Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / Santa Cruz do Sul

Santa Cruz do Sul

26/10/2021

Ao longo de onze anos, em diversos fóruns conduzidos publicamente e com espaço para interlocuções pela Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, Conicq, o parlamentar Marcelo Moraes, integrando diversas comitivas de representações da Indústria do Tabaco, entre dirigentes sindicais, gestores municipais, e parlamentares das três esferas de poder do Rio Grande do Sul, tem utilizado como argumento a falta de diálogo entre o Ministério da Saúde/INCA/Conicq, na condução da política de tabaco e o setor produtivo.

Referência

 

03/09/2021

O Vale do Rio Pardo é conhecido pela forte atuação da indústria fumageira. Com a ajuda dos municípios da região, o estado é, atualmente, o maior produtor de fumo em folha do Brasil, e o retorno em impostos da comercialização do produto alavanca as pequenas e médias empresas instaladas. Com a necessidade de suprir e viabilizar a diversificação de negócios, dois dos principais municípios do Vale, Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, preparam a criação de novos distritos industriais para os próximos anos, enquanto cidades, como Porto Alegre, perdem protagonismo no setor.

Referência
Fonte: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/jornal_cidades/2021/09/809718-vale-do-rio-pardo-planeja-a-abertura-de-distritos-industriais.html

 

30/08/2021

Em reunião realizada na sede da Afubra, em Rio Pardo, para entrega do relatório final e avaliação dos serviços de Classificação prestados no Recebimento de Safra 2020/2021 nas indústrias de Tabaco do RS, nos municípios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, estiveram presentes o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, e demais diretores, além dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, o gerente da GCC, Gilceu A. Cippolat, e os chefes das Unidades (UCLs) de Santa Cruz do Sul e de Camaquã, Itacir Gelain e Josias Kern.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/rs--classificacao-de-tabaco-e-tema-de-reuniao-na-afubra_455146.html

 

19/08/2021

Conforme o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, a recomendação pela diminuição ou estabilização da área de uso para o plantio de tabaco se dá por um fenômeno mundial que está impactando diretamente a cultura tabagista na região. “A diminuição no consumo de cigarros em nível mundial faz com que precisamos ajustar a oferta à demanda necessária”, ressalta o presidente. 

Fonte: https://donfanews.com.br/noticias/15128/area-de-tabaco-diminui-na-regiao.html

 

04/08/2021

Por que Santa Cruz, que é relativamente próxima de Porto Alegre, foi uma das cidades escolhidas para integrar as novas rotas do interior? Quando a gente decide operar, a gente não leva em conta somente o fluxo da cidade e a cidade de destino, então o importante não é apenas o tráfego de Santa Cruz para Porto Alegre. O mais importante, na verdade, são as conexões. O objetivo é ligar Santa Cruz à capital do Estado, mas também ao Brasil e ao mundo. A Azul pensa em rede, em como fortalecer a nossa rede e malha aérea. Entendemos que Santa Cruz é um polo muito relevante, sede da indústria do tabaco e que precisa dessa conexão com o resto do Brasil. Por isso, apesar de ser tão perto, optamos por esse trecho.

Fonte: https://www.gaz.com.br/o-objetivo-e-ligar-santa-cruz-a-capital-mas-tambem-ao-mundo-diz-diretor-da-azul/#.YQ1dCJ3vlJg.whatsapp

 

01/08/2021

A British American Tobacco (BAT Brasil) anunciou o encerramento da operação na unidade de processamento no município de Rio Negro (PR). Em nota, a fumageira alegou que a decisão ocorreu “como parte de uma revisão no modelo de atuação”. Com isso, o beneficiamento se concentrará na usina de Santa Cruz do Sul. A empresa informou que não haverá retração na produção. A expectativa, inclusive, é elevar em 10% o volume de tabaco beneficiado na atual safra.

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/rural/bat-concentra-o-beneficiamento-de-tabaco-em-santa-cruz-do-sul-1.665714?utm_source=WhatsApp-P

 

22/07/2021

Especialização no tabaco conduziu a ciclo virtuoso na região nas últimas décadas

A economia de Santa Cruz do Sul e região é reconhecida internacionalmente pela força da cadeia produtiva do tabaco. A especialização no setor foi a principal causa do avanço da economia local, hoje a sexta maior do estado, com 2,1% de participação no PIB gaúcho, de acordo com a Secretaria Estadual de Planejamento do Rio Grande do Sul. Nos últimos quatro anos, o avanço da cidade foi de quatro posições entre as dez maiores economias gaúchas.

Fonte: https://www.segs.com.br/mais/agro/301110-santa-cruz-do-sul-acertou-ao-concentrar-cadeia-produtiva-no-agronegocio-diz-economista-da-espm

 

28/09/2020

Resgate da história de Santa Cruz do Sul atrelada ao tabaco.

Fonte: http://www.gaz.com.br/conteudos/regional/2020/09/28/171190-industrializacao_da_segunda_metade_do_seculo_20_conectou_a_cidade_ao_mundo_todo.html.php

 

28/09/2020

A Japan Tobacco International (JTI) está autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a lançar um novo produto no mercado nacional, que será divulgado em breve. Com isso, a fábrica de cigarros, instalada em Santa Cruz do Sul e que completa dois anos em 26 de setembro, vai ampliar seu quadro de colaboradores. As novas vagas são de assistente para a produção do produto, cuja principal característica é ser o mais artesanal do portfólio da empresa.

Fonte: http://olajornal.com.br/jti-abre-50-vagas-em-santa-cruz-do-sul/?fbclid=IwAR2QHuhu4KfVxl4yV1DmDD8NvfekQ07yeX-9T1HACk9p1M6nQRI42aRc_Ck

 

01/04/2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul recebeu doações para ajudar na higienização e prevenção do novo coronavírus. A empresa Philip Morris doou 600 litros de álcool sanitizante para limpeza de espaços e materiais. Já a Dermatologe doou 20 litros de álcool gel, para uso dos profissionais da Saúde.

Referência