Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / Carlos Joel da Silva

Carlos Joel da Silva

04/11/2024

Falta de conhecimento específico da área que vão comandar foi a principal crítica de representantes gaúchos de setores econômicos relacionados aos ministérios que tiverem nomes anunciados por Lula nesta quinta-feira (29). Ou seja, os empresários gaúchos ouvidos pela coluna identificaram indicações políticas. Agora, torcem para que, ao menos, os ministros formem equipes técnicas para o segundo escalão. O anúncio finalizou o time de ministérios, que será composto por 37pastas. Confira as opiniões.

Referência

GIUSSANI, Daniel; GUERRA, Giane. A principal crítica de setores econômicos sobre os novos indicados para os ministérios de Lula. GauchaZH, Rio Grande do Sul, Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/giane-guerra/noticia/2022/12/.... Acesso em: 29 nov. 2024.

 

11/02/2022

A Philip Morris Brasil (PMB) é a terceira fumageira a definir, publicamente, percentual de reajuste para o valor a ser pago ao produtor pelo tabaco na safra 2021/22. Em anúncio veiculado quarta-feira, na Gazeta do Sul, a empresa apontou acréscimo de 25% na tabela, de forma não linear. Destacou estar acima do custo de produção, conforme apurado por auditoria externa.

Referência

PHILIP Morris Brasil anuncia 25% de reajuste não linear. Gazeta do Sul, Rio Grande do Sul, 11 fev 2022. Disponível em: https://www.gaz.com.br/philip-morris-brasil-anuncia-25-de-reajuste-nao-l.... Acesso em: 1 jul 2024.

Fonte: https://www.gaz.com.br/philip-morris-brasil-anuncia-25-de-reajuste-nao-linear/

 

09/12/2020

Representantes da cadeia produtiva do tabaco rechaçam qualquer iniciativa que venha a elevar a carga tributária sobre o cigarro. O assunto foi tema de conferência virtual promovida pela Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar. O deputado Heitor Schuch (PSB-RS), presidente da frente parlamentar, ressaltou que uma reforma tributária é necessária, mas sem carga maior. O deputado Marcelo Moraes (PTB-RS), que participou do evento, disse que medidas hoje em análise prejudicam o segmento. Representante da fabricante de cigarros Souza Cruz, o gerente sênior de Relações Governamentais Lauro Anhezini Júnior destacou que o Projeto de Lei 3887/20, do Poder Executivo, aumenta a tributação sobre o produto e pode estimular o contrabando.

 

Referência

SETOR de tabaco rejeita iniciativas que aumentem a tributação sobre cigarros. Câmara dos Deputados, Brasília, 16 set. 2020. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/693157-SETOR-DE-TABACO-REJEITA-INICIA.... Acesso em: 9 dez. 2020.

 

05/11/2020

a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais iniciaram uma mobilização para que as indústrias antecipem a comercialização do produto. “Com os últimos acontecidos, nossos agricultores estão descapitalizados, a última safra não foi tão boa. Sem contar que a cura do tabaco está adiantada, em visto à estiagem na safra passada, os nossos produtores se anteciparam e plantaram o tabaco antes”, complementa o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva.

Referência

FETAG RS mobiliza setor do tabaco para a compra da safra em dezembro. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 5 nov 2020. Disponível em: https://folhadomate.com/noticias/rural/fetag-rs-mobiliza-setor-do-tabaco.... Acesso em: 14 jun 2024.

Fonte: https://folhadomate.com/noticias/rural/fetag-rs-mobiliza-setor-do-tabaco-para-a-compra-da-safra-em-dezembro/

 

17/09/2020

Se a reforma tributária em debate no Congresso Nacional for aprovada sem mudanças, o contrabando de cigarros no Brasil deve aumentar de 57% para até 90% do mercado nacional. O alerta foi feito pelo presidente da Câmara Setorial do Tabaco e diretor da Afubra, Romeu Schneider, durnte reunião virtual promovida pela Frente Parlamentar da Agricultura Familiar (FPAF), nesta quarta-feira 16.

Articulador do debate, o presidente da FPAF, deputado Heitor Schuch (PSB/RS) manifestou preocupação com o Projeto de Lei 3.887/2020, enviado à Câmara, e com as consequências do aumento de impostos em toda a cadeia produtiva do tabaco. “Vai favorecer o comércio ilegal, reduzir a arrecadação e o número de postos de trabalho e, consequentemente, atingir a produção e o fumicultor”, criticou Schuch.

Referência

REFORMA tributária ameaça setor fumageiro e favorece contrabando. Agro em Dia, Rio Grande do Sul, 17 set 2020. Disponível em: https://agroemdia.com.br/2020/09/17/reforma-tributaria-ameaca-setor-fuma.... Acesso em: 28 jun 2024.

Fonte: https://agroemdia.com.br/2020/09/17/reforma-tributaria-ameaca-setor-fumageiro-e-favorece-contrabando/

 

Carlos Joel da Silva
Referência

CARLOS JOEL DA SILVA - Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul - Fetag/RS1

 

https://afubra.com.br/diretoria-conselhos.html

2 Secretario da Afubra