Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / Cadeia produtiva do tabaco

Cadeia produtiva do tabaco

18/02/2024

A cadeia produtiva do tabaco teve suas atenções voltadas ao Panamá durante a COP 10. Comitiva de líderes das regiões brasileiras identificadas com o segmento esteve no país da América Central para acompanhar as tratativas. A Gazeta se fez presente, a exemplo de várias edições da COP que tiveram cobertura em suas plataformas de conteúdo. Tanto a imprensa da região do tabaco como a representação do setor não obtiveram acesso ao ambiente das discussões.

Referência

BLING, Romar. Veja o que fica da COP 10 e da MOP 3 para ser debatido: conferência que aconteceu entre os dias 10 e 15 de fevereiro levantou importantes temas de reflexão; confira. Gazeta do sul, Rio Grande do Sul, 18 fev. 2024. Disponível em: https://www.gaz.com.br/veja-o-que-fica-da-cop-10-e-da-mop-3-para-ser-deb.... Acesso em: 26 fev. 2024.

 

12/02/2024

O contrabando de cigarros foi uma das preocupações mais citadas por lideranças da cadeia produtiva do tabaco e deputados gaúchos que estiverem na Cidade do Panamá para acompanhar a COP 10.

Referência

WACHOLZ, Letícia. Comércio ilícito de tabaco no foco da MOP 3, no Panamá. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 12 fev. 2024. Disponível em: https://folhadomate.com/livre/comercio-ilicito-de-tabaco-no-foco-da-mop-.... Acesso em: 26 fev. 2024.

 

06/02/2024

De forma inédita, o Palácio Piratini está representado na COP 10, pelo secretário estadual de Desenvolvimento Rural e deputado estadual eleito, Ronaldo Santini.

Referência

SECRETÁRIO reafirma apoio do Governo gaúcho à cadeia produtiva do tabaco. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 6fev. 2024. Disponível em: https://folhadomate.com/noticias/secretario-reafirma-apoio-do-governo-ga.... Acesso em: 9 fev. 2024.

 

23/10/2023

Em entrevista à Clic Rádio, o deputado defende a cadeia produtiva do tabaco e afirma que o Ministro da Agricultura garantiu aos deputados que vai apoiar setor na COP 10.

Referência

COP 10: Deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) concede entrevista à Clic Rádio (23/10/2023). Clic Camaqua, [s.l.], 23 out. 2023. 1 vídeo (12 min), son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PebgWS-oSQ8. Acesso em: 19 fev. 2024.

 

10/07/2023

O Ministério da Saúde divulgou um comunicado em resposta aos questionamentos levantados por vereadores de Santa Cruz do Sul a respeito de uma campanha antitabagismo controversa. Os materiais produzidos geraram revolta na região, uma vez que atacava a cadeia produtiva do tabaco, sendo Santa Cruz uma importante produtora do produto. O pedido de informações foi encaminhado ao Ministério da Saúde pelo vereador Henrique Hermany (Progressistas) e indagava sobre a origem de cigarros eletrônicos presentes nas imagens e cartazes da campanha, que são produtos proibidos no Brasil. Além disso, o parlamentar questionou sobre os responsáveis pela produção das imagens ilegais e se a Polícia Federal abriria um inquérito caso os cigarros eletrônicos ilegais tivessem sido adquiridos por órgãos oficiais.

Referência

WACHHOLTZ, Eduardo Elias. Após questionamentos, Ministério da Saúde se manifesta sobre campanha polêmica. Portal Arauto, Rio Grande do Sul, 10 jul. 2023, Disponível em: https://www.portalarauto.com.br/Pages/229036/apos-questionamentos-minist.... Acesso em: 12 jul. 2023.

 

15/06/2023

O deputado Luciano Silveira participou de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a cadeia de produção do tabaco. Como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembléia Legislativa do Estado, ele debateu o posicionamento a ser adotado pelo país na COP 10.

