A Anvisa cancelou a visita que diretores da agência fariam à British American Tobacco (BAT), uma das maiores fabricantes de cigarros do mundo, em Londres. A decisão foi tomada após servidores associarem a viagem a uma possível reabertura da discussão sobre a autorização de cigarros eletrônicos no Brasil
MACEDO, Vitória. Anvisa cancela viagem de diretores a fabricante de cigarros, em Londres. Folha de São Paulo, 20 jan. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/amp/equilibrioesaude/2025/01/anvisa-cancel.... Acesso em: 2 abr. 2025.
Document listing the TOP 10 tobacco industry interference.
“TOP 10” Estratégias da Indústria do Tabaco no Brasil em 2024. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, 6 fev. 2025.
Documento com a relação do TOP 10 de interferência da indústria do tabaco.
“TOP 10” Estratégias da Indústria do Tabaco no Brasil em 2024. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, 6 fev. 2025.
Diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiram nesta segunda-feira (20/1) cancelar a viagem que fariam ao Reino Unido para visitar as instalações da British American Tobacco (BAT) e da AstraZeneca. A decisão é reflexo da reação provocada pelo anúncio da viagem, revelada pelo JOTA na semana passada.
FORMENTI, Lígia. Cigarros eletrônicos: Anvisa cancela viagem para visitar gigante do tabaco. JOTA, Brasília, 20 jan. 2025. Disponível em: https://www.jota.info/tributos-e-empresas/saude/cigarros-eletronicos-anv.... Acesso em: 12 mar. 2025.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve destinar cerca de R$ 70 mil para que dois diretores e uma servidora da agência visitem as instalações da British American Tobacco (BAT) e da AstraZeneca, na próxima semana. A missão, aprovada em reunião semana passada, não tem um objetivo definido. Não foi informado quantos dias serão dedicados para visitar cada uma das instalações.
FORMENTI, Lígia. Sob pressão por cigarro eletrônico, diretores da Anvisa visitam gigante do tabaco. JOTA, Brasília, 15 jan. 2025. Disponível em: https://www.jota.info/tributos-e-empresas/saude/sob-pressao-por-cigarro-.... Acesso em: 17 mar. 2025.
Novas estatísticas reveladas em novembro indicam que a Suécia se tornou o primeiro país sem fumo do mundo, com um consumo abaixo de 5%, numa estratégia que passou pela adoção de produtos de nicotina sem combustão, onde a tradição se junta com a inovação. Nos últimos 60 anos o país passou de uma taxa de 49% de fumadores para 4,5% e é considerado um caso de sucesso para “um mundo sem fumo”.
TRADIÇÃO sueca pode ajudar a construir um mundo sem fumo?. Sapo Tek, Portugal, 3 dez. 2024. Disponível em: https://tek.sapo.pt/noticias/ciencia/artigos/tradicao-sueca-pode-ajudar-.... Acesso em: 22 jan. 2025.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Novo Stifa), acompanhado dos demais sindicatos de Santa Catarina e Paraná, deu início às negociações com as empresas fumageiras. As primeiras rodadas de reuniões foram realizadas com as empresas BAT, JTI, Universal Leaf Tabacos, ATC,UTC e Premium Tabaco, cuja data-base de reajuste são nos meses de novembro e dezembro.
MARKETING, Nascimento. Novo Stifa busca reajuste com base na inflação e ganho real para os trabalhadores da indústria do tabaco: as primeiras rodadas de reuniões foram realizadas com a BAT e a JTI. Gaz, Rio Grande do Sul, 11 nov. 2024. Disponível em: https://www.gaz.com.br/novo-stifa-busca-reajuste-com-base-na-inflacao-e-.... Acesso em: 17 jan. 2025.
A consultora da BAT Brasil (British American Tobacco) e ex-diretora da Anvisa (AgênciaNacional de Vigilância Sanitária), Alessandra Bastos Soares, disse nesta 4ª feira(14.dez.2022) que o uso do cigarro eletrônico ilegal tem um risco imensurável.
CIGARRO eletrônico ilegal tem risco imensurável, diz ex-Anvisa. Poder 360, Brasília, 14 dez. 2022. Disponível em: https://www.poder360.com.br/economia/cigarro-eletronico-ilegal-tem-risco.... Acesso em: 16 dez. 2024.
Típica de pequenas propriedades rurais, a fumicultura garante a subsistência de mais de 64,7 mil famílias no Rio Grande do Sul e reflete a resistência de uma atividade duramente impactada pelas campanhas antitabagistas nas últimas décadas. Na safra 2022/2023, quem persistiu no ramo no Brasil terá um aumento de 1,67% na produtividade na comparação com o ciclo anterior. Com a expansão na área cultivada, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) projeta uma colheita de 604,7 mil toneladas nos três estados da Região Sul até fevereiro do próximo ano, um aumento de 7,95% sobre a temporada 2021/2022. Desse total, 18,1% já estão nas estufas que fazem a secagem (cura) das folhas de fumo antes da venda às indústrias beneficiadoras.
FEITEN. Patrícia. Tabaco: volume e bons preços para venda: Fumicultores da Região Sul devem colher até fevereiro cerca de 600 mil toneladas de folhas na safra 2022/2023, 7,95% a mais que no ciclo do ano passado, com boa qualidade e expectativa de remuneração. Correio do Povo, Rio Grande do Sul, 17 dez. 2022. Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/especial/tabaco-volume-e-bons-pre%C3%A7.... Acesso em: 11 ez. 2024.