Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / Cadeia produtiva do tabaco

Cadeia produtiva do tabaco

03/12/2024

A edição de dezembro da reunião-almoço Tá na Hora, evento empresarial promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI), foi realizada nesta terça-feira, 3, em Santa Cruz do Sul, com a participação do presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Valmor Thesing. Diversas lideranças e empresários acompanharam o evento que iniciou com o vídeo institucional do SindiTabaco.

Referência

PRESIDENTE do Sinditabaco reforça a importância da união da cadeia produtiva em evento. Gazeta do Sul, Rio Grande do Sul, 3 dez. 2024. Disponível em: https://www.gaz.com.br/presidente-do-sinditabaco-reforca-a-importancia-d.... Acesso em: 27 jan. 2025.

 

04/11/2024

A Subcomissão de Acompanhamento da Regulamentação dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) e Proteção da Cadeia Produtiva do Tabaco, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, realiza nesta semana seu terceiro encontro para discutir as implicações e regulamentações dos cigarros eletrônicos no Brasil. A reunião será liderada pelo deputado Marcus Vinícius de Almeida (Progressistas) nesta segunda-feira (4), às 14h, na sala Salzano Vieira da Cunha, em formato híbrido.

Referência

VARGAS, João Vitor. Subcomissão ouvirá especialistas e pesquisadores sobre regulamentação do cigarro eletrônico. Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 4 nov. 2024. Disponível em: https://ww4.al.rs.gov.br/noticia/337703. Acesso em: 11 nov. 2024.

 

10/09/2024

O Governo do Estado reafirma o apoio a cadeia produtiva gaúcha e a regulamentação dos novos produtos de nicotina. O governador Eduardo Leite (PSDB) e secretários ligados à pauta destacam o papel do setor na reconstrução do RS após a maior tragédia climática que assolou os gaúchos.

Referência

GOVERNO do Estado reafirma apoio a cadeia produtiva do tabaco e aos novos produtos de nicotina. Olá Jornal, Rio Grande do Sul, 10 set 2024. Disponível em: https://olajornal.com.br/governo-do-estado-reafirma-apoio-a-cadeia-produ.... Acesso em: 18 set 2024.

Fonte: https://olajornal.com.br/governo-do-estado-reafirma-apoio-a-cadeia-produtiva-do-tabaco-e-aos-novos-produtos-de-nicotina/

 

12/03/2024

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal irá realizar o seminário "Novas tecnologias na cadeia produtiva do tabaco: da lavoura à indústria" durante a Expoagro Afubra, no pavilhão central da feira. Participarão palestrantes renomados do setor, incluindo José Inácio Zanon e Giuseppe Lobo.

Referência

SEMINÁRIO da Câmara dos Deputados vai discutir novas tecnologias na cadeia produtiva do tabaco. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 12 mar. 2024. Disponível em: https://folhadomate.com/livre/seminario-da-camara-dos-deputados-vai-disc.... Acesso em: 15 mar. 2024.

 

18/02/2024

A cadeia produtiva do tabaco teve suas atenções voltadas ao Panamá durante a COP 10. Comitiva de líderes das regiões brasileiras identificadas com o segmento esteve no país da América Central para acompanhar as tratativas. A Gazeta se fez presente, a exemplo de várias edições da COP que tiveram cobertura em suas plataformas de conteúdo. Tanto a imprensa da região do tabaco como a representação do setor não obtiveram acesso ao ambiente das discussões.

Referência

BLING, Romar. Veja o que fica da COP 10 e da MOP 3 para ser debatido: conferência que aconteceu entre os dias 10 e 15 de fevereiro levantou importantes temas de reflexão; confira. Gazeta do sul, Rio Grande do Sul, 18 fev. 2024. Disponível em: https://www.gaz.com.br/veja-o-que-fica-da-cop-10-e-da-mop-3-para-ser-deb.... Acesso em: 26 fev. 2024.

 

12/02/2024

O contrabando de cigarros foi uma das preocupações mais citadas por lideranças da cadeia produtiva do tabaco e deputados gaúchos que estiverem na Cidade do Panamá para acompanhar a COP 10.

Referência

WACHOLZ, Letícia. Comércio ilícito de tabaco no foco da MOP 3, no Panamá. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 12 fev. 2024. Disponível em: https://folhadomate.com/livre/comercio-ilicito-de-tabaco-no-foco-da-mop-.... Acesso em: 26 fev. 2024.

 

07/02/2024

fala do embaixador brasileiro na COP10, Carlos Henrique Moojen de Abreu e Silva, gerou reações negativas entre os representantes da cadeia produtiva do tabaco.

Durante o evento, que acontece no Panamá, o diplomata defendeu medidas como a redução da área plantada, aumento de impostos e banimento dos dispositivos eletrônicos de fumar.

Referência

Representantes da cadeia produtiva do tabaco criticam posição do governo brasileiro na COP10. Canal Rual, 2024. Disponível em: https://www.canalrural.com.br/agricultura/representantes-da-cadeia-produ...

Fonte: https://www.canalrural.com.br/agricultura/representantes-da-cadeia-produtiva-do-tabaco-criticam-posicao-do-governo-brasileiro-na-cop10/

 

06/02/2024

De forma inédita, o Palácio Piratini está representado na COP 10, pelo secretário estadual de Desenvolvimento Rural e deputado estadual eleito, Ronaldo Santini.

Referência

SECRETÁRIO reafirma apoio do Governo gaúcho à cadeia produtiva do tabaco. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 6fev. 2024. Disponível em: https://folhadomate.com/noticias/secretario-reafirma-apoio-do-governo-ga.... Acesso em: 9 fev. 2024.

 

23/10/2023

Em entrevista à Clic Rádio, o deputado defende a cadeia produtiva do tabaco e afirma que o Ministro da Agricultura garantiu aos deputados que vai apoiar setor na COP 10.

Referência

COP 10: Deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) concede entrevista à Clic Rádio (23/10/2023). Clic Camaqua, [s.l.], 23 out. 2023. 1 vídeo (12 min), son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PebgWS-oSQ8. Acesso em: 19 fev. 2024.

 

10/07/2023

O Ministério da Saúde divulgou um comunicado em resposta aos questionamentos levantados por vereadores de Santa Cruz do Sul a respeito de uma campanha antitabagismo controversa. Os materiais produzidos geraram revolta na região, uma vez que atacava a cadeia produtiva do tabaco, sendo Santa Cruz uma importante produtora do produto. O pedido de informações foi encaminhado ao Ministério da Saúde pelo vereador Henrique Hermany (Progressistas) e indagava sobre a origem de cigarros eletrônicos presentes nas imagens e cartazes da campanha, que são produtos proibidos no Brasil. Além disso, o parlamentar questionou sobre os responsáveis pela produção das imagens ilegais e se a Polícia Federal abriria um inquérito caso os cigarros eletrônicos ilegais tivessem sido adquiridos por órgãos oficiais.

Referência

WACHHOLTZ, Eduardo Elias. Após questionamentos, Ministério da Saúde se manifesta sobre campanha polêmica. Portal Arauto, Rio Grande do Sul, 10 jul. 2023, Disponível em: https://www.portalarauto.com.br/Pages/229036/apos-questionamentos-minist.... Acesso em: 12 jul. 2023.

 

Páginas