
No dia 24 de abril de 2024, entrou em vigor a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de manter o veto aos cigarros eletrônicos no país. A agência reguladora renovou, mais uma vez, uma decisão tomada há 16 anos: proibir a comercialização e fabricação de produtos de risco reduzido no consumo de nicotina, como cigarros eletrônicos, tabaco aquecido e sachês de nicotina.
VETO aos cigarros eletrônicos completa um ano: consumo de jovens é resultado de falta de regras. Veja, São Paulo, 2 mai. 2025. Disponível em: https://veja.abril.com.br/brasil/veto-aos-cigarros-eletronicos-completa-.... Acesso em: 12 mai. 2025.

A BAT Brasil , ex-Souza Cruz, está focada em “Construir um Amanhã Melhor”, reduzindo o impacto do seu negócio na saúde brasileira. Para a tarefa, a empresa avança com a contratação de uma nova CEO. No comando, a executiva vai prosseguir com uma estratégia voltada para a regulamentação de novas categorias de produtos e a inovação tecnológica da operação.
MUNTIFUNCIONAL da indústria do tabaco recebe nova CEO e mira em regulamentação e redução de impactos. Exame, São Paulo, 27 jan. 2025. Disponível em: https://exame.com/bussola/multinacional-da-industria-do-tabaco-recebe-no... em: 2 abr. 2025.

A comissão representativa dos fumicultores acordou com a BAT um reajuste, linear, de 10,55% no Virgínia e 7,01% no Burley, para a safra de tabaco 2024/2025, o que significa a reposição da variação do custo de produção. Com isso, a BAT passa a operar com o valor de R$ 23,30 kg na classe BO1 do Virginia e R$ 20,55 kg na classe B1 do Burley, mantendo uma tabela com rentabilidade para seu produtor integrado.
RADTKE, Luciana Jost. Representação dos produtores e BAT assinam acordo. Afubra, Rio Grande do Sul, 3 fev. 2025. Disponível em: https://afubra.com.br/representacao-dos-produtores-e-bat-assinam-acordo/. Acesso em: 16 abr. 2025.

O consumo de cigarros eletrônicos não é nenhuma novidade no Brasil. No entanto, muitos ainda desconhecem que a comercialização, importação e propaganda dos dispositivos são proibidas no país pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 2009. A surpresa é que, mesmo diante da proibição, o consumo de cigarros eletrônicos não só existe, como se multiplicou nos últimos 6 anos.
ENTENDA os impactos da proibição dos cigarros eletrônicos. Poder360, Brasília, 9 jan 2025. Disponível em: https://www.poder360.com.br/conteudo-de-marca/entenda-os-impactos-da-pro.... Acesso em: 17 fev 2025.

Os cigarros eletrônicos, mesmo proibidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 2009, nunca foram tão consumidos no Brasil. De acordo com dados do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) de 2023, mesmo com a proibição, há 2,9 milhões de consumidores de vape no país. O levantamento começou a ser feito em 2018, quando eram cerca de 500 mil consumidores regulares. Além disso, 6,3 milhões de adultos fumantes já experimentaram produtos vendidos pelo comércio ilícito.
SAIBA o que a indústria lícita propõe sobre cigarro eletrônico. Poder360, Brasília, 7 jan 2025. Disponível em: https://www.poder360.com.br/conteudo-de-marca/saiba-o-que-a-industria-li.... Acesso em: 19 fev 2025.

O debate sobre a regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil, proibidos pela Anvisa desde 2009, ganhou escala nos últimos anos. Da mesma forma, a quantidade de notícias envolvendo o consumo e problemas associados a produtos ilegais só cresce e levanta a questão: a proibição pode ser mesmo considerada uma ação de proteção aos consumidores quando o que se vê é a ausência de controle, de regras e o domínio crescente do mercado ilegal?
CIGARROS eletrônicos: saiba por que é preciso criar regras no Brasil. Metrópoles, Brasília, 23 dez. 2024. Disponível em: https://www.metropoles.com/conteudo-especial/cigarro-eletronico-2. Acesso em: 5 fev. 2025.

As principais companhias de tabaco instaladas em Venâncio Aires iniciam a compra da nova safra, de forma ampliada, a partir de janeiro de 2025. Apenas a Tabacos Marascas informou que iniciou a compra, ainda em novembro, aplicando a tabela da safra 2023/24. A compra será retomada no dia 13 de janeiro pela empresa. A Alliance One Brasil informa que vai iniciar a compra na segunda quinzena de janeiro na unidade venâncio-airense. Já a CTA Continental abre a compra da nova safra a partir do dia 14 de janeiro na Capital do Chimarrão. A China Brasil Tabacos (CBT), inicia o ciclo de aquisições da nova safra na unidade matriz, em Venâncio Aires, a partir do dia 16 de janeiro.
PRINCIPAIS empresas iniciam a compra do tabaco em janeiro. Olá Jornal, Rio Grande do Sul, 21 dez. 2024. Disponível em: https://olajornal.com.br/principais-empresas-iniciam-a-compra-do-tabaco-.... Acesso em: 5 fev. 2025.

Sachês e bolsas de “nicotina oral” fabricados por empresas de cigarros como Philip Morris, que produz o Marlboro, e British American Tobacco, dona da antiga Souza Cruz, são vendidos de forma clandestina para brasileiros no Instagram, apurou O Joio e O Trigo. Esses produtos contêm nicotina sintética, podem viciar e são comercializados em sabores como hortelã, menta ou citrus, o que os torna mais atraentes aos jovens.
NAKAMURA, Pedro. Irregulares no Brasil, “snus” e sachês de nicotina de BAT e Philip Morris são vendidos no Instagram como alternativa a vapes. O joio e o Trigo, São Paulo, 10 dez. 2024. Disponível em: https://ojoioeotrigo.com.br/2024/12/irregulares-no-brasil-snus-e-saches-.... Acesso em: 15 jan. 2025.

Fundada em 1902, a British American Tobacco (BAT) esteve associada, ao longo de quase toda a sua história, ao mercado de produtos de combustão. Nos últimos anos, tem-se dedicado ao desenvolvimento de produtos diversificados, sem combustão de tabaco, que visam reduzir o impacto do negócio na saúde e no ambiente, acompanhando as tendências de consumo. A empresa tem vindo a aperfeiçoar o seu objetivo de lutar por Um Amanhã Melhor, com a visão renovada de “Construir um Mundo Sem Fumo” e a missão de “Mudar Para Melhor” – sem reservas em assumir um caminho novo e diferente.
BRITISH American Tobacco: o segredo está na diversificação. Jornal Económico, Portugal, 6 dez. 2024. Disponível em: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/british-american-tobacco-o-segr.... Acesso em: 15 jan. 2025.

O Deputado Federal Heitor Schuch visitou a usina de processamento de tabaco da BAT Brasil, em Santa Cruz do Sul (RS), na última sexta-feira, 29. Em linha com os objetivos de desenvolvimento do setor de tabaco no país, a visita esteve pautada no olhar atento para o futuro deste mercado, com a finalidade de entender o emprego de novas tecnologias no cultivo, processamento e melhoramento da cultura do tabaco, a importância do tabaco na exportação, entre outros pontos.
DEPUTADO Heitor Schuch visita usina de processamento de tabaco em Santa Cruz do Sul. Olá Jornal, Rio Grande do Sul, 4 dez. 2024. Disponível em: https://olajornal.com.br/deputado-heitor-schuch-visita-usina-de-processa.... Acesso em: 13 jan. 2025.