A edição do Jornal Nacional desta segunda-feira (25) começou com os dados de um estudo sobre a saúde dos jovens do estado de São Paulo, porque a gravidade das conclusões é surpreendente e assustadora: quem fuma cigarros eletrônicos pode ter até seis vezes mais nicotina no organismo do que a acumulada durante décadas por um fumante de cigarros convencionais.
USUÁRIOS de cigarros eletrônicos têm até seis vezes mais nicotina no sangue do que fumantes de cigarros convencionais, diz pesquisa. Jornal Nacional, [s.l], 25 nov. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/11/25/usuarios-de-ciga.... Acesso em: 8 jan. 2025.
O debate sobre a regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil, proibidos pela Anvisa desde 2009, ganhou escala nos últimos anos. Da mesma forma, a quantidade de notícias envolvendo o consumo e problemas associados a produtos ilegais só cresce e levanta a questão: a proibição pode ser mesmo considerada uma ação de proteção aos consumidores quando o que se vê é a ausência de controle, de regras e o domínio crescente do mercado ilegal?
CIGARROS eletrônicos: saiba por que é preciso criar regras no Brasil. Metrópoles, Brasília, 23 dez. 2024. Disponível em: https://www.metropoles.com/conteudo-especial/cigarro-eletronico-2. Acesso em: 5 fev. 2025.
O fumo passivo dos cigarros é muito pior do que o de cigarros eletrônicos, em termos de exposição das crianças à nicotina, concluiu um estudo realizado na University College London, na Inglaterra. As crianças expostas à fumaça de vape em ambientes fechados absorvem menos de um sétimo da quantidade de nicotina que as crianças expostas ao cigarro em ambientes fechados.
FUMO passivo de cigarros é pior do que ‘vapes’. Boa Saúde, Minas Gerais, 12 dez. 2024. Disponível em: https://www.boasaude.com.br/noticias/20174/fumo-passivo-de-cigarros-e-pi.... Acesso em: 27 jan. 2025.
Sachês e bolsas de “nicotina oral” fabricados por empresas de cigarros como Philip Morris, que produz o Marlboro, e British American Tobacco, dona da antiga Souza Cruz, são vendidos de forma clandestina para brasileiros no Instagram, apurou O Joio e O Trigo. Esses produtos contêm nicotina sintética, podem viciar e são comercializados em sabores como hortelã, menta ou citrus, o que os torna mais atraentes aos jovens.
NAKAMURA, Pedro. Irregulares no Brasil, “snus” e sachês de nicotina de BAT e Philip Morris são vendidos no Instagram como alternativa a vapes. O joio e o Trigo, São Paulo, 10 dez. 2024. Disponível em: https://ojoioeotrigo.com.br/2024/12/irregulares-no-brasil-snus-e-saches-.... Acesso em: 15 jan. 2025.
Você sabia que os cigarros eletrônicos são tão prejudiciais para a saúde quanto os cigarros convencionais? Apesar da ideia de que os dispositivos - conhecidos popularmente como vapes - são uma saída para a dependência em nicotina, profissionais da área comprovam que isso não passa de uma informação falsa.
'VAPES' têm menos malefícios que o cigarro tradicional: verdade ou mentira?. O São Gonçalo, Rio de Janeiro, 8 dez. 2024. Disponível em: https://www.osaogoncalo.com.br/geral/150898/vapes-tem-menos-maleficios-q.... Acesso em: 22 jan. 2025.
A Receita Federal apreendeu cerca de 450 mil cigarros eletrônicos nesta terça-feira (3), no Porto de Santos, litoral sul de São Paulo. A estimativa é de que o valor de mercado das mercadorias retidas atinja R$ 45 milhões.
LAZZARINI, Lara. Receita Federal apreende 450 mil cigarros eletrônicos no Porto de Santos. SBT News, São Paulo, 4 dez. 2024. Disponível em: https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/policia/receita-federal-apreende-450-.... Acesso em: 15 jan. 2025.
Vários estudos já estão mostrando os malefícios do uso desse dispositivo. E agora, um levantamento realizado pelo Instituto Coração do Hospital das Clínicas (InCor), pela Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e pelo Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que os usuários de vapes apresentam até 6 vezes mais nicotina no sangue do que aqueles que usam cigarros convencionais diariamente há muito tempo.
ROBLES, Tiago. Vapes são piores que cigarros? Estudo aponta níveis alarmantes de nicotina. Metereored, Espanha, 3 dez. 2024. Disponível em: https://www.tempo.com/noticias/ciencia/vapes-sao-piores-que-cigarros-est.... Acesso em: 8 jan. 2025.
O uso dos chamados cigarros eletrônicos pode gerar diversos problemas de saúde. Pesquisas já identificaram que os vapes aumentaram a probabilidade de infarto, de lesões pulmonares agudas, de insuficiência cardíaca e até de desenvolvimento de câncer.
USO de cigarro eletrônico prejudica função vascular, revela estudo. Olhar Digital, São Paulo, 26 nov. 2024. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2024/11/26/medicina-e-saude/uso-de-cigarro-e.... Acesso em: 15 jan. 2025.
Ao redor do mundo, uma boa parte de 82 milhões de jovens acorda na maior fissura. Precisa acender — opa! — ligar um cigarro eletrônico, mal saindo da cama. O corpo desperta se ressentindo das horas em que, adormecido, ficou longe da nicotina.
HELENA, Lúcia. Cigarro eletrônico: um spray bucal de nicotina ajudaria a vencer o vício?. UOL, São Paulo, 26 nov. 2024. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/lucia-helena/2024/11/26/cigarro-e.... Acesso em: 8 jan. 2025.
Conforme divulgado nesta segunda-feira (25), a Polícia Civil identificou o comércio das substâncias na casa do suspeito. A busca domiciliar foi concedida pela Justiça após a corporação investigar o caso.
HOMEM é preso por contrabando após ser flagrado com 24 cigarros eletrônicos, em Adamantina. G1 Presidente Prudente e Região, São Paulo, 26 nov 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2024/11/26/ho.... Acesso em: 6 jan 2025.