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RSC

25/01/2024

O Observatório para o Monitoramento das Estratégias da Indústria do Tabaco do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde, da Fiocruz, selecionou mais uma vez as iniciativas que promoveram o controle do tabaco no Brasil em 2023.

Referência

KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; BARATA, Danielle; HASSELMANN, Luis Guilherme; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, jan. 2024. Acesso em: 29 jan. 2024.

 

25/05/2023

As empresas de tabaco, frequentemente, se envolvem em campanhas de RSC para contrapor publicidade negativa, influenciar a opinião pública e pressionar os políticos para que não aprovem leis rígidas de controle do tabaco. As empresas de tabaco aumentaram a publicidade para campanhas de RSC que apoiam os objetivos de desenvolvimento sustentável do Brasil e mitigam o impacto da COVID-19, provavelmente em resposta ao crescente interesse em fortalecer as leis de controle do tabaco.

Referência

PEARSON, Jennifer; BORGES, Luciana; TURCI, Silvana. Exposição a mensagens de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) afeta a percepção das pessoas sobre as empresas de tabacos e seus produtos? Fiocruz; Johns Hopkins; School of Public Health University of Nevada, [s.l.], Sumário Executivo - maio 2023. 1p.

 

07/12/2022

Ações de responsabilidade social corporativa (RSC) são medidas e valores adotados por empresas para valorizar sua imagem perante a sociedade. De acordo com inúmeros estudos, quando desenvolvidas pela indústria do tabaco (IT), estas ações acabam se caracterizando mais pela sua interferência na saúde pública do que pelo seu compromisso com a sociedade.

Referência

 

31/08/2022

What do you get when you call for creators around the world to stand up to Big Tobacco? More than 800 videos and social media graphics calling out the industry for the harms it causes, from creators across 43 countries.

It was all part of this year’s Global Media Competition, an annual contest organized by the Global Center for Good Governance in Tobacco Control, a partner in STOP. The competition gives creators the chance to spark positive change by raising awareness of the tobacco industry’s duplicitous business practices.

Referência

SEE This Year’s Winning Global Media Competition Entries. STOP, [s.l], 31 ago 2022. Disponível em: https://exposetobacco.org/news/2022-gmc-winners/?utm_source=mc&utm_mediu.... Acesso em: 10 jul 2024.

Fonte: https://exposetobacco.org/news/2022-gmc-winners/?utm_source=mc&utm_medium=email&utm_campaign=gmc

 

25/08/2022

A pujança da produção do tabaco pode ser reconhecida pela grandiosidade dos seus números no Brasil. Com cerca de 128 mil famílias produtoras envolvidas e com faturamento de mais de R$ 9 bilhões na safra 2021/2022, a cultura emprega no campo mais de 600 mil pessoas e gera em torno de 2 milhões de empregos indiretos. O Rio Grande do Sul, que lidera o ranking brasileiro de produção com mais de 50% do total colhido, é também pioneiro em iniciativas que fazem da fumicultura uma das atividades agrícolas mais sustentáveis do Estado. E, no ranking das exportações gaúchas dos produtos primários, só fica atrás da soja.

Referência

CADEIA produtiva de tabaco é exemplo em ações de sustentabilidade no campo. Gaúcha, Rio Grande do Sul, 25 ago 2022. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/conteudo-public.... Acesso em: 10 jul 2024.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/conteudo-publicitario/2022/08/cadeia-produtiva-de-tabaco-e-exemplo-em-acoes-de-sustentabilidade-no-campo-cl783v8dk006g018fszko4gh7.html

 

23/05/2022

Changes related to the interference of interested sectors and the role of the State in the economy and society are a phenomenon that has been happening worldwide in recent decades and has consequently generated discussions about the role of private organizations in public health issues (Serpa & Fourneau, 2007). A growing number of companies worldwide have been striving to incorporate corporate social responsibility (CSR) as an integral part of their business. Currently, there is no consensus on the definition of the term CSR. However, authors such as Harjoto & Jo (2011) and Cai and colleagues (2011) suggest that the definitions of CSR refer to the efforts of companies to serve the society and the environment beyond what is required of them.

Referência

RICHTER, Ana Paula; HASSELMANN, Luis Guilherme Hasselmann; TORRES, Raquel; TURCI, Silvana Rubano; SILVA, Vera Luiza da Costa e.O uso da estratégia de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) pela indústria do tabaco na promoção dos Dispositivos eletrônicos de fumar (DEFs) [projeto STOP]. Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab), Rio de Janeiro, 23 mai. 2022. 61p.

