Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / vapers

vapers

29/08/2022

Um grupo pró-vaping diz que quer salvar sua vida. Cigarros, eles nos lembram, podem matar você. Mas os fumantes podem se surpreender com quem está por trás dessa mensagem. “A World Vapers’ Alliance amplifica a voz de vapers apaixonados em todo o mundo e os capacita a fazer a diferença em suas comunidades”, diz a página inicial da WVA, cujo logotipo é pastiche revolucionário – um punho esquerdo apertando uma caneta vape. “Volta a vaporizar. Acabe com o fumo”, pede a página. Quanto às pessoas que querem que você faça a troca, o site diz que sua aliança “inclui grupos que representam vapers – nossos parceiros – bem como vapers individuais de todo o mundo”. E embora a WVA forneça uma lista desses parceiros, falta um nome importante: a maior empresa de tabaco do mundo. De acordo com fontes e documentos internos, a British American Tobacco desempenhou um papel central e prático na orquestração, direção e financiamento da World Vapers' Alliance - um grupo de lobby aparentemente de base projetado para recrutar defensores pró-vaping em todo o mundo sob uma política anti-vaping. - disfarce de fumar.

Referência

ADIVINHA quem está secretamente apoiando este grupo de vaporizadores 'antifumo' [texto integral em inglês]. Daily Beast, Estados Unidos, 8 ja. 2022. Disponível em: https://www.thedailybeast.com/world-vapers-alliance-slams-cigarettes-big.... Acesso em: 29 ago. 2022.

 

21/05/2022

A cantora Doja Cat utilizou comunicou o cancelamento de sua agenda de shows dos próximos dias, em publicação nas redes sociais. A artista participaria de alguns festivais e faria a abertura da turnê do The Weeknd, mas passou por uma cirurgia nas amígdalas que a impossibilita de manter os compromissos.

A cantora havia falado sobre o problema de saúde na quinta-feira, 19, quando contou que estava com uma inflamação na garganta, que piorou após sua participação no Billboard Music Awards 2022. "O doutor teve que cortar minha amígdala esquerda. Eu tinha um abscesso nela. Minha garganta inteira está f*****, então talvez eu tenha algumas más notícias para vocês em breve", escreveu em seu perfil no Twitter.

Doja afirmou que a inflamação foi potencializada pelo uso excessivo de cigarro eletrônico que, segundo ela, é um vício. A artista disse que vai cuidar mais da saúde e jogar fora os "vapes", nome popular dos cigarros eletrônicos.
 

Fonte: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/doja-cat-passa-por-cirurgia-apos-uso-excessivo-de-cigarro-eletronico/

 

29/03/2022

O principal meio de comunicação da China no campo de vaporização, a Bluehole New Consumption, publicou hoje um artigo sobre o estabelecimento por parte da SMOORE do primeiro laboratório de testes de extraíveis e lixiviáveis (E&L) do mundo no setor de vaporização.

Fonte: https://br.financas.yahoo.com/noticias/bluehole-publica-um-artigo-sobre-160100414.html?guccounter=2

 

12/03/2022

Ao longo de 19 anos de existência, o cigarro eletrônico foi sempre cercado de polêmicas. Há os que o defendem como alternativa mais saudável ao cigarro. Há os que o condenam de forma veemente pelos efeitos na saúde. Há menos de um ano, para se ter ideia, a agência de saúde do Reino Unido chegou a reconhecer o dispositivo como alternativa para quem quer largar o cigarro tradicional. Não há muito tempo também, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) rechaçaram seu uso.  Pois agora um novo e amplo estudo, recém-publicado na revista científica Addiction, jogou mais lenha nessa fogueira.  

Fonte: https://oglobo.globo.com/saude/medicina/cigarro-eletronico-nao-porta-de-entrada-para-tabagismo-revela-estudo-25429132