Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / vaper

vaper

29/08/2022

"Para conhecer a guerra travada no Brasil em torno dos cigarros eletrônicos, primeiro precisamos entender o que está acontecendo na ANVISA e quando dizemos “precisamos” é porque nós também não temos todas as respostas, pois as coisas andam muito estranhas por lá. A regulamentação dos cigarros eletrônicos é atualmente definida pela RDC 46/2009 que proibiu o comércio, importação e propaganda dos produtos. É importante salientar que a posse e o uso nunca foram proibidos. Passados mais de 13 anos, já podemos concluir que a proibição não funcionou, pois se formou um grande comércio ilegal que oferece produtos sem qualquer vigilância sanitária, garantia de procedência ou controle de qualidade, com produtos vendidos em baladas, shows, bares, restaurantes e até em postos de gasolina da Petrobrás..."

Referência

LUCIAN, Alexandro Hazard. Muito JOIO, pouco TRIGO, entenda a guerra contra os cigarros eletrônicos no Brasil. Vaporaqui.net, [s.l.], 6 jul. 2022. Disponível em: https://www.vaporaqui.net/muito-joio-pouco-trigo-entenda-a-guerra-contra-os-cigarros-eletronicos-no-brasil/. Acesso em: 29 ago. 2022.

 

21/05/2022

A cantora Doja Cat utilizou comunicou o cancelamento de sua agenda de shows dos próximos dias, em publicação nas redes sociais. A artista participaria de alguns festivais e faria a abertura da turnê do The Weeknd, mas passou por uma cirurgia nas amígdalas que a impossibilita de manter os compromissos.

A cantora havia falado sobre o problema de saúde na quinta-feira, 19, quando contou que estava com uma inflamação na garganta, que piorou após sua participação no Billboard Music Awards 2022. "O doutor teve que cortar minha amígdala esquerda. Eu tinha um abscesso nela. Minha garganta inteira está f*****, então talvez eu tenha algumas más notícias para vocês em breve", escreveu em seu perfil no Twitter.

Doja afirmou que a inflamação foi potencializada pelo uso excessivo de cigarro eletrônico que, segundo ela, é um vício. A artista disse que vai cuidar mais da saúde e jogar fora os "vapes", nome popular dos cigarros eletrônicos.
 

Fonte: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/doja-cat-passa-por-cirurgia-apos-uso-excessivo-de-cigarro-eletronico/

 

12/03/2022

Ao longo de 19 anos de existência, o cigarro eletrônico foi sempre cercado de polêmicas. Há os que o defendem como alternativa mais saudável ao cigarro. Há os que o condenam de forma veemente pelos efeitos na saúde. Há menos de um ano, para se ter ideia, a agência de saúde do Reino Unido chegou a reconhecer o dispositivo como alternativa para quem quer largar o cigarro tradicional. Não há muito tempo também, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) rechaçaram seu uso.  Pois agora um novo e amplo estudo, recém-publicado na revista científica Addiction, jogou mais lenha nessa fogueira.  

Fonte: https://oglobo.globo.com/saude/medicina/cigarro-eletronico-nao-porta-de-entrada-para-tabagismo-revela-estudo-25429132

 

14/02/2022

Keep abreast of significant corporate, financial and political developments around the world. Stay informed and spot emerging risks and opportunities with independent global reporting, expert commentary and analysis you can trust.

Fonte: https://www.ft.com/content/b7801e17-012c-4914-a445-07a6e77ab3ef

 

27/09/2021

SALVE RAPAZIADA MAIS UM VIDEO DE VAPER PRA VOCÊS! DEPOIS DE 1 SEMANA DE USO TRAZEMOS NOSSAS HUMILDES OPINIÃO SOBRE O PRODUTO VAPORESSO VAPER SKY SOLO PLUS! ESPERO QUE GOSTEM.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=JC_O3DFNWqU

 

27/09/2021

 

Hoje vamos ver o Mod mais diferenciado que existe! Redes Sociais da Smoke Vapor: instagram.com/smokevapor_ facebook.com/smokevapor

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=p77Wm7RrxU8

 

29/08/2021

Basta jogar poucas palavras em ferramentas de busca na internet para entrar em contato com o inusitado mundo dos "vapers". São centenas de publicações, fóruns, blogs, grupos e vídeos em que os usuários e defensores do cigarro eletrônico falam abertamente sobre aparelhos, marcas e saborizantes. Tudo, por meio de uma linguagem própria, com termos tão específicos que tornam o conteúdo até mesmo inacessível para quem lê pela primeira vez ou nunca ouviu falar sobre o "vape".

Fonte: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/08/29/influenciadores-promovem-venda-ilegal-de-cigarro-eletronico-nas-redes.amp.htm

 

01/04/2021

Nos últimos tempos, a tecnologia abraçou até mesmo o hábito de fumar, fornecendo os famosos vapes, o que levou a uma queda na busca pelo cigarro comum. Tendo em mente essas mudanças e outras projeções, analistas da Jefferies (um banco de investimentos independente multinacional americano, voltado também a serviços financeiros) apontaram que o tabagismo pode estar extinto em 10 a 20 anos.

Fonte: https://canaltech.com.br/saude/tabagismo-pode-deixar-de-existir-em-20-anos-segundo-especialistas-181812/

 

29/10/2020

fact sheets with topics considered prominent in order to promote debates and decision-making in the field of tobacco control. In this issue, the following points are presented: Anvisa triggers alerts about electronic cigarettes; expert points out harms ocasioned by electronic smoking devices (DEF's); bill proposes new cigarette tax to offset harm it causes; Conicq's actions against tobacco are awarded by the UN.

Referência

KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; CARVALHO, Daniel da Costa e Silva de; BARATA, Danielle; LEONEL, Filipe; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, ago. 2017. Acesso em: 13 jul. 2017.