 

23/05/2022

Mudanças referentes à interferência de setores interessados e o papel do Estado na economia e na sociedade são um fenômeno que vem acontecendo mundialmente nas últimas décadas, e que tem, consequentemente, gerado discussões a respeito do papel de organizações privadas em questões de saúde pública (Serpa & Fourneau, 2007). Um número crescente de empresas, em todo mundo, vem se esforçando para incorporar a responsabilidade social corporativa (RSC) como parte integral de seus negócios. Atualmente não existe consenso da definição do termo RSC, entretanto autores como Harjoto & Jo (2011) e Cai e colegas (2011) sugerem que as definições de RSC se referem aos esforços das empresas para servir a sociedade e meio ambiente além do que lhes é legalmente exigido.

Referência

RICHTER, Ana Paula; HASSELMANN, Luis Guilherme Hasselmann; TORRES, Raquel; TURCI, Silvana Rubano; SILVA, Vera Luiza da Costa e.O uso da estratégia de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) pela indústria do tabaco na promoção dos Dispositivos eletrônicos de fumar (DEFs) [projeto STOP]. Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab), Rio de Janeiro, 23 mai. 2022. 61p.

 

27/10/2021

No início deste ano, a Philip Morris Brasil implementou um novo programa para promover maior eficiência e a preservação do meio ambiente nas propriedades produtoras de tabaco dos três estados da Região Sul do País. O Responsible Leaf, como é chamado, vem sendo conduzido em parceria com a Produzindo Certo, empresa de gerenciamento socioambiental. A meta para 2021, de levar o programa aos produtores associados do Rio Grande do Sul, está sendo cumprida, com uma forte adesão dos fumicultores do Estado.

A motivação dos produtores em aderir ao programa está na busca de maior conhecimento para uma produção responsável, dentro dos melhores padrões socioambientais. Este é o caso do produtor Marcos Antônio Schimuneck, que juntamente com a esposa, Jussara, planta tabaco há 26 anos. Começaram em terras arrendadas de um tio, mas hoje fazem o cultivo na propriedade do casal de 13,5 hectares, localizada em Linha Tangerinas, no município de Venâncio Aires (RS), onde cultivam 120 mil pés de tabaco.

Referência

PRODUTORES de tabaco buscam ampliar sustentabilidade. Revista Rural, Rio Grande do Sul, 27 out 2021. Disponível em: https://www.revistarural.com.br/2021/10/27/produtores-de-tabaco-buscam-a.... Acesso em: 28 jun 2024.

Fonte: https://www.revistarural.com.br/2021/10/27/produtores-de-tabaco-buscam-ampliar-sustentabilidade/

 

31/08/2021

It is not uncommon to find companies that adopt voluntary rules to eliminate or reduce the regulation of government agencies and, therefore, circumvent control measures. The tobacco industry has taken this path, as a way of privileging its agenda. Furthermore, it has used strategies to create a respectable image, as a company interested in the common good, all over the world2. Communication and marketing specialists are hired to reshape the company's image, without necessarily making any objective changes to the company's internal policy.

Referência

TURCI, Silvana    Rubano    Barretto; SILVA, Vera    Luiza    da    Costa    e; HALSSEMAN, Luiz    Guilherme; KORNALEWSKI,  Alex    Medeiros; BARATA, Danielle. Responsabilidade social corporativa (RSC) e a indústria de tabaco em tempos de Covid 19. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, 1 set. 2021. 

 

31/08/2021

Não é incomum encontrar empresas que adotam normas voluntárias para eliminar ou reduzir a regulação de órgãos governamentais e, com isso, driblar medidas de controle. A indústria do tabaco tem percorrido esse caminho, como uma maneira de privilegiar sua agenda. Além disto, tem usado estratégias para criar uma imagem respeitável, de empresa interessada no bem comum, no mundo todo2. Especialistas em comunicação e marketing são contratados para reformular a imagem das empresas, sem que ocorra, necessariamente, mudanças objetivas na política interna da empresa.

Referência

TURCI, Silvana    Rubano    Barretto; SILVA, Vera    Luiza    da    Costa    e; HALSSEMAN, Luiz    Guilherme; KORNALEWSKI,  Alex    Medeiros; BARATA, Danielle. Responsabilidade social corporativa (RSC) e a indústria de tabaco em tempos de Covid 19. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, 1 set. 2021. 

 

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