
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou, nesta segunda-feira (14), a plataforma virtual Nuvemshop para a remoção imediata de duas lojas e a indisponibilização de todos os produtos irregulares por elas comercializados. A medida foi tomada após a constatação de que as empresas comercializam ilegalmente saquinhos de nicotina, também conhecidos como snus — produto que, apesar de ser comum em alguns países europeus, é proibido em território nacional por não ter regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
SENACON solicita retirada de lojas on-line que vendem tabaco ilegal no Brasil. GOV, Brasília, 14 abr. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/senacon-solicita-retirada-.... Acesso em: 5 mai. 2025.

Bloomberg — Apenas um ano depois de ter se tornado CEO da Philip Morris International (PM), Jacek Olczak se apoderou da rival Swedish Match, fabricante de ‘saquinhos’ de nicotina, em um negócio de US$ 16 bilhões. Olczak queria a vasta rede de distribuição da empresa nos Estados Unidos e os populares saquinhos de nicotina Zyn, que têm o tamanho aproximado de um chiclete e devem ser colocadas entre a gengiva e o lábio superior do usuário.
MEDDINGS, Sabah. Saquinhos de nicotina ganham popularidade no TikTok e entre menores de idade nos EUA. bloomberglinea, [s.l.]. Disponível em: https://www.bloomberglinea.com.br/saude/saquinhos-de-nicotina-ganham-pop.... Acesso em: 31 mar. 2025.

Especialistas em câncer e tabagismo alertam que os sachês de nicotina não são uma boa alternativa para quem quer parar de fumar ou usar um produto menos nocivo do que o cigarro. Os pouches ou snus, como são mais conhecidos, contêm nicotina sintética ou extraída do tabaco, em concentrações que vão de 6miligramas (mg) a 25mg por sachê, o que é bastante superior ao cigarro, que tem cerca de 1mg por unidade.
SACHÊS de nicotina favorecem o câncer e viciam, diz especialista. Isto É Dinheiro, São Paulo, 6 fev. 2025. Disponível em: https://istoedinheiro.com.br/saches-de-nicotina-favorecem-o-cancer-e-vic.... Acesso em: 16 abr. 2025.

Snus, sachês de tabaco em pó ou nicotina, foram aprendidos em pacotes dos Correios, em Campo Grande, no início de janeiro. Pó doce, altamente viciante devido à elevada carga de nicotina que carrega, mas que traz riscos à saúde. Apesar de ter comercialização, produção e distribuição proibidas no Brasil, podem ser encontrados facilmente pela internet.
PAZ, Dayane. Comprados facilmente na internet, sachês de nicotina são novidade em apreensões. Campo Grande News, Mato Grosso do Sul, 31 jan. 2025. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/brasil/cidades/comprados-facilmente-n.... Acesso em: 14 abr. 2025.

"O mecanismo de absorção é parte do processo de dependência. É preciso que a pessoa tenha picos de nicotina no corpo, com absorção rápida para que a necessidade seja criada. No adesivo ou no chiclete, essa liberação da droga é muito gradativa e leva horas até que o corpo absorva. No sachê uma quantidade maior é absorvida rapidamente." — Ubiratan Santos, médico dos ambulatórios antitabagismo no Incor e no hospital das clínicas da USP.
CASEMIRO, Poliana. Snus: sachê de nicotina é mais forte que cigarro, vicia e pode causar câncer, alertam especialistas. G1, [s.l], 28 jan. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2025/01/28/snus-sache-de-nicotina-e-m.... Acesso em: 14 abr. 2025.

A Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul apreendeu cerca de 2,2 mil sachês da substância Snus, um derivado da nicotina importado ilicitamente da Suécia. De acordo com o órgão, essa é a primeira vez que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é notificada sobre a apreensão do produto no Brasil.
ROCHA, Ingrid; FRANÇA, Loraine. SNUS: Vigilância Sanitária de MS diz que substância é apreendida pela primeira vez no país. G1 Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, 8 jan. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2025/01/08/snus-vigil.... Acesso em: 17 fev. 2025.

Sachês e bolsas de “nicotina oral” fabricados por empresas de cigarros como Philip Morris, que produz o Marlboro, e British American Tobacco, dona da antiga Souza Cruz, são vendidos de forma clandestina para brasileiros no Instagram, apurou O Joio e O Trigo. Esses produtos contêm nicotina sintética, podem viciar e são comercializados em sabores como hortelã, menta ou citrus, o que os torna mais atraentes aos jovens.
NAKAMURA, Pedro. Irregulares no Brasil, “snus” e sachês de nicotina de BAT e Philip Morris são vendidos no Instagram como alternativa a vapes. O joio e o Trigo, São Paulo, 10 dez. 2024. Disponível em: https://ojoioeotrigo.com.br/2024/12/irregulares-no-brasil-snus-e-saches-.... Acesso em: 15 jan. 2025.

Novas estatísticas reveladas em novembro indicam que a Suécia se tornou o primeiro país sem fumo do mundo, com um consumo abaixo de 5%, numa estratégia que passou pela adoção de produtos de nicotina sem combustão, onde a tradição se junta com a inovação. Nos últimos 60 anos o país passou de uma taxa de 49% de fumadores para 4,5% e é considerado um caso de sucesso para “um mundo sem fumo”.
TRADIÇÃO sueca pode ajudar a construir um mundo sem fumo?. Sapo Tek, Portugal, 3 dez. 2024. Disponível em: https://tek.sapo.pt/noticias/ciencia/artigos/tradicao-sueca-pode-ajudar-.... Acesso em: 22 jan. 2025.

Graças às consecutivas campanhas de informação, a prevalência de fumadores tem diminuído em muitos países, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a registar uma queda de 22,7 por cento em 2000 para 17,5 por cento em 2021. Consciente desta tendência, a indústria tabaqueira tem lançado novos produtos alegadamente menos prejudiciais à saúde, como os snus, sacos de tabaco em pó para serem colocados entre o lábio e a gengiva e que se apresentam como alternativas menos prejudiciais aos cigarros tradicionais.
RAMALHO, Sônia. Snus e pérolas de nicotina podem “criar tanta dependência como 2 maços de tabaco por dia”. NIT, Portugal, 21 nov. 2024. Disponível em: https://www.nit.pt/fit/saude/snus-e-perolas-de-nicotina-podem-criar-tant.... Acesso em: 16 dez. 2024.