"Nós, os representantes da sociedade civil solicitamos que a Fundação para Eliminação do Trabalho Infantil no Cultivo de Tabaco (ECLT) seja removida como participante do Pacto Global das Nações Unidas (UNGC), de acordo com as políticas da ONU, incluindo a atualização da política de 2017 do UNGC: 1 a Política Modelo para Agências do Sistema das Nações Unidas para a Prevenção da Interferência da Indústria do Tabaco (Política Modelo); 2 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS da ONU), que incorporam a Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde para o Controle do Tabaco (OMS FCTC). 3 O ECLT é indissociável da indústria do tabaco e tem falhado sistematicamente em seu objetivo declarado de acabar ou mesmo reduzir o trabalho infantil no tabaco - um problema diretamente ligado às práticas de exploração de seus financiadores e membros."
OJIAMBO, Sanda. UNGC Rejeita parceria com a TI ECLT [carta]. Estados , Unidos, abr. 2020.
Vídeo disponibilizado pela Global Center for Good Governance in Tobacco Control, no qual consta a fala da representante da World Heart Federation (WHF) na Organização Mundial da Saúde (OMS), em nome das organizações de saúde pública para abordar especificamente os argumentos usados pela FSFW, instituição patrocinada pela Philip Morris International que promove interferências da indústria do tabaco frente a OMS.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. [World Heart Federationsobre a importância de discutir os argumentos da FSFW]. Genebra, 24 jan. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=wTTx_uYqjqE Acesso em: 6 fev. 2019.