Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / instituto crescer legal

instituto crescer legal

02/12/2024

No dia em que a cadeia produtiva do tabaco brasileira estava com os olhos voltados para o Vale do Rio Pardo, com a realização de evento oficial de início da colheita da safra 2024/25, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) empossou sua nova diretoria. Valmor Thesing, que tem 40 anos de atuação no setor, foi oficalizado na noite dessa sexta-feira, 8, como presidente da entidade sindical e diretorpresidente do Instituto Crescer Legal. A solenidade foi realizada na sede campestre do Clube União.

Referência

SOUZA, Márcio. Valmor Thesing é empossado como novo presidente do SindiTabaco: Ele também assumiu como diretor do Instituto Crescer Legal, em evento na sede do Clube União. Gaz, Rio Grande do Sul, 9 nov. 2024.  Disponível em: https://www.gaz.com.br/valmor-thesing-e-empossado-como-novo-presidente-d.... Acesso em: 10 jan. 2025. 

 

06/11/2024

O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e o Instituto Crescer Legal estão com novas diretorias desde 22 de outubro. O economista Valmor Thesing assumiu o cargo de presidente do Sindicato e diretor presidente do Instituto para a gestão 2024-2027. E Iro Schünke, que ocupava os cargos, passou a ser presidente do Conselho Consultivo do Crescer Legal.

Referência

SINDITABACO e Instituto Crescer Legal apresentam novas diretorias. Portal Rádio Santa Cruz, Rio Grande do Sul, 31 out. 2024. Disponível em: https://portalradiosantacruz.com.br/sinditabaco-e-instituto-crescer-lega.... Acesso em: 9 dez. 2024.

 

31/07/2023

Nesta terça-feira, 13 de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 31 anos. Criado em 1990 pela Lei 8.069, o Estatuto prevê que todas as crianças e adolescentes têm o direito à proteção integral. A lei diz, por exemplo (no artigo 4º), que “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária” da criança e do adolescente.

Referência

ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente, completa 31 anos. SindiTabaco, Rio Grande do Sul, 2019. Disponível em: https://www.sinditabaco.com.br/item/eca-o-estatuto-da-crianca-e-do-adole.... Acesso em: 9 ago. 2023.

 

27/03/2023

O futuro sem fumaça tem tabaco e conta com o Brasil para isso. Idealizado pela Philip Morris, o movimento busca nos produtos de risco reduzido a eliminação da combustão do cigarro. A aposta é na tecnologia do tabaco aquecido, presente em mais de 70 mercados, onde a produção brasileira conhecida mundialmente pela sua qualidade tem papel estratégico.Quem garante é a diretora de Leaf da Philip Morris Brasil (PMB), Ayane Gitirana, que explica como o tabaco produzido aqui é importante para a estratégia de transformação da multinacional para um futuro sem fumaça.

Referência

Futuro sem fumaça tem tabaco e do Brasil, afirma gigante do setor. OláJornal, Rio Grande do Sul, 17 dez. 2022. Disponível em: https://olajornal.com.br/futuro-sem-fumaca-tem-tabaco-e-do-brasil-afirma.... Acesso em: 27 mar. 2023.

 

30/11/2022

Some tobacco companies make financial donations or contributions to the community, health, welfare, or environmental organizations directly or through other entities. The disclosure of these corporate “socially responsible” activities to the public might be considered commendable. However, its likely effect is to directly or indirectly promote tobacco products.

Referência

 

14/09/2022

A Prefeitura de Novo Cabrais, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma reunião com os representantes do Instituto Crescer Legal. Foi apresentado o programa de aprendizagem profissional rural que será desenvolvido no Município durante o ano de 2023. O instituto é uma iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), junto a empresas associadas, visando promover ações de combater ao trabalho infantil na produção de tabaco com oferta de alternativa para adolescentes; profissionalização com geração de renda; projetos de vida a partir do meio rural incentivando a busca por conhecimento e atividades práticas que contribuem com a comunidade.

Referência

NOVO Cabrais fecha parceria com Instituto Crescer Legal. O Correio, Rio Grande do Sul, 14 set. 2022. Disponível em: https://ocorreio.com.br/novo-cabrais-fecha-parceria-com-instituto-cresce.... Acesso em: 9 ago. 2023.

 

12/09/2022

A Câmara de Vereadores de Candelária aprovou na sessão do dia 5 de setembro, a homenagem ao candelariense presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schunke. Ele receberá o título de cidadão benemérito pelo Legislativo, através de uma proposição do vereador Rui Beise (PSB). A sessão solene ainda não tem data marcada, mas deverá ser realizada neste ano.

Referência

IRO Schunke receberá título de cidadão benemérito. Portal Arauto, Rio Grande do Sul, 12 set. 2022. Disponível em: https://www.portalarauto.com.br/Pages/214078/iro-schunke-recebera-titulo.... Acesso em: 28 abr. 2023.

 

01/09/2022

A agenda ESG na cultura do tabaco foi o tema do Campo em Debate, na Expointer, na tarde dessa quarta-feira. Apesar de a sigla ser recente, destaque da COP 26, inclusive, o setor brasileiro do tabaco avalia que pode ser considerado vanguardista quando o assunto é agenda ESG. Mas não basta apenas adotar e praticar as ideias, é preciso comunicá-las. Esse é o atual desafio do setor.

Referência

COMO a pauta ESG se insere na produção de tabaco: Setor já adota práticas que fazem parte da agenda, como mostraram convidados de evento na Casa RBS. GauchaZH, Rio Grande do Sul, 1 set. 2022. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/noticia/2022/09.... Acesso em: 14 set. 2022.

 

25/08/2022

A pujança da produção do tabaco pode ser reconhecida pela grandiosidade dos seus números no Brasil. Com cerca de 128 mil famílias produtoras envolvidas e com faturamento de mais de R$ 9 bilhões na safra 2021/2022, a cultura emprega no campo mais de 600 mil pessoas e gera em torno de 2 milhões de empregos indiretos. O Rio Grande do Sul, que lidera o ranking brasileiro de produção com mais de 50% do total colhido, é também pioneiro em iniciativas que fazem da fumicultura uma das atividades agrícolas mais sustentáveis do Estado. E, no ranking das exportações gaúchas dos produtos primários, só fica atrás da soja.

Referência

CADEIA produtiva de tabaco é exemplo em ações de sustentabilidade no campo. Gaúcha, Rio Grande do Sul, 25 ago 2022. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/conteudo-public.... Acesso em: 10 jul 2024.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/conteudo-publicitario/2022/08/cadeia-produtiva-de-tabaco-e-exemplo-em-acoes-de-sustentabilidade-no-campo-cl783v8dk006g018fszko4gh7.html

 

07/07/2022

Com o tema Trabalho infantil: cuidado, acolhimento e proteção , o Instituto Crescer Legal promoveu nesta quinta-feira, 7, a quinta edição do seminário ampliado de integração e reflexão para parceiros do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. O evento foi realizado no Santa Cruz Country Club, em Santa Cruz do Sul, com atividades conduzidas pela Diatópica Consultoria.

Referência

INSTITUTO Crescer Legal reúne parceiros para debate sobre o trabalho infantil. Gaz, Rio Grande do Sul, 7 jul. 2022. Disponível em: https://www.gaz.com.br/instituto-crescer-legal-reune-parceiros-para-deba.... Acesso em: 10 ago. 2023.

 

Páginas