Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / BAT Brasil

BAT Brasil

02/05/2025

No dia 24 de abril de 2024, entrou em vigor a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de manter o veto aos cigarros eletrônicos no país. A agência reguladora renovou, mais uma vez, uma decisão tomada há 16 anos: proibir a comercialização e fabricação de produtos de risco reduzido no consumo de nicotina, como cigarros eletrônicos, tabaco aquecido e sachês de nicotina.

Referência

VETO aos cigarros eletrônicos completa um ano: consumo de jovens é resultado de falta de regras. Veja, São Paulo, 2 mai. 2025. Disponível em: https://veja.abril.com.br/brasil/veto-aos-cigarros-eletronicos-completa-.... Acesso em: 12 mai. 2025.

 

02/04/2025

A BAT Brasil , ex-Souza Cruz, está focada em “Construir um Amanhã Melhor”, reduzindo o impacto do seu negócio na saúde brasileira. Para a tarefa, a empresa avança com a contratação de uma nova CEO. No comando, a executiva vai prosseguir com uma estratégia voltada para a regulamentação de novas categorias de produtos e a inovação tecnológica da operação. 

 

Referência

MUNTIFUNCIONAL da indústria do tabaco recebe nova CEO e mira em regulamentação e redução de impactos. Exame, São Paulo, 27 jan. 2025. Disponível em: https://exame.com/bussola/multinacional-da-industria-do-tabaco-recebe-no... em: 2 abr. 2025.

 

03/02/2025

A comissão representativa dos fumicultores acordou com a BAT um reajuste, linear, de 10,55% no Virgínia e 7,01% no Burley, para a safra de tabaco 2024/2025, o que significa a reposição da variação do custo de produção. Com isso, a BAT passa a operar com o valor de R$ 23,30 kg na classe BO1 do Virginia e R$ 20,55 kg na classe B1 do Burley, mantendo uma tabela com rentabilidade para seu produtor integrado.

Referência

RADTKE, Luciana Jost. Representação dos produtores e BAT assinam acordo. Afubra, Rio Grande do Sul, 3 fev. 2025. Disponível em: https://afubra.com.br/representacao-dos-produtores-e-bat-assinam-acordo/. Acesso em: 16 abr. 2025.

 

09/01/2025

O consumo de cigarros eletrônicos não é nenhuma novidade no Brasil. No entanto, muitos ainda desconhecem que a comercialização, importação e propaganda dos dispositivos são proibidas no país pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 2009. A surpresa é que, mesmo diante da proibição, o consumo de cigarros eletrônicos não só existe, como se multiplicou nos últimos 6 anos.

Referência

ENTENDA os impactos da proibição dos cigarros eletrônicos. Poder360, Brasília, 9 jan 2025. Disponível em: https://www.poder360.com.br/conteudo-de-marca/entenda-os-impactos-da-pro.... Acesso em: 17 fev 2025.

 

07/01/2025

Os cigarros eletrônicos, mesmo proibidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)  desde 2009, nunca foram tão consumidos no Brasil. De acordo com dados do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) de 2023, mesmo com a proibição, há 2,9 milhões de consumidores de vape no país. O levantamento começou a ser feito em 2018, quando eram cerca de 500 mil consumidores regulares. Além disso, 6,3 milhões de adultos fumantes já experimentaram produtos vendidos pelo comércio ilícito.

Referência

SAIBA o que a indústria lícita propõe sobre cigarro eletrônico. Poder360, Brasília, 7 jan 2025. Disponível em: https://www.poder360.com.br/conteudo-de-marca/saiba-o-que-a-industria-li.... Acesso em: 19 fev 2025.

 

23/12/2024

O debate sobre a regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil, proibidos pela Anvisa desde 2009, ganhou escala nos últimos anos. Da mesma forma, a quantidade de notícias envolvendo o consumo e problemas associados a produtos ilegais só cresce e levanta a questão: a proibição pode ser mesmo considerada uma ação de proteção aos consumidores quando o que se vê é a ausência de controle, de regras e o domínio crescente do mercado ilegal?

