Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / Eduardo Leite

Eduardo Leite

13/04/2022

Bulletin nine published by the Center for Studies on Tobacco and Health of the Sergio Arouca National School of Public Health of the Oswaldo Cruz Foundation (Cetab/Ensp/Fiocruz). This edition consists of an editorial signed by Silvana Rubano Barretto Turci; Opinion: Who is interested in the transfer of Sister Lourdes Dill?; Electronic smoking devices (DEFs); Eduardo Leite: conflicting relations with the tobacco industry x Public Health and the radar column with the following headlines: book “Fight against tobacco in Brazil: 40 years of history” and Fiocruz Campaign promotes petition against the permission of cigarettes electronics in Brazil.

Referência

SIX years of CETAB/Fiocruz Tobacco Industry Monitoring Observatory [bulletin NINE]. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, n. 9, 13 Apr. 2022.

 

13/04/2022

Boletim nove publicado pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Cetab/Ensp/Fiocruz). Esta edição é composta por um editorial assinado por Silvana Rubano Barretto Turci; Opinião: A quem interessa a transferência da Irmã Lourdes Dill?; Dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs); Eduardo Leite: relações conflituosas com a indústria do tabaco x Saúde Pública e a coluna radar com as seguintes chamadas: livro “Luta contra o tabaco no Brasil: 40 anos de história” e a Campanha da Fiocruz promove abaixo-assinado contra a permissão de cigarros eletrônicos no Brasil.

Referência

SEIS anos de Observatório de Monitoramento da Indústria do Tabaco do CETAB/ Fiocruz [boletim NOVE]. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, n. 9, 13 abr. 2022.

 

01/04/2022

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, recebeu nesta quarta-feira, 27 de novembro, o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, e o vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marco Antonio Dornelles, para tratar sobre a Abertura Oficial da Colheita de Tabaco no estado gaúcho.

Referência

GOVERNADOR gaúcho recebe convite oficial para a Abertura da Colheita de Tabaco. Sinditabaco, Rio Grando do sul, 28 nov. 2019. Disponivel em: http://www.sinditabaco.com.br/governador-gaucho-recebe-convite-oficial-p.... Acesso em: 1 abr. 2022.

 

01/04/2022

Na palestra do governador Eduardo Leite no evento Tá na Hora, promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul nesta terça-feira (20/7), houve um importante anúncio da Japan Tobacco International (JTI): um plano de investimento de R$ 126 milhões em operações no Rio Grande do Sul até o final de 2023. À tarde, Leite foi conhecer a fábrica, no bairro Industrial. “É uma ótima notícia pelo investimento em si, que vai gerar desenvolvimento, emprego e renda, mas também porque demonstra a confiança da empresa no nosso Estado. Esperamos que este anúncio possa trazer os resultados para a JTI, para que ela possa seguir investindo aqui, e também mostrar a outros empreendedores que é possível e que o Rio Grande do Sul é atrativo”, destacou o governador.

Referência

DURANTE visita do governador, JTI anuncia investimento de R$ 126 milhões na fábrica de Santa Cruz do Sul. Estado.RS, Rio Grande do Sul, 20 jul. 2021. Disponível em: https://estado.rs.gov.br/durante-visita-do-governador-jti-anuncia-invest.... Acesso em: 1 abr. 2022.

 

01/04/2022

O governador Eduardo Leite encerrou a agenda no município de Santa Cruz do Sul com uma visita à fábrica da Philip Morris Brasil. Na tarde desta segunda-feira (9/3), ele conheceu os salões de processos primários e secundários da produção e, logo após, falou para um grupo de funcionários da empresa sobre as perspectivas para o setor de tabaco. O governador ressaltou que é possível trabalhar alternativas para a indústria do fumo. "Há uma grande riqueza a ser extraída desta área para melhorar a vida de muitas pessoas com o desenvolvimento econômico que ela proporciona", disse. Segunda maior empresa do ramo do tabaco no país, a Phillip Morris Brasil trabalha com estudos de desenvolvimento e comercialização de produtos alternativos de baixo risco para adultos fumantes.

Referência

EM visita à sede da Philip Morris, Leite fala sobre perspectivas para o setor do tabaco. Estado.RS, Rio Grande do Sul, 9 mar. 2020. Disponível em: https://estado.rs.gov.br/em-visita-a-sede-da-philip-morris-leite-fala-so.... Acesso em: 1 abr. 2022. 

 

12/03/2020

Em visita à maior região produtora de tabaco do país, o governador do Estado, Eduardo Leite, mais do que reconhecer a importância social e econômica da cadeia produtiva, garantiu apoio político ao setor no processo de regulamentação dos cigarros de tabaco aquecido, popularmente chamados de cigarros eletrônicos.

Referência

GOVERNADOR defende debate sem preconceito sobre os produtos de tabaco aquecido. Agrolink, Rio Grande do Sul, 12 mar 2020. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/noticias/governador-defende-debate-sem-preconceito-sobre-os-produtos-de-tabaco-aquecido_431355.html . Acesso em: 29 jun 2020.

 

10/03/2020

O governador Eduardo Leite (PSDB), em visita a Santa Cruz do Sul, confirmou apoiar as indústrias de tabaco para a liberação da produção e venda dos cigarros eletrônicos e produtos com tabaco aquecido no Brasil. Segundo ele, o mote é a arrecadação fiscal e os novos postos de trabalho que podem ser gerados. Contudo, políticas de incentivo a produção e venda de tabaco negligenciam os altos custos para o Estado na esfera da Saúde Pública.

Referência

NASCIMENTO, Rodrigo. Leite diz à região que apoia a venda e a fabricação do cigarro eletrônico. Gaz, Rio Grande do Sul, 10 mar. 2020. Disponível em: http://www.gaz.com.br/conteudos/regional/2020/03/10/162839-leite_diz_a_r.... Acesso em: 11 mar. 2020.