Referência

MAURINA, Ivan. Luciano debate posição do Brasil na COP 10 em Brasília. ALRS, 15 jun. 2023. Disponível em: https://ww4.al.rs.gov.br/noticia/331851. Acesso em: 20 set. 2023.

 

02/06/2023

O vereador Rodrigo Rabuske (PTB) ingressou com uma moção de repúdio na Câmara de Vereadores, a ser encaminhada ao Ministério da Saúde pela execução de campanha de ataque à cadeia produtiva do tabaco. Intitulada de “Precisamos de comida, não de tabaco", o vídeo teve sua veiculação iniciada em 31 de maio e apresenta, em um dos materiais de divulgação, uma criança contendo em sua frente um prato com cinzas e filtros de cigarros e está presente no site oficial e redes sociais do Ministério da Saúde.

Referência

RODRIGO Rabuske emite moçao de repúdio por vídeo contra o tabaco: ¨ataque direto às equipes produtoras¨. Portal Arauto, Rio Grande do Sul, 2 jun. 2023. Disponível em: https://www.portalarauto.com.br/Pages/227454/rodrigo-rabuske-emite-mocao.... Acesso em: 19 jun. 2023.

 

22/03/2023

O tabaco tem sido tema constante no Vale do Rio Pardo, em virtude da preparação para a COP 10, que vai ocorrer no Panamá. Se por um lado lideranças políticas destacaram a importância da produção para a cadeia produtiva, os desafios para o stor causam preocupação. O evento global discutirá medidas para o controle do tabaco e consumo de cigarros.

Referência

GAIS, Ricardo. Teremos vários desafios na cadeia produtiva do tabaco, afirma presidente do SindiTabaco. Gaz, Rio Grande do Sul, 22 mar. 2023. Disponível em: https://www.gaz.com.br/teremos-varios-desafios-na-cadeia-produtiva-do-ta.... Acesso em: 26 maio 2023.

 

13/03/2023

Conhecedor da realidade da cadeia produtiva do tabaco, o senador candelariense Luis Carlos Heinze (PP) defende que representantes do setor abram diálogo com o governo federal a respeito da décima sessão da Conferência das Partes (COP 10), que vai ocorrer neste ano. A intenção, conforme Heinze, é garantir que a posição levada pelo governo brasileiro não seja desfavorável à fumicultura. A COP reúne, a cada dois anos, os países que aderiram à Convenção-Quadro Para Controle do Tabaco, um tratado internacional para conter o tabagismo no mundo – é o caso do Brasil, que se tornou signatário em 2003. Na conferência, são discutidas estratégias para implementação das medidas previstas nesse acordo. A última edição ocorreu em 2021 mas, em função da pandemia, não resultou em deliberações de impacto. Neste ano, a conferência vai ocorrer entre outubro e novembro, no Panamá.

Referência

GARCIA, Pedro. "Entrevista": temos que começar uma negociação, afirma Heinze sobre COP 10: senador Candelariense defende pressão sobre o governo federal para garantir que não haja  prejuízos à produção de tabaco no Brasil. Gaz, Rio Grande do Sul, 9 mar. 2023. Disponível em: https://www.gaz.com.br/entrevista-temos-que-comecar-uma-negociacao-afirma-heinze-sobre-cop-10/#.ZAxrnnhRQ4M.whatsapp. Acesso em: 13 mar. 2023.

 

30/01/2023

Depois de cinco anos, a Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco voltará ao formato presencial. O evento, que chega à 10ª edição, reunirá representantes de diversos países, entre eles, o Brasil, para debater medidas de combate ao tabagismo. O tema mais uma vez mobiliza as lideranças regionais em defesa da cadeia produtiva do tabaco, carro-chefe da economia do Vale do Rio Pardo.

Referência

CADEIA produtiva do tabaco se mobiliza para a COP 10. Agrolink, Rio Grande do Sul, 30 jan. 2023. https://www.agrolink.com.br/noticias/cadeia-produtiva-do-tabaco-se-mobil.... Acesso em: 20 set. 2023.

 

Páginas