Referência

CIGARROS eletrônicos: saiba por que é preciso criar regras no Brasil. Metrópoles, Brasília, 23 dez. 2024. Disponível em: https://www.metropoles.com/conteudo-especial/cigarro-eletronico-2. Acesso em: 5 fev. 2025.

 

21/12/2024

As principais companhias de tabaco instaladas em Venâncio Aires iniciam a compra da nova safra, de forma ampliada, a partir de janeiro de 2025. Apenas a Tabacos Marascas informou que iniciou a compra, ainda em novembro, aplicando a tabela da safra 2023/24. A compra será retomada no dia 13 de janeiro pela empresa. A Alliance One Brasil informa que vai iniciar a compra na segunda quinzena de janeiro na unidade venâncio-airense. Já a CTA Continental abre a compra da nova safra a partir do dia 14 de janeiro na Capital do Chimarrão. A China Brasil Tabacos (CBT), inicia o ciclo de aquisições da nova safra na unidade matriz, em Venâncio Aires, a partir do dia 16 de janeiro.

Referência

PRINCIPAIS empresas iniciam a compra do tabaco em janeiro. Olá Jornal, Rio Grande do Sul, 21 dez. 2024. Disponível em: https://olajornal.com.br/principais-empresas-iniciam-a-compra-do-tabaco-.... Acesso em: 5 fev. 2025.

 

10/12/2024

Sachês e bolsas de “nicotina oral” fabricados por empresas de cigarros como Philip Morris, que produz o Marlboro, e British American Tobacco, dona da antiga Souza Cruz, são vendidos de forma clandestina para brasileiros no Instagram, apurou O Joio e O Trigo. Esses produtos contêm nicotina sintética, podem viciar e são comercializados em sabores como hortelã, menta ou citrus, o que os torna mais atraentes aos jovens.

Referência

NAKAMURA, Pedro. Irregulares no Brasil, “snus” e sachês de nicotina de BAT e Philip Morris são vendidos no Instagram como alternativa a vapes. O joio e o Trigo, São Paulo, 10 dez. 2024. Disponível em: https://ojoioeotrigo.com.br/2024/12/irregulares-no-brasil-snus-e-saches-.... Acesso em: 15 jan. 2025.

 

06/12/2024

Fundada em 1902, a British American Tobacco (BAT) esteve associada, ao longo de quase toda a sua história, ao mercado de produtos de combustão. Nos últimos anos, tem-se dedicado ao desenvolvimento de produtos diversificados, sem combustão de tabaco, que visam reduzir o impacto do negócio na saúde e no ambiente, acompanhando as tendências de consumo. A empresa tem vindo a aperfeiçoar o seu objetivo de lutar por Um Amanhã Melhor, com a visão renovada de “Construir um Mundo Sem Fumo” e a missão de “Mudar Para Melhor” – sem reservas em assumir um caminho novo e diferente.

Referência

BRITISH American Tobacco: o segredo está na diversificação. Jornal Económico, Portugal, 6 dez. 2024. Disponível em: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/british-american-tobacco-o-segr.... Acesso em: 15 jan. 2025.

 

04/12/2024

O Deputado Federal Heitor Schuch visitou a usina de processamento de tabaco da BAT Brasil, em Santa Cruz do Sul (RS), na última sexta-feira, 29. Em linha com os objetivos de desenvolvimento do setor de tabaco no país, a visita esteve pautada no olhar atento para o futuro deste mercado, com a finalidade de entender o emprego de novas tecnologias no cultivo, processamento e melhoramento da cultura do tabaco, a importância do tabaco na exportação, entre outros pontos.

Referência

DEPUTADO Heitor Schuch visita usina de processamento de tabaco em Santa Cruz do Sul. Olá Jornal, Rio Grande do Sul, 4 dez. 2024. Disponível em: https://olajornal.com.br/deputado-heitor-schuch-visita-usina-de-processa.... Acesso em: 13 jan. 2025.

 

Páginas