Background/aim: Argentina has one of the highest cigarette smoking rates among both men and women in the Americas and no legislated restrictions on tobacco industry advertising. The tobacco industry has traditionally expanded markets by targeting adolescents and young adults. The objective of this study was to determine whether and how the tobacco industry promotes cigarettes to adolescents in Argentina. Methods: We conducted a systematic search of tobacco industry documents available through the internet dated between 1995 and 2004 using standard search terms to identify marketing strategies in Argentina. A selected review of the four leading newspapers and nine magazines with reported high readership among adolescents was completed. The selected print media were searched for tobacco images and these were classified as advertisements if associated with a commercial product or as a story if not. Results: The tobacco industry used market segmentation as a strategy to target Argentinean consumers. British American Tobacco (BAT) undertook a young adult psychographic study and classified them as ‘‘progressives’’, ‘‘Jurassics’’ or ‘‘conservatives’’ and ‘‘crudos’’ or ‘‘spoiled brats’’. BAT marketed Lucky Strike to the ‘‘progressives’’ using Hollywood movies as a vehicle. The tobacco industry also targeted their national brands to the conservatives and linked these brands with ‘‘nationalistic values’’ in advertising campaigns. Philip Morris promoted Marlboro by sponsoring activities directed at young people and they launched the 10 cigarettes packet as a starter vehicle. Conclusions: The tobacco industry used psychographic segmentation of the population and developed advertising strategies focused on youth. Tobacco control researchers and advocates must be able to address these strategies in counter-marketing interventions.
Braun S, Mejia R, Ling PM, et al. Tobacco industry targeting youth in Argentina. Tobacco Control, 2008; v. 17, p. 111-117. Disponível em: https://tobaccocontrol.bmj.com/content/tobaccocontrol/17/2/111.full.pdf. Acesso em: 28 abr. 2025.
BAT tem duas ações no Supremo e integra associação que é parte interessada em processo relatado por Dias Toffolli.
EMPRESA de tabaco com processos no STF patrocinou evento que reuniu ministros em Londres. Estadão, 1 maio 2024. Disponível em: https://www.estadao.com.br/politica/empresa-de-tabaco-com-processos-no-s.... Acesso em: 14 abr. 2025.
A Anvisa cancelou a visita que diretores da agência fariam à British American Tobacco (BAT), uma das maiores fabricantes de cigarros do mundo, em Londres. A decisão foi tomada após servidores associarem a viagem a uma possível reabertura da discussão sobre a autorização de cigarros eletrônicos no Brasil
MACEDO, Vitória. Anvisa cancela viagem de diretores a fabricante de cigarros, em Londres. Folha de São Paulo, 20 jan. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/amp/equilibrioesaude/2025/01/anvisa-cancel.... Acesso em: 2 abr. 2025.
O que a história de Igor Pontarolo, vice-prefeito da pequena Guamiranga (PR), revela sobre as mudanças na relação de compra e venda das folhas de tabaco no Brasil. Um mar de folhas verdes, até onde a vista alcança, retrata bem a lavoura da família Pontarolo. Ela destoa das plantações tradicionais, que normalmente ocupam propriedades rurais pequenas localizadas em terrenos acidentados. Segundo o vice-prefeito, sua plantação teria cerca 1,6 milhão de pés de fumo – o que, se for verdade, a transformaria em uma das maiores da região; quem sabe, até do país.
PIRES, José; SILVA, Diogo. Um “picareta” na prefeitura. O Joio e o Trigo, [s.l.], 27 fev. 2025. Disponível em: https://ojoioeotrigo.com.br/2025/02/um-picareta-na-prefeitura/. Acesso em: 15 maio 2025.
Document listing the TOP 10 tobacco industry interference.
“TOP 10” Estratégias da Indústria do Tabaco no Brasil em 2024. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, 6 fev. 2025.
Documento com a relação do TOP 10 de interferência da indústria do tabaco.
“TOP 10” Estratégias da Indústria do Tabaco no Brasil em 2024. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, 6 fev. 2025.
Diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiram nesta segunda-feira (20/1) cancelar a viagem que fariam ao Reino Unido para visitar as instalações da British American Tobacco (BAT) e da AstraZeneca. A decisão é reflexo da reação provocada pelo anúncio da viagem, revelada pelo JOTA na semana passada.
FORMENTI, Lígia. Cigarros eletrônicos: Anvisa cancela viagem para visitar gigante do tabaco. JOTA, Brasília, 20 jan. 2025. Disponível em: https://www.jota.info/tributos-e-empresas/saude/cigarros-eletronicos-anv.... Acesso em: 12 mar. 2025.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve destinar cerca de R$ 70 mil para que dois diretores e uma servidora da agência visitem as instalações da British American Tobacco (BAT) e da AstraZeneca, na próxima semana. A missão, aprovada em reunião semana passada, não tem um objetivo definido. Não foi informado quantos dias serão dedicados para visitar cada uma das instalações.
FORMENTI, Lígia. Sob pressão por cigarro eletrônico, diretores da Anvisa visitam gigante do tabaco. JOTA, Brasília, 15 jan. 2025. Disponível em: https://www.jota.info/tributos-e-empresas/saude/sob-pressao-por-cigarro-.... Acesso em: 17 mar. 2025.
Novas estatísticas reveladas em novembro indicam que a Suécia se tornou o primeiro país sem fumo do mundo, com um consumo abaixo de 5%, numa estratégia que passou pela adoção de produtos de nicotina sem combustão, onde a tradição se junta com a inovação. Nos últimos 60 anos o país passou de uma taxa de 49% de fumadores para 4,5% e é considerado um caso de sucesso para “um mundo sem fumo”.
TRADIÇÃO sueca pode ajudar a construir um mundo sem fumo?. Sapo Tek, Portugal, 3 dez. 2024. Disponível em: https://tek.sapo.pt/noticias/ciencia/artigos/tradicao-sueca-pode-ajudar-.... Acesso em: 22 jan. 2025.