORDENADOR de Comunicação Científica da Philip Morris visita SLMANDIC. São Leopoldo Mandic, São Paulo, [s.l.], Disponível em: https://www.slmandic.edu.br/2017/08/coordenador-de-comunicacao-cientific.... Acesso em: 7 maio 2021.