O ano de 2024 foi marcado por uma série de iniciativas da SES (Secretaria de Estado de Saúde) para combater o uso crescente de cigarros eletrônicos no Estado, especialmente entre os jovens. Dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostram que 14,9% dos jovens de 18 a 24 anos em Mato Grosso do Sul utilizam esses dispositivos que contêm substâncias prejudiciais como nicotina, metais pesados e compostos cancerígenos.
RATIER, Kamilla.Trabalho conjunto entre secretarias intensifica fiscalização e combate ao cigarro eletrônico. O Progresso Digital, Mato Grosso do Sul, 30 dez. 2024. Disponível em: https://www.progresso.com.br/sociedade/saude/trabalho-conjunto-entre-sec.... Acesso em: 12 fev. 2025.
A SBP (Sociedade Brasileira de Patologia), entidade que representa os médicos especialistas em diagnóstico do câncer e outras doenças, alerta que o hábito do uso do cigarro está relacionado a pelo menos 12 tipos de cânceres. Este grupo é responsável por em torno de 20% de todos os casos da doença no país.
CERCA de 20% dos cânceres diagnosticados no Brasil são consequência do tabagismo, diz pesquisa. NdMais, Santa Catarina, 9 dez. 2024. Disponíel em: https://ndmais.com.br/saude/cerca-de-20-dos-canceres-diagnosticados-no-b.... Acesso em: 22 jan. 2025.
Mais da metade dos pacientes diagnosticados com alguns tipos de câncer tabaco-relacionados no Brasil não sobrevivem à doença. Em alguns casos, a letalidade chega a mais de 80%, como o câncer de esôfago. A lista inclui ainda cânceres de cavidade oral, estômago, cólon e reto, laringe, colo do útero e bexiga.
LABOISSIÈRE, Paula. Estudo revela alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco. O Progresso Digital, Mato Grosso do Sul, 27 nov. 2024. Disponível em: https://www.progresso.com.br/sociedade/saude/estudo-revela-alta-letalida.... Acesso em: 22 jan. 2025.
Em Araranguá o uso de dispositivos como os cigarros eletrônicos, está se tornando uma questão de saúde pública, especialmente entre adolescentes. A crescente apreensão desses dispositivos em ambientes escolares motivou uma ação coordenada pela delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Araranguá, Eliane Chaves. A decisão foi impulsionada pelo aumento de ocorrências envolvendo menores flagrados com esses dispositivos nas escolas.
MACAN, Diego. Não caia nessa besteira: cigarro eletrônico, um vício mortal, que está se popularizando entre os jovens de Araranguá. Rádio Araranguá, Santa Catarina, 13 nov. 2024. Disponível em: https://radioararangua.com.br/nao-caia-nessa-besteira-cigarro-eletronico.... Acesso em: 16 dez. 2024.
"Brat", nome do álbum mais recente da cantora Charli XCX, foi eleita palavra do ano pelo dicionário britânico Collins. O termo é usado para definir alguém com "atitude confiante, independente e hedonista". E, segundo a artista, ser "brat" pode significar ter "um maço de cigarros e um isqueiro Bic".
RUFO, Yasmin. Por que celebridades estão glamorizando cigarro de novo. Folha de São Paulo, São Paulo, 9 nov. 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2024/11/por-que-celebridades-est.... Acesso em: 11 dez. 2024.
Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), também conhecidos como cigarros eletrônicos, vaporizadores, vapes, pods, e-cigs, e-cigars, e-cigarettes e produtos de tabaco aquecido, são aparelhos que produzem aerossóis a partir de uma solução líquida que contém solventes, várias concentrações de nicotina, água, aromatizantes e outros aditivos, ou a partir do aquecimento de tabaco.
FALSO ou verdadeiro: dispositivos eletrônicos para fumar. Conicq, Rio de Janeiro, 2024. 12p.
Highlights with topics considered to be prominent in order to promote debates and decision-making in the field of tobacco control. In this edition, the agenda is about: CETAB is awarded by the WHO for its achievements in tobacco control; tobacco industry interference in COP10 and MOP3: a legitimate concern; the tobacco industry and the need for taxation for tobacco control; campaign "The world needs food, not tobacco": promoting alternatives for workers.
KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; BARATA, Danielle; HASSELMANN, Luis Guilherme; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, jun. 2023. Acesso em: 6 jun. 2023.
Folheto com os tópicos considerados de destaque com o intuito de promover debates e tomadas de decisão no âmbito do controle do tabaco. Nesta edição, a pauta versa sobre: CETAB é premiado pela OMS por suas conquistas no controle do tabaco; a interferência da indústria do tabaco na COP10 e MOP3: uma preocupação legítima; a indústria do tabaco e a necessidade de tributação para o controle do tabagismo; campanha "O mundo precisa de comida, não de tabaco": fomentando alternativas para trabalhadores.
KORNALEWSKI, Alex Medeiros; CARVALHO, Alexandre Octavio Ribeiro de; BARATA, Danielle; HASSELMANN, Luis Guilherme; TURCI, Silvana Rubano. Destaques do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco. Cetab/Ensp/Fiocruz, Rio de Janeiro, jun. 2023. Acesso em: 6 jun. 2023.
O INCA, no Dia Mundial sem Tabaco, divulgou uma pesquisa feita através da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), que mostra que o consumo de cigarros compromete cerca de 8% da renda familiar per capita no Brasil. Os dados foram apresentados juntamente com o lançamento da campanha "Precisamos de comida, não tabaco", em evento ocorrido no prédio-sede do INCA, localizado na praça Cruz Vermelha.
INCA aponta que consumo de cigarros compromete cerca de 8% da renda familiar per capita no Brasil: os dados serão apresentados em evento nesta quarta-feira (31), Dia Mundial sem Tabaco. INCA, 31 maio 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/canais-de-atendimento/imprensa/releases/20.... Acesso em: 25 mar. 2024.
Um levantamento recente do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) aponta que 2,2 milhões de adultos (1,4%) afirmaram ter consumido os dispositivos eletrônicos para fumar até 30 dias antes da pesquisa. No primeiro ano do levantamento feito pelo Ipec, 2018, o índice era de 0,3% entre a população, com menos de 500 mil consumidores. A pesquisa aponta também que cerca de 6 milhões de adultos fumantes afirmam já ter experimentado cigarro eletrônico, o que representa 25% do total de fumantes de cigarros industrializados, um acréscimo de 9 pontos percentuais em relação a 2019.
ROCHA, Lucas. Consumo de cigarros eletrônicos no Brasil quadruplica entre 2018 e 2022, diz pesquisa. CNN Brasil, Sao Paulo, 17m aio 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/consumo-de-cigarros-eletronicos-no-br.... Acesso em: 22 maio 2023.