
A febre das canetas emagrecedoras e seus riscos podem até ter roubado os holofotes. Mas, encobertos por uma névoa conhecida e que chegou até a ser vendida como símbolo de liberdade e salvação, os vapes avançaram em silêncio. Entre vapores aromatizados e promessas leves como fumaça, os dispositivos eletrônicos conquistaram um feito nada etéreo: depois de quase duas décadas de queda consistente, conseguiram empurrar para cima o número de fumantes no Brasil. O país que virou vitrine internacional no combate ao tabagismo agora assiste ao retorno de um velho conhecido — dessa vez, embalado em menos fumaça e mais vapor, repaginado, moderninho, colorido e com cheiro de fruta. Dados preliminares do Ministério da Saúde,apresentados pela pasta em um evento da pasta em Brasília, apontam um crescimento de 9,3% para 11,6% na proporção de adultos fumantes entre 2023 e 2024. Esse é o primeiro salto desde 2006 e a maior proporção de fumantes nos últimos 11 anos.
ENCARNAÇÃO, Ismael. Explosão do consumo de vapes reverte avanços históricos no combate ao fumo: Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam um crescimento de 9,3% para 11,6% na proporção de adultos fumantes entre 2023 e 2024. Metro 1, Bahia, 12 jan. 2026. Diponível em: https://www.metro1.com.br/noticias/jornal-da-metropole/175586,explosao-d.... Acesso em: 12 jan. 2026.
E-cigarettes are hooking a new generation on nicotine – putting millions of kids at risk and threatening decades of progress in reducing youth tobacco use. It’s a nationwide crisis of youth addiction, fueled by thousands of kid-friendly flavors and massive doses of nicotine.

É cada vez maior o número de adeptos dos cigarros eletrônicos, também chamados de vapes: estima-se que ao menos 20% dos jovens adultos brasileiros já tenham usado ao menos uma vez esses aparelhos inicialmente desenvolvidos com o objetivo de facilitar a cessação do tabagismo. Mas as pesquisas científicas têm demonstrado justamente o contrário. Esses dispositivos não ajudam a parar de fumar e ainda aumentam significativamente a dependência de nicotina, além de causar outros danos à saúde.
BASSETTE, Fernanda. Cigarros eletrônicos alteram composição da saliva e aumentam risco de doenças bucais. BVSMS, Brasília, 1970. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/cigarros-eletronicos-alteram-composicao-da-sa.... Acesso em: 22 set. 2025.

A Suprema Corte decidiu nesta quarta-feira que a FDA (agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos ) agiu legalmente ao rejeitar pedidos de dois fabricantes de líquidos saborizados usados em cigarros eletrônicos com nomes como "Jimmy the Juice Man Peachy Strawberry", "Signature Series Mom’s Pistachio" e"Suicide Bunny Mother’s Milk and Cookies".
LIPTAK, Adam; VANSICKLE, Abbie. Suprema corte dos EUA decide contra fabricantes de vapes saborizados. Folha de São Paulo, São Paulo, 2 abr. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/04/suprema-corte-dos.... Acesso em: 4 abr.2025.

Nos bares, festas e até em espaços públicos, basta um olhar atento para perceber que, embora proibido, o consumo de cigarros eletrônicos acontece à luz do dia em Campo Grande, impulsionado pelo comércio irregular e pela falta de fiscalização eficaz. Além das preocupações com a saúde, o uso desses dispositivos também gera um impacto ambiental significativo, agravado pela falta de orientação para um descarte adequado.
ANJOS, Lethycia. Jogados em ‘vala comum’, cigarros eletrônicos se tornam ameaça ambiental em MS. Midiamax, Mato Grosso do Sul, 22 fev. 2025. Disponível em: https://midiamax.uol.com.br/cotidiano/2025/jogados-em-vala-comum-cigarro.... Acesso em: 19 mai. 2025.

A Equipe de cães de Faro da Alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional de Porto Alegre, apreendeu ontem (20/02), em uma transportadora da Região Metropolitana de Porto Alegre, aproximadamente 450 (quatrocentos e cinquenta) unidades de vapers. O valor da apreensão chega a R$70.0000,00 (setenta mil reais).
MACONHA, vaper e derivados são apreendidos com cães K9 no aeroporto em Porto Alegre. Agora no Vale, Rio Grande do Sul, 21 fev. 2025. Disponível em: https://agoranovale.com.br/noticias/policia/maconha-vaper-e-derivados-sa.... Acesso em: 14 mai. 2025.
New York Attorney General Letitia James filed a major lawsuit yesterday, accusing 13 e-cigarette companies of illegally selling flavored vapes and targeting young kids through deceptive marketing.

Na quarta-feira (19), a equipe da Patrulha Escolar de Santa Helena foi acionada para se deslocar a um Colégio Estadual de um município da região, pois segundo relatos da direção do colégio, haviam alunos portando e fornecendo "Cigarro Eletrônico" (vaper) para outros alunos.
PATRULHA Escolar de Santa Helena localiza rádio comunicador e vaper em colégio. Costa Oeste 93, Paraná, 20 fev. 2025. Disponível em: https://www.costaoeste93.com.br/noticia/patrulha-escolar-de-santa-helena.... Acesso em: 14 mai. 2025.

Hoje finalmente existe uma razoável consciência de que o cigarro prejudica muito a saúde de quem fuma. Doenças cárdio vasculares e câncer são as doenças que mais matam e tem sua gênese importantemente determinada pelo vicio de fumar. As indústrias que produzem e vendem cigarros são criminosas, produzem um produto que não oferece nenhum beneficio e durante muitos anos estes produtos tiveram suas consequências deletérias escondidas do público – se negava a relação de causa e efeito já conhecida por esses criminosos.
VECINA NETO, Gonzalo. Tabaco, vap, aditivos, nicotina: Os países que adotaram a legalização do Vap estão tentando voltar atrás com imensas dificuldades, sempre é mais difícil voltar atrás que avançar nessas questões de saúde pública. Estadão, 10 jan. 2025. Disponível em: https://www.estadao.com.br/politica/blog-do-fausto-macedo/tabaco-vap-adi.... Acesso em: 31 mar. 2025.