Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / Venâncio Aires

Venâncio Aires

27/04/2023

Como uma entidade criada há dez anos em Santa Cruz do Sul se tornou um grupo de políticos que governam de costas para a Convenção-Quadro de Controle do Tabaco e qualquer lei que ouse colocar um freio no produto que mata 160 mil por ano no Brasil.

Referência

LISBOA, Silvia. Amprotabaco: a rede de prefeitos na defesa da indústria do fumo. O joio e o Trigo, [s.l.], 13 mar. 2023. Disponível em: https://ojoioeotrigo.com.br/2023/03/amprotabaco-rede-de-prefeitos-defesa.... Acesso em: 27 abr. 2023.

 

05/04/2023

"Estar na lista suja significa que o empregador submeteu trabalhadores à condição análoga à de escravo e o governo brasileiro reconheceu isso por meio da inspeção do trabalho", explica o chefe da Divisão de Fiscalização para a Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae) Maurício Krepsky. Outro nome acrescentado à lista é a empresa Continental Tobbacos Alliance, localizada em Venâncio Aires (RS). Nove pessoas foram encontradas em uma fazenda de plantação de tabaco em condições análogas à escravidão e cinco delas eram menores de idade. À época em que o caso foi divulgado, a empresa disse ao G1 que "realiza todas as suas operações em conformidade com a legislação que as regulamenta, bem como atende todas as condições de acordos firmados com o Ministério Público do Trabalho".

Referência

LARA, Lorena. Lista suja do trabalho escravo tem 289 empregadores, aponta ministério do Trabalho e Emprego. G1, Rio de Janeiro, 5 abr. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2023/04/05/lista-suja-d.... Acesso em: 19 jun. 2023.

 

17/07/2022

O pré-candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus (PDT), foi convidado e participou de evento da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), em homenagem ao presidente Carlos Galant, pelos 20 anos à frente da entidade. Na oportunidade, ele se despediu da função.

A cerimônia, que ocorreu na noite de terça-feira, 12, em Brasília, contou com a participação de representantes da indústria, dos sindicatos, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e outras lideranças do setor.

Referência

ARTUS participa de homenagem ao presidente da Abifumo, em Brasília. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 17 jul 2022. Disponível em: https://folhadomate.com/noticias/politica/artus-participa-de-homenagem-a.... Acesso em: 10 jul 2024.

Fonte: https://folhadomate.com/noticias/politica/artus-participa-de-homenagem-ao-presidente-da-abifumo-em-brasilia/

 

10/02/2022

O Rio Grande do Sul registrou um número recorde de pessoas resgatadas em situação de trabalho análogo à escravidão em 2021. Ao todo, 76 trabalhadores foram afastados de condições degradantes de trabalho, incluindo menores de idade e migrantes. As maiores operações aconteceram em Flores da Cunha, onde 25 pessoas foram resgatadas, em Triunfo, com 17, e Venâncio Aires, com mais 13 pessoas.

Referência

RS bate recorde de trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão em 2021. CUTRS, Rio Grande do Sul, 10 fev 2022. Disponível em: http://cutrs.org.br/rs-bate-recorde-de-trabalhadores-resgatados-em-situa.... Acesso em: 1 jul 2024.

Fonte: http://cutrs.org.br/rs-bate-recorde-de-trabalhadores-resgatados-em-situacao-analoga-a-escravidao-em-2021/

 

27/10/2021

No início deste ano, a Philip Morris Brasil implementou um novo programa para promover maior eficiência e a preservação do meio ambiente nas propriedades produtoras de tabaco dos três estados da Região Sul do País. O Responsible Leaf, como é chamado, vem sendo conduzido em parceria com a Produzindo Certo, empresa de gerenciamento socioambiental. A meta para 2021, de levar o programa aos produtores associados do Rio Grande do Sul, está sendo cumprida, com uma forte adesão dos fumicultores do Estado.

A motivação dos produtores em aderir ao programa está na busca de maior conhecimento para uma produção responsável, dentro dos melhores padrões socioambientais. Este é o caso do produtor Marcos Antônio Schimuneck, que juntamente com a esposa, Jussara, planta tabaco há 26 anos. Começaram em terras arrendadas de um tio, mas hoje fazem o cultivo na propriedade do casal de 13,5 hectares, localizada em Linha Tangerinas, no município de Venâncio Aires (RS), onde cultivam 120 mil pés de tabaco.

Referência

PRODUTORES de tabaco buscam ampliar sustentabilidade. Revista Rural, Rio Grande do Sul, 27 out 2021. Disponível em: https://www.revistarural.com.br/2021/10/27/produtores-de-tabaco-buscam-a.... Acesso em: 28 jun 2024.

