Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Palavras Chave / COVID-19

COVID-19

27/07/2022

Caused by a novel coronavirus (SARS-CoV-2), COVID-19 is an infectious disease that was first identified by the World Health Organization in late December 2019. There is significant range on the COVID-19 disease spectrum—from completely asymptomatic or mild infection to advanced disease progression that results in death. Much remains to be determined about the disease—and movement along its various stages—but there is strong evidence that certain populations are particularly vulnerable to adverse consequences and that certain underlying medical conditions exacerbate it. Smokers and smoking fall into these respective categories.

Referência

COVID-19 and Tobacco. The Union, [s.l.], May, 2022. 2p

 

27/07/2022

Causado por um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o COVID-19 é um doença infecciosa que foi identificada pela primeira vez pela Organização Mundial da Saúde Organização no final de dezembro de 2019. Há uma gama significativa de o espectro da doença COVID-19 - de completamente assintomáticos ou infecção leve à progressão avançada da doença que resulta em morte. Ainda há muito a ser determinado sobre a doença – e o movimento ao longo de seus vários estágios - mas há fortes evidências de que certas populações são particularmente vulneráveis a consequências adversas e que certas condições médicas subjacentes a exacerbam. Fumantes e fumar se enquadram nessas respectivas categorias.

Referência

COVID-19 and Tobacco. The Union, [s.l.], May, 2022. 2p

 

04/04/2022

This is a continuation of our page on Globally Reported Tobacco Industry Interference during COVID-19 Pandemic and summarises the incidents reported during the month of January 2022. This page will be continuously updated as and when incidents related to the respective month are reported.

Fonte: https://tobaccounmaskedsouth.asia/Globally_Reported_Tobacco_Industry_Interference_during_COVID-19_Pandemic_%E2%80%93_January_2022

 

09/11/2021

A Secretaria-Executiva da Comissão Nacional para implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, a CONICQ, e alguns de seus membros foram retirados da lista de integrantes da comitiva brasileira da Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde, a COP 9, que começou ontem, de forma virtual. A lista oficial divulgada pelo 1 Secretariado difere da lista de participantes do aplicativo da COP9 e da lista de participantes das sessões do Zoom (plataforma oficial do evento).

Referência

 

03/11/2021

Este Relatório de Progresso Global de 2021 sobre a Implementação da Convenção-Quadro da OMS sobre O Controle do Tabaco é o nono de uma série de relatórios elaborados desde a entrada em vigor do Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco (OMS FCTC) em 27 de fevereiro de 2005. O relatório foi desenvolvido enquanto a comunidade global lutava contra a doença coronavírus 2019 (COVID-19), a pandemia mais séria em mais de um século. Está sendo publicado em um momento em que o tabaco mais uma vez se mostrou mortal, não apenas por si só, mas também aumentando a morbimortalidade relacionada ao COVID-19, que é causada pela severa síndrome respiratória aguda coronavírus 2. A pandemia de COVID-19 afetou a saúde sistemas e economias em todo o mundo, com muitos hospitais e clínicas lutando para sustentar operações durante uma pandemia que ceifou mais de 4,3 milhões de vidas em todo o mundo.

Referência

2021 GLOBAL Progress Report: on Implementation of the WHO Framework Convention on Tobacco Control. Framework Convention
on Tobacco Control,
[s.l.]. 2021. 196p.

 

03/09/2021

Centenas de vidas perdidas diariamente, graves danos econômicos e fortes impactos na saúde pública. Ainda que ao ler tais frases o primeiro pensamento possa remeter à pandemia do novo coronavírus, elas também retratam cirurgicamente o rastro de destruição da indústria do cigarro no Brasil.

Fonte: https://www.cartacapital.com.br/blogs/o-joio-e-o-trigo/sim-a-industria-do-cigarro-ainda-arrebenta-a-saude-publica-e-nao-quer-pagar-por-isso/?utm_campaign=duplicado_de_novo_layout_newsletter_-_0309_-_duplicado&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

 

31/08/2021

It is not uncommon to find companies that adopt voluntary rules to eliminate or reduce the regulation of government agencies and, therefore, circumvent control measures. The tobacco industry has taken this path, as a way of privileging its agenda. Furthermore, it has used strategies to create a respectable image, as a company interested in the common good, all over the world2. Communication and marketing specialists are hired to reshape the company's image, without necessarily making any objective changes to the company's internal policy.

Referência

TURCI, Silvana    Rubano    Barretto; SILVA, Vera    Luiza    da    Costa    e; HALSSEMAN, Luiz    Guilherme; KORNALEWSKI,  Alex    Medeiros; BARATA, Danielle. Responsabilidade social corporativa (RSC) e a indústria de tabaco em tempos de Covid 19. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, 1 set. 2021. 

 

31/08/2021

Não é incomum encontrar empresas que adotam normas voluntárias para eliminar ou reduzir a regulação de órgãos governamentais e, com isso, driblar medidas de controle. A indústria do tabaco tem percorrido esse caminho, como uma maneira de privilegiar sua agenda. Além disto, tem usado estratégias para criar uma imagem respeitável, de empresa interessada no bem comum, no mundo todo2. Especialistas em comunicação e marketing são contratados para reformular a imagem das empresas, sem que ocorra, necessariamente, mudanças objetivas na política interna da empresa.

Referência

TURCI, Silvana    Rubano    Barretto; SILVA, Vera    Luiza    da    Costa    e; HALSSEMAN, Luiz    Guilherme; KORNALEWSKI,  Alex    Medeiros; BARATA, Danielle. Responsabilidade social corporativa (RSC) e a indústria de tabaco em tempos de Covid 19. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, 1 set. 2021. 

 

15/07/2021

A retomada das sessões está sendo acompanhada de medidas de prevenção contra a Covid-19. No evento, foi lançada a edição da Revista Traços no estado.
A Traços RJ é uma realização da Blém! Estúdio de Criação, da Associação Traços de Comunicação e Cultura e Fora da Caixa. Com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo e pela BAT Brasil

Fonte: https://www.sopacultural.com/noticias/cinecarioca-meier-no-imperator-reabre-as-portas-ao-publico/

 

31/05/2021

Neste Dia Mundial sem Tabaco (31/5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz um apelo aos usuários de tabaco em tempos de pandemia: “Comprometa-se a parar de fumar”. A escolha do tema para 2021, de acordo com a entidade, está relacionada ao fato de o tabaco matar mais de 8 milhões de pessoas por ano, e, conforme revelam estudos científicos, os fumantes possuírem maior risco de desenvolver doença grave e morte por Covid-19 do que os não fumantes. A campanha apoiará, pelo menos, 100 milhões de pessoas na tentativa de parar de fumar.

Fonte: http://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/51517

 

Páginas