Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / Philip Morris Brasil

Philip Morris Brasil

29/08/2022

Em Novembro de 2020 foi realizado o II Seminário Internacional sobre tabaco e Redução de Danos (RD), de forma virtual em razão da pandemia do COVID19. Promovido pelo IPADS – Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social – e a Faculdade São Leopoldo Mandic, em parceria com o Centro de Convivência É de Lei, o canal de Youtube Vapor Aqui, e com o apoio Philip Morris Brasil e da ABRAMD – Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos Sobre Drogas, o evento contou com centenas de participantes, nas duas noites em que o encontro aconteceu. Palestrantes nacionais e internacionais discorreram sobre vários temas como: substituição do cigarro pelos vaporizadores; o desafio do trabalho com populações vulneráveis; o uso de cigarros eletrônicos no acompanhamento de pacientes de um pneumologista; a importância de se regulamentar práticas de saúde pública em vez de proibir estratégias alternativas; a importância da redução de danos, com uma abordagem pragmática, que dá mais poder às pessoas para tomarem melhores decisões próprias; discussões proibidas em pleno século XXI; as restrições de agencias governamentais na apreciação da abordagem da Redução de Danos para o cigarro.

Referência

II SEMINÁRIO Internacional Sobre Tabaco e Redução de Danos – Parte 2 de 2. Direta, São Paulo, 20 jun. 2021. Disponível em: https://www.direta.org/ii-seminario-internacional-sobre-tabaco-e-reducao.... Acesso em: 29 ago. 2022.

 

01/04/2022

O governador Eduardo Leite encerrou a agenda no município de Santa Cruz do Sul com uma visita à fábrica da Philip Morris Brasil. Na tarde desta segunda-feira (9/3), ele conheceu os salões de processos primários e secundários da produção e, logo após, falou para um grupo de funcionários da empresa sobre as perspectivas para o setor de tabaco. O governador ressaltou que é possível trabalhar alternativas para a indústria do fumo. "Há uma grande riqueza a ser extraída desta área para melhorar a vida de muitas pessoas com o desenvolvimento econômico que ela proporciona", disse. Segunda maior empresa do ramo do tabaco no país, a Phillip Morris Brasil trabalha com estudos de desenvolvimento e comercialização de produtos alternativos de baixo risco para adultos fumantes.

Referência

EM visita à sede da Philip Morris, Leite fala sobre perspectivas para o setor do tabaco. Estado.RS, Rio Grande do Sul, 9 mar. 2020. Disponível em: https://estado.rs.gov.br/em-visita-a-sede-da-philip-morris-leite-fala-so.... Acesso em: 1 abr. 2022. 

 

11/02/2022

A Philip Morris Brasil (PMB) é a terceira fumageira a definir, publicamente, percentual de reajuste para o valor a ser pago ao produtor pelo tabaco na safra 2021/22. Em anúncio veiculado quarta-feira, na Gazeta do Sul, a empresa apontou acréscimo de 25% na tabela, de forma não linear. Destacou estar acima do custo de produção, conforme apurado por auditoria externa.

Fonte: https://www.gaz.com.br/philip-morris-brasil-anuncia-25-de-reajuste-nao-linear/

 

27/10/2021

No início deste ano, a Philip Morris Brasil implementou um novo programa para promover maior eficiência e a preservação do meio ambiente nas propriedades produtoras de tabaco dos três estados da Região Sul do País. O Responsible Leaf, como é chamado, vem sendo conduzido em parceria com a Produzindo Certo, empresa de gerenciamento socioambiental. A meta para 2021, de levar o programa aos produtores associados do Rio Grande do Sul, está sendo cumprida, com uma forte adesão dos fumicultores do Estado.

A motivação dos produtores em aderir ao programa está na busca de maior conhecimento para uma produção responsável, dentro dos melhores padrões socioambientais. Este é o caso do produtor Marcos Antônio Schimuneck, que juntamente com a esposa, Jussara, planta tabaco há 26 anos. Começaram em terras arrendadas de um tio, mas hoje fazem o cultivo na propriedade do casal de 13,5 hectares, localizada em Linha Tangerinas, no município de Venâncio Aires (RS), onde cultivam 120 mil pés de tabaco.

Fonte: https://www.revistarural.com.br/2021/10/27/produtores-de-tabaco-buscam-ampliar-sustentabilidade/

 

20/08/2021

Carta do Cetab, The Union e ACT Promoção á Saúde dirigida ao Governador do Rio Grande do Sul, em oposição ao almoço financiado pela indústria do tabaco, dentre as quais a Philip Morris Brasil, BAT e JTI.

Referência

[CARTA do Cetab, The Union e ACT ao Governador do RS em oposição ao almoço financiado pela indústria do tabaco]. Cetab/Ensp/fiocruz, Rio de Janeiro, 2021. 

 

17/08/2021

Notícia que versa sobre a reunião de presentantes comerciais, dentro os quais a indústria do tabacom com o governador do rio Grande do sul, Eduardo Leite.

Referência

INGRESSOS para a reunião - almoço com o governador estão esgotados: o encontro poderá ser acompanhado online, em tempo real, no Youtube e Facebook. Gaz, Rio Grande do Sul, 19 jul. 2021. Disponível em: https://www.gaz.com.br/ingressos-para-a-reuniao-almoco-com-o-governador-.... Acesso em: 17 ago 2021.

 

09/08/2021

Bulletin eight published by the Center for Studies on Tobacco and Health of the Sergio Arouca National School of Public Health of the Oswaldo Cruz Foundation (Cetab/Ensp/Fiocruz). This edition comprises an editorial signed by Vera Luiza da Costa e Silva; opinion: the use of hookah in Brazil, by Andréa Reis Cardoso; interview with Eric Diego Barioni; and the radar section, with the latest reports.

Referência

WHO is child labor on tobacco farms good for?? [bulletin EIGHT]. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, n. 8, 9 ago. 2021.

 

09/08/2021

Boletim oito publicado pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Cetab/Ensp/Fiocruz). Esta edição é composta por um editorial assinado por Vera Luiza da Costa e Silva; opinião: o uso de narguilé no Brasil, por Andréa Reis Cardoso; entrevista com Eric Diego Barioni; e a seção de radar, com os últimos informes.

Referência

O TRABALHO infantil nas lavouras de tabaco faz bem a quem? [boletim OITO]. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, n. 8, 9 ago. 2021.

 

03/08/2021

O projeto foi desenvolvido de 2004 a 2016 através da parceria Eletrobras CGTEE e Embrapa Clima Temperado. De 2013 a 2018 contou com o apoio da Finep por ter sido agraciado com o prêmio de Inovação na categoria TECNOLOGIA SOCIAL (Região Sul e Nacional). De março a dezembro de 2019 contou com o patrocínio do Banrisul. Desde dezembro de 2017 conta com apoio e parceria da Philip Morris Brasil.

Com o objetivo de introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população.

 

02/08/2021

Notícia que apresenta pesquisa solicitada pela indústria de tabaco Philip Morris Brasil, em prol de prover dados em defesa dos meios alternativos de fumo.

Referência

79% dos fumantes do nordeste trocariam o cigarro por produtos de menor risco à saúde: pesquisa foi encomenda pela Philip Morris Brasil ao Instituto Data Folha. NoMinuto, São Paulo, 29 nov. 2018. Disponível em: https://nominuto.com/noticias/comportamento/79-dos-fumantes-do-nordeste-.... Acesso em: 2 ago. 2021. 

 

Páginas