Fonte: https://www.revistarural.com.br/2021/10/27/produtores-de-tabaco-buscam-ampliar-sustentabilidade/

 

26/10/2021

A relevância econômica e social do tabaco foi tema do painel realizado pela Folha do Mate e Terra FM, na noite desta terça-feira, 26, dentro do projeto Gente & Negócios. A iniciativa busca discutir assuntos importantes para o desenvolvimento de Venâncio Aires e vai culminar com o lançamento da Revista Perfil Socioeconômico de Venâncio Aires e Microrregião.

Realizado na sede das empresas de comunicação e com mediação dos jornalistas Daniel Heck e Letícia Wacholz, o evento foi transmitido, ao vivo, pela 105.1 FM, e pelo Facebook.Participaram do debate o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke; o secretário da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider; o diretor de Produção Tabaco da Alliance One Brasil, Samuel Streck; e o produtor de tabaco Sanges Klafke, de Linha Bem Feita.

Referência

RELEVÂNCIA econômica e social do tabaco é evidenciada no painel Gente & Negócios. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 26 out 2021. Disponível em: https://folhadomate.com/noticias/economia/relevancia-economica-e-social-.... Acesso em: 28 jun 2024.

Fonte: https://folhadomate.com/noticias/economia/relevancia-economica-e-social-do-tabaco-e-evidenciada-no-painel-gente-negocios/

 

26/10/2021

Ao longo de onze anos, em diversos fóruns conduzidos publicamente e com espaço para interlocuções pela Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, Conicq, o parlamentar Marcelo Moraes, integrando diversas comitivas de representações da Indústria do Tabaco, entre dirigentes sindicais, gestores municipais, e parlamentares das três esferas de poder do Rio Grande do Sul, tem utilizado como argumento a falta de diálogo entre o Ministério da Saúde/INCA/Conicq, na condução da política de tabaco e o setor produtivo.

Referência

 

04/09/2021

O vereador André Kaufmann (PTB) anunciou, nesta semana, que vai fortalecer, na Câmara de Vereadores, a discussão sobre a defesa da produção do tabaco. O objetivo é apoiar Venâncio Aires e demais municípios produtores de tabaco, especialmente neste ano, quando ocorre a 9ª edição da Conferências das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. O evento sempre mobiliza e preocupa toda a cadeia produtiva do tabaco, em função de medidas que podem impactar o setor.

Referência

ESTREIA de nova coluna na Folha. Folha do Mate, Rio Grande do Sul, 4 set 2021. Disponível em: https://folhadomate.com/opiniao/colunistas/mateando/estreia-de-nova-colu.... Acesso em: 24 jun 2024.

Fonte: https://folhadomate.com/opiniao/colunistas/mateando/estreia-de-nova-coluna-na-folha/

 

03/09/2021

O Vale do Rio Pardo é conhecido pela forte atuação da indústria fumageira. Com a ajuda dos municípios da região, o estado é, atualmente, o maior produtor de fumo em folha do Brasil, e o retorno em impostos da comercialização do produto alavanca as pequenas e médias empresas instaladas. Com a necessidade de suprir e viabilizar a diversificação de negócios, dois dos principais municípios do Vale, Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, preparam a criação de novos distritos industriais para os próximos anos, enquanto cidades, como Porto Alegre, perdem protagonismo no setor.

Referência

VALE do Rio Pardo planeja a abertura de distritos industriais. Jornal do Comércio, Rio Grande do Sul, 3 set 2021. Disponível em: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/jornal_cidades/2021/09/809718.... Acesso em: 24 jun 2024.

Fonte: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/jornal_cidades/2021/09/809718-vale-do-rio-pardo-planeja-a-abertura-de-distritos-industriais.html

 

30/08/2021

Em reunião realizada na sede da Afubra, em Rio Pardo, para entrega do relatório final e avaliação dos serviços de Classificação prestados no Recebimento de Safra 2020/2021 nas indústrias de Tabaco do RS, nos municípios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, estiveram presentes o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, e demais diretores, além dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, o gerente da GCC, Gilceu A. Cippolat, e os chefes das Unidades (UCLs) de Santa Cruz do Sul e de Camaquã, Itacir Gelain e Josias Kern.

Referência

RS: classificação de Tabaco é tema de reunião na Afubra. Agro Link, Rio Grande do Sul, 30 ago 2021. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/noticias/rs--classificacao-de-tabaco-e-tema-.... Acesso em: 24 jun 2024.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/rs--classificacao-de-tabaco-e-tema-de-reuniao-na-afubra_455146.html

 

Páginas