
Vários estudos já estão mostrando os malefícios do uso desse dispositivo. E agora, um levantamento realizado pelo Instituto Coração do Hospital das Clínicas (InCor), pela Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e pelo Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que os usuários de vapes apresentam até 6 vezes mais nicotina no sangue do que aqueles que usam cigarros convencionais diariamente há muito tempo.
ROBLES, Tiago. Vapes são piores que cigarros? Estudo aponta níveis alarmantes de nicotina. Metereored, Espanha, 3 dez. 2024. Disponível em: https://www.tempo.com/noticias/ciencia/vapes-sao-piores-que-cigarros-est.... Acesso em: 8 jan. 2025.

Os usuários de cigarros eletrônicos manifestam altas incidências de problemas de saúde mental, são mais jovens e apresentam sinais de dependência mais cedo do que os fumantes tradicionais. A conclusão é de uma pesquisa divulgada pelo InCor (Instituto do Coração) nesta segunda (25) a partir da análise da saliva de 417 fumantes exclusivos de cigarro eletrônico no estado de São Paulo.
CANDIDO, Marcos. 75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo. Banda B, Paraná, 26 nov. 2024. Disponível em: https://www.bandab.com.br/saude/75-dos-fumantes-de-cigarro-eletronico-so.... Acesso em: 6 jan. 2025.